Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 35, Número: 1, Publicado: 1982
  • FORTALECENDO A PROFISSÃO Editorial

  • AVALIAÇÃO DA AÇÃO ESTERILIZANTE DE UM COMPOSTO QUATERNÁRIO DE AMÔNIO EM CATETERES CARDÍACOS Enfermagem Médico-Cirúrgica

    Aguillar, Olga Maimoni; Colli, Eliani Bego; Cerqueira, Brasilina Campos Salles; Arantes, Maria Aparecida de Araújo

    Resumo em Português:

    No presente trabalho, os autores testaram a capacidade esterilizante de um composto quaternário de amônio (cloreto de benzil dimetil etil amónio), com a finalidade de estabelecer um método de trabalho seguro para uso no laboratório cardiovascular. Foram utilizados fragmentos de cateteres cardíacos contaminados artificialmente com Staphylococcus aureus (gram +), Escherichia coli (gram -) e Bacillus subtilis (esporulado) e também cateteres estocados para uso, que fcram submetidos à solução esterilizante por 20 e 30 minutos. Os testes bacteriológicos realizados mostraram eficácia na esterilização pa­ra os cateteres contaminados com Staphylococcus aureus e para os cateteres estocados para uso e ineficácia na esterilização dos cateteres contaminados com Escherichia coli e com Bacillus subtilis. A solução empregada foi considerada útil na esterilização rotineira de cateteres cardíacos.

    Resumo em Inglês:

    This study presents a microbiological test with a quaternary ammonium compound for stablishing a efficiente procedure in a cardiovascular laboratory. Cardiac catheter fragments artificially contaminated with Staphylococcus aureus (gram +), Escherichia coli (gram -) and Bacillus subtilis (sporulated) and catheter fragments that had been soraged in laboratory (without artificial contamination), were utilized. The catheters were sterilized in the solution for 20-30 minutes. Bacteriological tests showed effetiviness for the Staphylococcus aureuscontaminated and for the storaged ones. Ineffectiviness resulted for the Escherichia coli and Bacillus subtilis ones. The authors concluded that the present solution was satisfactory for current cardiac catheters sterilization.
  • PROBLEMAS PSICOSSÓCIO ESPIRITUAIS DOS CORONARIOPATAS INTERNADOS EM UNIDADES CORONARIANAS Enfermagem Médico-Cirúrgica

    Barbato, Moema Guedes; Koizumi, Maria Sumie; Engel, Edna Marchesotti
  • ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A INFLUÊNCIA DA ORIENTAÇÃO SISTEMATIZADA AO PACIENTE QUE SERÁ SUBMETIDO AO ESTUDO HEMODINÂMICO Enfermagem Médico-Cirúrgica

    Ciosak, Suely Itsuko; Bezerra, Ana Lúcia Queiroz; Pedroni, Hister Maria
  • AVALIAÇÃO COMPARATIVA ENTRE DUAS TÉCNICAS DE COLHEITA DE URINA PARA CULTURA BACTERIOLÓGICA EM MULHERES Enfermagem Médico-Cirúrgica

    Oliveira, Maria Helena Pessini de; Vinha, Vera Heloisa Pileggi

    Resumo em Português:

    Estudaram-se 50 pacientes atendidos no ambulatório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e encaminhadas para colheita de urocultura. As mesmas pacientes submeteram-se a duas técnicas de colheita de urina, jacto médio, no espaço de 24 horas (técnica I), higiene íntima feita pela própria paciente, utilizando água corrente e sabão neutro e técnica II, técnica asséptica feita por um profissional de enfermagem. A técnica I satisfez 81,86% das pacientes, independente da idade, nível de escolaridade, estado civil e religião. Os resultados microbiológicos tiveram a mesma eficácia em ambas as técnicas.
  • O PACIENTE CIRÚRGICO: SUAS EXPECTATIVAS E OPINIÕES QUANTO AO CUIDADO DE ENFERMAGEM NO PERÍODO TRANSOPERATÓRIO Enfermagem Médico-Cirúrgica

    Ferraz, Estela Regina; Salzano, Sônia Della Torres
  • DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DE ENFERMAGEM NA REGIÃO CENTRO-OESTE - INDICADORES DE QUALIDADE PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO Educação A Serviço Da Enfermagem

    Wright, Maria da Glória Miotto; Paim, Lygia; Rodrigues, Kazue Horigoshi
  • EDUCAÇÃO PARA SAÚDE NO CONTROLE DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS: UMA EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO HOSPITAL - ESCOLA DE ENFERMAGEM Educação A Serviço Da Enfermagem

    Kamiyama, Yoriko; Ciosak, Suely Itsuko; Arantes, Dorothée Volkers; Delmutti, Elena Schrepel
  • A ENFERMAGEM E A TECNOLOGIA APROPRIADA - ADEQUAÇÃO DA PRÁTICA À REALIDADE BRASILEIRA Educação A Serviço Da Enfermagem

    Caldas, Nalva Pereira
  • IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIAL - UMA TENTATIVA REALIZADA EM UM HOSPITAL MILITAR - Educação A Serviiço Da Enfermagem

    Pires, Lêda Santos; Sobreira, Nilze Rodrigues; Candrina, Elza Ferreira de

    Resumo em Português:

    As autoras tecem considerações sobre a integração Docente-Assistencial, como uma das estratégias utilizadas pelo Sistema Nacional de Saúde, na busca de melhores níveis de saúde da comunidade, visando a evitar a desarticulação existente entre o Ensino e a Realidade Prática, posicionando o problema como uma das preocupações do corpo docente de um Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade particular. Descrevem, outrossim, uma tentativa de integração Docente-Assistencial que se está realizando em caráter experimental, em um hospital militar e o departamento de enfermagem desta universidade. Enfatizam os aspectos fundamentais dessa integração, suas bases conceituais, atividades desenvolvidas, objetivos que norteiam a integração, em consonância com o Sistema Nacional de Saúde e a política administrativa das instituições Formadora e Assistencial.
  • ESTUDO DE ALGUNS FATORES QUE INFLUENCIAM O RENDIMENTO ESCOLAR DO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM Educação A Serviço Da Enfermagem

    Costa, Zélia Sena; Leite, Josete Luzia; Sanchez, Solange

    Resumo em Português:

    As constantes dificuldades e o aparente desinteresse de um grupo de estudantes do Curso de Enfermagem, observados pelos docentes durante o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem, motivaram as autoras a procederem um estudo sobre os fatores e as possíveis causas determinantes dessa problemática. Os instrumentos de avaliação do alunado, a análise dos questionários e a experiência docente constituíram subsídios para o desenvolvimento do trabalho. Dos resultados obtidos, sugere-se a utilização de estratégias especiais de ensino, orientação efetiva do alunado e uma sistematização na escolha de disciplinas e créditos correspondentes.

    Resumo em Inglês:

    The constant difficulties and apparent disinterest of one group of students on the Nursing Course which have been observed by the teachers during the development of the teaching-learning process, have given the authors reason to carry out a study of these factors and possible causes of this problem. The means for evaluating the students, the analysis of the questionnaires and the experience of the teachers contributed to the work's progress. It is suggested that the use of special teaching methods, effective student orientation and a systematic plan in the choice of subjects and corresponding credits be implemented.
  • SAÚDE PARA TODOS - O ELO EXISTENTE ENTRE SAÚDE E POLÍTICA SÓCIO-ECONÔMICA Página Do Estudante

    Scochi, Maria José; Brussolo, Denise Cristina; Cicconi, Sílvia Renata

    Resumo em Português:

    Analisando o estado de saúde da população atualmente, sentimos necessidade de maior participação dos graduandos de enfermagem na luta por melhores condições de saúde. Neste trabalho, discutimos alguns conceitos de saúde, comparamos sistemas estabelecidos em quatro países, com base em estatísticas, analisamos alguns determinantes de saúde e os confrontamos com a realidade do panorama social para, enfim, discutirmos o papel do estudante e do profissional de enfermagem, frente às exigências, sua formação parece estar voltada para a mão-de-obra especializada, limitando o desenvolvimento da consciência crítica. Nosso objetivo é um possível desenvolvimento no campo da pesquisa e alguma contribuição para com a discussão "Saúde para todos" e suas implicações no grande elo existente entre saúde e política sócio-econômica vigente no País.

    Resumo em Inglês:

    Analysing the population's health nowadays, we feel that it's needed a bigger participation of the nursing students, in the fight for better conditions of health. In this work, we discussed health concepts, compared estabilish sistems from four countries, with base in statistics, analyzed some health determinants and put them against the reality of our social point of view, in order to discuss the role of the student and the professional in nursing. According to the needs their education seems to be worried about the specialized work (specialist people), breaking the critic conciencious development. Our point is a possible development in the research area and some contribution to the argument "Health for all", and its implication in the bond wich exists between health social-econimics politic in our country.
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br