Acessibilidade / Reportar erro

Cuidado da mulher grávida cadeirante à luz da teoria de Collière

RESUMO

Objetivos:

discutir as necessidades de cuidado da mulher grávida cadeirante à luz da Teoria do Cuidar de Collière.

Métodos:

qualitativo, descritivo, exploratório, com oito mulheres, entre agosto de 2014 e março de 2015, no Rio de Janeiro, Brasil. O método de coleta de dados foi a história de vida. O referencial teórico utilizado foi a Teoria do Cuidar, de Marie-Françoise Collière. A análise do tipo temática identificou três categorias: planejamento das gestações; apoio e preconceito da família e dos profissionais de saúde; e cuidados à mulher cadeirante na gestação.

Resultados:

preconceito, medo, falta de apoio, desconhecimento acerca da manutenção da gravidez e do parto interferiram negativamente no processo de gestar. As participantes apresentaram infecção urinária, abortamentos e partos prematuros.

Considerações Finais:

a gestação nessas mulheres deve prever possíveis intercorrências, o que torna imperiosa a capacitação dos profissionais no cuidado integral para promover e proteger a saúde.

Descritores:
Enfermagem; Pessoas com Deficiência; Saúde da Mulher; Gravidez; Cuidado Pré-Natal

Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br