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Desenvolvimento de competência clínica em enfermagem na simulação: perspectiva da taxonomia de Bloom

RESUMO

Objetivos:

investigar as evidências científicas existentes sobre a utilização da taxonomia de Bloom para o desenvolvimento de competência em profissionais e estudantes de enfermagem na simulação clínica.

Métodos:

revisão integrativa nas bases National Library of Medicine (NLM), National Institutes of Health (NIH), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Web of Science e SCOPUS com apoio do aplicativo Rayyan.

Resultados:

identificaram-se 871 estudos, e quatro compuseram a amostra. O desenvolvimento de competência clínica ocorreu articulando-se conhecimentos, habilidades e atitudes. Para desenvolver o domínio cognitivo, foram mobilizados os objetivos conhecer e compreender da taxonomia de Bloom. Para contemplar o domínio psicomotor, foi necessário desenvolver as habilidades demandadas no atendimento clínico proposto. O domínio afetivo foi desenvolvido por vontade e motivação para aprender.

Conclusões:

é possível desenvolver competência clínica em enfermagem adotando a taxonomia de Bloom em cada fase da simulação.

Descritores:
Educação em Enfermagem; Treinamento por Simulação; Competência Clínica; Aprendizagem; Classificação

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