Eriksen(1515 Eriksen M. Authentic Leadership. J Manag Educ. 2009;33(6):747-71. https://doi.org/10.1177/1052562909339307 https://doi.org/10.1177/1052562909339307...
) EUA, Scopus, VI |
Demonstrar uma estratégia de ensino de liderança autêntica. N = 43 estudantes. |
Compartilhamento de suas declarações de crenças gravadas em áudio em sala de aula, contando suas experiências de vida. |
Os estudantes consideraram o exercício significativo para o desenvolvimento da liderança autêntica. |
Rahman et al.(1616 Rahman F, Abiodullah M, Quraishi U. Authentic Leadership for Democracy in Schools. Acad Leadersh Online J [Internet]. 2010 [cited 2021 Oct 30];8(2). Available from: https://scholars.fhsu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1403&context=alj https://scholars.fhsu.edu/cgi/viewconten...
) Paquistão, Scopus, IV |
Investigar o padrão de liderança autêntica nas escolas de um país em desenvolvimento. N = 195 professores e 9 diretores. |
Pesquisa quantitativa. 1. Questionário de Liderança Autêntica (ALQ) |
Os quatro componentes da liderança autêntica foram considerados relevantes para a prática democrática no ambiente educacional. |
Bird et al.(1717 Bird JJ, Wang C, Watson J, Murray L. Teacher and Principal Perceptions of Authentic Leadership: Implications for Trust, Engagement, and Intention to Return. J Sch Leadersh. 2012;22(3):425-61. https://doi.org/10.1177/105268461202200302 https://doi.org/10.1177/1052684612022003...
) EUA, ERIC, VI |
Relações entre a liderança autêntica de diretores escolares com a confiança, o envolvimento e a intenção de retornar ao trabalho no próximo ano letivo. N = 28 diretores e 633 professores. |
Pesquisa descritiva quantitativa. 1. ALQ; 2. Inquérito de confiança no local de trabalho; 3. Pesquisa Q12 de Gallup Organization; 4. Intenção dos professores de retornar. |
A autenticidade do diretor da escola está positivamente relacionada à confiança e aos níveis de engajamento dos professores, estando também associados à sua intenção de retornar ao trabalho no próximo ano letivo. |
Bento e Ribeiro(1818 Bento AV, Ribeiro MI. Authentic leadership in school organizations. Eur Sci J. 2013;9(31):121-30. https://doi.org/10.19044/esj.2013.v9n31p%25p https://doi.org/10.19044/esj.2013.v9n31p...
) Brasil, CINAHL, VI |
Conhecer a percepção de professores sobre a liderança autêntica do seu líder imediato e verificar se existe diferença entre as organizações públicas e privadas. N = 86 professores. |
Pesquisa descritiva e exploratória. 1. ALQ. |
O nível de autenticidade do líder está acima do nível moderado. Em consideração ao tipo de organização escolar, as escolas privadas demonstraram valores ligeiramente superiores nos quatro domínios analisados. |
Opatokun et al.(1919 Opatokun KA, Hasim CN, Hassan SSS. Authentic leadership in higher learning institution: a case study of International Islamic University Malaysia (IIUM). Int J Leadersh Stud [Internet]. 2013 [cited 2021 Nov 30];8(1):44-60. Available from: https://www.regent.edu/acad/global/publications/ijls/new/vol8iss1/4opatokun.pdf https://www.regent.edu/acad/global/publi...
) Malásia, CINAHL, VI |
Testar se os quatro domínios são preditores para a liderança autêntica entre os diretores. N = 214 trabalhadores da equipe administrativa. |
Estudo de caso. 1. ALQ. |
A equipe administrativa classifica a liderança autêntica dos diretores como moderadamente alta em todas as dimensões da liderança autêntica. |
Shapira-Lishchinsky(2020 Shapira-Lishchinsky O. Simulations in nursing practice: toward authentic leadership. J Nurs Manag. 2014;22(1):60-9. https://doi.org/10.1111/j.1365-2834.2012.01426.x https://doi.org/10.1111/j.1365-2834.2012...
) Israel, Web of Science, VI |
Explorar a tomada de decisão ética do enfermeiro em simulação de trabalho em equipe, a fim de identificar os benefícios dessas simulações para o desenvolvimento da liderança autêntica. N = 50 enfermeiros. |
Pesquisa qualitativa. O estudo consistiu na subdivisão dos enfermeiros em dez grupos de trabalho, os quais participaram de 50 sessões de simulação de trabalho em equipe com 45 minutos cada. |
O estudo ressaltou a importância da incorporação das simulações na prática de enfermagem, como simular conflitos de poder e suas resoluções, para o desenvolvimento da liderança autêntica. |
Shapira-Lishchinsky(2121 Shapira-Lishchinsky O. Toward Developing Authentic Leadership: Team-Based Simulations. J Sch Leadersh. 2014;24(5):979-1013. https://doi.org/10.1177/105268461402400506 https://doi.org/10.1177/1052684614024005...
) Israel, ERIC, VI |
Identificar se os líderes educacionais podem desenvolver uma liderança autêntica através de simulações de trabalho em equipe com casos vivenciados. N = 50 líderes educacionais. |
Pesquisa qualitativa. O estudo consistiu na subdivisão dos líderes educacionais em dez grupos de trabalho, os quais participaram de 50 sessões de simulação de trabalho em equipe com 45 minutos cada. |
O estudo encorajou o uso de simulação em programas de liderança, para familiarizar os líderes com diversos problemas éticos e assim desenvolver sua liderança autêntica. |
Waite et al.(88 Waite R, McKinney N, Smith-Glasgow ME, Meloy FA. The Embodiment of Authentic Leadership. J Prof Nurs. 2014;30(4):282-91. https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2013.11.004 https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2013....
) EUA, Scopus, VI |
Desenvolvimento/implementação de um curso de liderança autêntica para estudantes de enfermagem. N = 18 estudantes. |
Pesquisa quanti-qualitativa. Examinaram os conhecimentos dos estudantes sobre o conteúdo do curso, em específico a liderança autêntica, antes e depois da conclusão do mesmo. |
A liderança autêntica forneceu uma estrutura sólida para que os estudantes desenvolvessem um repertório de habilidades de liderança e identidade pessoal, contribuindo para o avanço da prática da enfermagem. |
Pavlovic(2222 Pavlovic N. Authentic leadership in educational institutions. Int J Qual Res [Internet]. 2015 [cited 2021 Nov 30];9(2):309-22. Available from: http://ijqr.net/journal/v9-n2/10.pdf http://ijqr.net/journal/v9-n2/10.pdf...
) Sérvia, Scopus, VI |
Definir o caráter da liderança autêntica em instituições de ensino usando os fatores “comunicação”, “autoconsciência”, “autodescoberta” e “autoconceito”. N = 227 diretores. |
Pesquisa quantitativa. 1. ALQ. |
Líderes autênticos em instituições educacionais têm um comportamento específico, reconhecido através da comunicação, autoconsciência, autodescoberta e autoconceito. |
Al-Moamary et al.(2323 Al-Moamary MS, Al-Kadri HM, Tamim HM. Authentic leadership in a health sciences university. Med Teach. 2016;38(sup1):S19-25. https://doi.org/10.3109/0142159X.2016.1143092 https://doi.org/10.3109/0142159X.2016.11...
) Arábia Saudita, CINAHL, VI |
Estudar características de liderança autêntica entre líderes acadêmicos em uma universidade de ciências da saúde. N = 75 líderes acadêmicos. |
Pesquisa transversal. 1. ALQ. |
A liderança autêntica dos líderes acadêmicos mostrou consistência em todas as suas dimensões, exceto a transparência nos relacionamentos. Os líderes acadêmicos do curso de enfermagem tiveram melhores pontuações na liderança autêntica. |
Srivastava e Dhar(2424 Srivastava AP, Dhar RL. Authentic leadership for teacher’s academic optimism. Eur J Train Dev. 2016;40(5):321-44. https://doi.org/10.1108/EJTD-12-2015-0096 https://doi.org/10.1108/EJTD-12-2015-009...
) Índia, Scopus, VI |
Analisar o impacto da liderança autêntica no otimismo acadêmico por meio da mediação do comprometimento afetivo. N = 623 professores e 124 diretores. |
Pesquisa quantitativa descritiva. 1. ALQ; 2. Escala de comportamento afetivo; 3. Escala de otimismo acadêmico; 4. Escala de abrangência de treinamento. |
A liderança autêntica pode influenciar indiretamente o otimismo acadêmico por meio do efeito mediador significativo do comprometimento afetivo. |
Frederick et al.(2525 Frederick HR, Wood JA “Andy,” West GR “Bud”, Winston BE. The effect of the accountability variables of responsibility, openness, and answerability on authentic leadership. J Res Christ Educ. 2016;25(3):302-16. https://doi.org/10.1080/10656219.2016.1237907 https://doi.org/10.1080/10656219.2016.12...
) EUA, ERIC, VI |
Examinar se os três fatores (responsabilidade, abertura e resposta) podem predizer a liderança autêntica. N = 324 trabalhadores. |
Estudo quantitativo transversal. 1. Questionário de itens demográfico; 2. ALQ; 3. Leader Accountability Index. |
As escalas de liderança autêntica, responsabilidade, abertura e resposta apresentaram alta correlação entre elas. Relação preditiva forte com 82% de variação. |
Erkutlu e Chafra(2626 Chafra J, Erkutlu H. Authentic leadership and organizational job embeddedness in higher education. Hacettepe Univ J Educ. 2017;32(2):1-1. https://doi.org/10.16986/HUJE.2016018528 https://doi.org/10.16986/HUJE.2016018528...
) Turquia, Web of Science, VI |
Examinar a relação entre a liderança autêntica e a inserção no trabalho organizacional por meio da mediação da propriedade psicológica e da autoconcordância. N = 1.193 docentes e 13 reitores. |
Pesquisa quantitativa descritiva, com amostragem aleatória por conglomerado. 1. ALQ; 2. Implantação de trabalho organizacional; 3. Propriedade psicológica; 4. Escala de Causalidade de Lócus Percebido. |
A liderança autêntica estava positivamente relacionada às percepções dos trabalhadores sobre a propriedade psicológica e a autoconcordância; estes, por sua vez, foram relacionados positivamente com a inserção no trabalho. |
Kotzé e Nel(2727 Kotzé M, Nel P. Personal factor effects on authentic leadership. J Psychol Africa. 2017;27(1):47-53. https://doi.org/10.1080/14330237.2016.1268291 https://doi.org/10.1080/14330237.2016.12...
) África do Sul, Scopus, VI |
Relação entre liderança autêntica e os fatores pessoais de inteligência emocional, personalidade, habilidade cognitiva e gênero. N = 341 trabalhadores e futuros estudantes. |
Pesquisa quantitativa exploratória, com amostragem por conveniência. 1. ALQ; 2. Índice de Quociente Emocional de Rahim (REQI); 3. Questionário de Personalidade Ocupacional 32r (OPQ32r); 4. Verify Verbal Reasoning and Numeral Reasoning. |
Os achados sugerem que uma dimensão da inteligência emocional (autoconsciência) e quatro atributos da personalidade (controle de emoção, avaliação, independência de espírito e adaptação) predizem a liderança autêntica. |
Adil e Kamal,(2828 Adil A, Kamal A. Impact of perceived authentic leadership and psychological capital on burnout: mediating role of psychological ownership. Psychol Stud (Mysore). 2018;63(3):243-52. https://doi.org/10.1007/s12646-018-0446-x https://doi.org/10.1007/s12646-018-0446-...
) Paquistão, Scopus, VI |
Explorar a relação da liderança autêntica e do capital psicológico com Burnout através da mediação da propriedade psicológica promotora e preventiva. N = 500 docentes. |
Pesquisa descritiva correlacional. 1. Questionário de Capital Psicológico (PCQ); 2. ALQ; 3. Questionário de Propriedade Psicológica (POQ); 4. Maslach Burnout Inventory (MBI-ES). |
A propriedade psicológica promotora teve um efeito negativo, enquanto a propriedade psicológica preventiva teve uma relação positiva com o Burnout. |
Aria et al.(1010 Aria A, Jafari P, Behifar M. Authentic leadership and teachers’ intention to stay: the mediating role of perceived organizational support and psychological capital. World J Educ. 2019;9(3):67. https://doi.org/10.5430/wje.v9n3p67 https://doi.org/10.5430/wje.v9n3p67...
) Irã, ERIC, VI |
Analisar a relação entre liderança autêntica e a intenção dos professores permanecerem no trabalho, através do efeito mediador do capital psicológico e do suporte organizacional. N = 412 docentes. |
Pesquisa quantitativa exploratória. 1. ALQ; 2. Escala de Suporte Organizacional Percebido (POS); 3. PCQ; 4. Intenção dos Professores em Permanecerem no Trabalho. |
A liderança autêntica influenciou a intensão dos professores em permanecerem no trabalho, sendo significativo o efeito de mediação do capital psicológico e do suporte organizacional. |
Bahzar(66 Bahzar M. Authentic Leadership in Madrassas: Asserting Islamic Values in Teacher Performance. J Soc Stud Educ Res [Internet]. 2019 [cited 2021 Sep 15];10(1);259-84. Available from: https://jsser.org/index.php/jsser/article/view/432/363 https://jsser.org/index.php/jsser/articl...
) Indonésia Scopus, VI |
Examinar as práticas de liderança autênticas nas escolas secundárias islâmicas e discorrer sobre estilo de liderança para o desempenho do professor. N = 30 diretores e 60 professores. |
Estudo observacional e transversal. 01. ALQ. 02. Questionário desenvolvido pelo pesquisador. |
A liderança autêntica é geralmente bem implementada pelos por diretores. Entretanto, os diretores que possuem mestrado e/ou doutorado possuem níveis mais elevados de liderança autêntica. |
Hassan e Din(2929 Hassan SIU, Din BH. The mediating effect of knowledge sharing among intrinsic motivation, high-performance work system and authentic leadership on university faculty members’ creativity. Manag Sci Lett. 2019;887-98. https://doi.org/10.5267/j.msl.2019.2.013 https://doi.org/10.5267/j.msl.2019.2.013...
) Malásia, Scopus, VI |
Investigar a relação entre motivação intrínseca sistema de trabalho de alto desempenho e liderança autêntica com a criatividade, por meio da mediação do compartilhamento de conhecimento. N = 286 docentes. |
Pesquisa quantitativa exploratória. 1. Criatividade de funcionários 2. Compartilhamento de conhecimento; 3. Motivação intrínseca; 4. Sistema de trabalho de alto desempenho; 5. ALQ. |
A liderança autêntica e o sistema de trabalho de alto desempenho tiveram um efeito significativo na criatividade. O compartilhamento de conhecimento mediou apenas o sistema de trabalho de alto desempenho com a criatividade. |
Ismail, Abdullah e Abdullah(3030 Ismail SN, Abdullah AS, Abdullah AGK. The effect of school leaders’ authentic leadership on teachers’ job stress in the Eastern part of Peninsular Malaysia. Int J Instr. 2019;12(2):67-80. https://doi.org/10.29333/iji.2019.1225a https://doi.org/10.29333/iji.2019.1225a...
) Malásia Scopus, VI |
Determinar a relação e o efeito da liderança autêntica dos líderes escolares em relação ao estresse no trabalho dos professores. N = 330 professores. |
Estudo observacional e transversal. 1. ALQ. 2. Stress no Trabalho dos Professores (TWS). |
Há uma relação significativa negativa entre a liderança autêntica dos líderes escolares e o estresse no trabalho dos professores. |
Saeed e Ali(3131 Saeed S, Ali R. Relationship between authentic leadership and classroom management in public and private sector universities. J Educ Educ Dev. 2019;6(1):171-87. https://doi.org/10.22555/joeed.v6i1.2041 https://doi.org/10.22555/joeed.v6i1.2041...
) Paquistão, ERIC, VI |
Investigar a liderança autêntica dos líderes e professores e medir a relação entre a liderança autêntica e o envolvimento da sala de aula. N = 12 reitores, 195 diretores, 350 supervisores e 410 docentes. |
Abordagem do método misto. 1. ALQ; 2. Entrevistas em profundidade. |
Constatou-se correlação média significativa entre a liderança autêntica e o envolvimento em sala de aula na universidade, sendo que, no setor privado, esta relação é superior ao setor público. |
Srivastava e Dhar(11 Srivastava AP, Dhar RL. Authentic Leadership and Extra Role Behavior: a School Based Integrated Model. Curr Psychol. 2019;38(3):684-97. https://doi.org/10.1007/s12144-017-9634-4 https://doi.org/10.1007/s12144-017-9634-...
) Índia, Scopus, VI |
Analisar o efeito da liderança autêntica na regra de comportamento, por meio da mediação do otimismo acadêmico. N = 192 diretores e 576 docentes. |
Técnica de amostragem aleatória para selecionar a amostra de professores e diretores em escolas de ensino fundamental. 1. ALQ; 2. Escala de comportamento afetivo; 3. Escala de otimismo acadêmico; 4. Escala de abrangência de treinamento. |
Influência positiva da liderança autêntica na regra de comportamento por meio da mediação parcial do otimismo acadêmico. |
Luu e Vo(3232 Luu TT, Vo TT. Crafting study tasks among medical students: the role of authentic medical teachers. BMC Med Educ. 2020;20(1):430. https://doi.org/10.1186/s12909-020-02337-5 https://doi.org/10.1186/s12909-020-02337...
) Vietnã PubMed, VI |
Examinar os efeitos da liderança autêntica dos professores de medicina nos comportamentos de elaboração de tarefas. N = 100 tutorias ambulatoriais e 100 cirúrgicas. |
Abordagem do método misto. 1. ALQ; 2. Observação e entrevistas. |
Forneceu evidências empíricas de que estudantes de medicina guiados por professores autênticos expressam níveis aumentados de elaboração de tarefas de estudo. |
Soares, Lopes(33 Soares AE, Lopes MP. Are your students safe to learn? the role of lecturer’s authentic leadership in the creation of psychologically safe environments and their impact on academic performance. Act Learn High Educ. 2020;21(1):65-78. https://doi.org/10.1177/1469787417742023 https://doi.org/10.1177/1469787417742023...
) Portugal, ERIC, VI |
Relatar o impacto da liderança autêntica, segurança psicológica e as forças das relações de trabalho no desempenho acadêmico. N = 199 estudantes. |
Estudo observacional e longitudinal. Foram realizadas quatro formas de mensuração. |
Foi encontrado um impacto positivo da liderança autêntica e da segurança psicológica do professor no desempenho acadêmico. |