Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da integridade tissular de pacientes com pé diabético

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o comprometimento da integridade tissular de pacientes com pé diabético e verificar sua associação com tempo de diagnóstico da doença. Métodos: Estudo transversal realizado com 134 pacientes em um ambulatório localizado na região Nordeste do Brasil. Foi utilizado questionário semiestruturado para a coleta de dados, os quais foram submetidos a análise descritiva e ao teste não paramétrico U de Mann-Whitney.

Resultados:

Indicadores com menor escore médio foram: temperatura da pele, transpiração, lesões na pele, pulsos pediosos direito e esquerdo, pulsos tibiais direito e esquerdo. Os pacientes com menos de dez anos da doença apresentaram piores escores na espessura, elasticidade, pulso tibial direito e integridade tecidual. Já aqueles com tempo de diagnóstico superior a dez anos tiveram maior comprometimento da sensação e pulso pedioso direito.

Conclusão:

Todos os indicadores mostraram algum comprometimento da integridade tissular, e o tempo de diagnóstico da doença esteve associado com seis destes.

Descritores:
Diabetes Mellitus; Pé; Enfermagem; Processo de Enfermagem; Classificação

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br