Acessibilidade / Reportar erro

Análise espacial em tuberculose e a rede de atenção primária em saúde

RESUMO

Objetivo:

analisar a distribuição espacial dos casos novos de tuberculose relacionando-os com a localização das Unidades de Atenção Primária em Saúde que realizaram a notificação compulsória.

Método:

estudo ecológico realizado em Belém, Pará, com 5.294 casos novos de tuberculose notificados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação no período de 2010 a 2014. Os casos foram georreferenciados por meio dos softwares ArcGis 10.2 e TerraView 4.2.2. Foram usadas a técnica de densidade Kernel e a técnica geoestatística Moran global.

Resultados:

a incidência de casos de tuberculose não variou de forma significativa entre os anos estudados, porém houve uma variação da incidência entre os bairros. As unidades de saúde que exibiram maior número de notificações podem sofrer grande influência da migração dos bairros vizinhos.

Conclusão:

a dinâmica espacial da tuberculose associada aos serviços de saúde permite conhecer as áreas com maior risco de tuberculose e a densidade de notificações das unidades de saúde.

Descritores:
Tuberculose; Análise Espacial; Atenção Primária em Saúde; Saúde Pública; Enfermagem

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br