Resumo em Português:
No presente trabalho, os autores testaram a capacidade esterilizante de um composto quaternário de amônio (cloreto de benzil dimetil etil amónio), com a finalidade de estabelecer um método de trabalho seguro para uso no laboratório cardiovascular. Foram utilizados fragmentos de cateteres cardíacos contaminados artificialmente com Staphylococcus aureus (gram +), Escherichia coli (gram -) e Bacillus subtilis (esporulado) e também cateteres estocados para uso, que fcram submetidos à solução esterilizante por 20 e 30 minutos. Os testes bacteriológicos realizados mostraram eficácia na esterilização para os cateteres contaminados com Staphylococcus aureus e para os cateteres estocados para uso e ineficácia na esterilização dos cateteres contaminados com Escherichia coli e com Bacillus subtilis. A solução empregada foi considerada útil na esterilização rotineira de cateteres cardíacos.Resumo em Inglês:
This study presents a microbiological test with a quaternary ammonium compound for stablishing a efficiente procedure in a cardiovascular laboratory. Cardiac catheter fragments artificially contaminated with Staphylococcus aureus (gram +), Escherichia coli (gram -) and Bacillus subtilis (sporulated) and catheter fragments that had been soraged in laboratory (without artificial contamination), were utilized. The catheters were sterilized in the solution for 20-30 minutes. Bacteriological tests showed effetiviness for the Staphylococcus aureuscontaminated and for the storaged ones. Ineffectiviness resulted for the Escherichia coli and Bacillus subtilis ones. The authors concluded that the present solution was satisfactory for current cardiac catheters sterilization.Resumo em Português:
Estudaram-se 50 pacientes atendidos no ambulatório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e encaminhadas para colheita de urocultura. As mesmas pacientes submeteram-se a duas técnicas de colheita de urina, jacto médio, no espaço de 24 horas (técnica I), higiene íntima feita pela própria paciente, utilizando água corrente e sabão neutro e técnica II, técnica asséptica feita por um profissional de enfermagem. A técnica I satisfez 81,86% das pacientes, independente da idade, nível de escolaridade, estado civil e religião. Os resultados microbiológicos tiveram a mesma eficácia em ambas as técnicas.Resumo em Português:
As autoras tecem considerações sobre a integração Docente-Assistencial, como uma das estratégias utilizadas pelo Sistema Nacional de Saúde, na busca de melhores níveis de saúde da comunidade, visando a evitar a desarticulação existente entre o Ensino e a Realidade Prática, posicionando o problema como uma das preocupações do corpo docente de um Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade particular. Descrevem, outrossim, uma tentativa de integração Docente-Assistencial que se está realizando em caráter experimental, em um hospital militar e o departamento de enfermagem desta universidade. Enfatizam os aspectos fundamentais dessa integração, suas bases conceituais, atividades desenvolvidas, objetivos que norteiam a integração, em consonância com o Sistema Nacional de Saúde e a política administrativa das instituições Formadora e Assistencial.Resumo em Português:
As constantes dificuldades e o aparente desinteresse de um grupo de estudantes do Curso de Enfermagem, observados pelos docentes durante o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem, motivaram as autoras a procederem um estudo sobre os fatores e as possíveis causas determinantes dessa problemática. Os instrumentos de avaliação do alunado, a análise dos questionários e a experiência docente constituíram subsídios para o desenvolvimento do trabalho. Dos resultados obtidos, sugere-se a utilização de estratégias especiais de ensino, orientação efetiva do alunado e uma sistematização na escolha de disciplinas e créditos correspondentes.Resumo em Inglês:
The constant difficulties and apparent disinterest of one group of students on the Nursing Course which have been observed by the teachers during the development of the teaching-learning process, have given the authors reason to carry out a study of these factors and possible causes of this problem. The means for evaluating the students, the analysis of the questionnaires and the experience of the teachers contributed to the work's progress. It is suggested that the use of special teaching methods, effective student orientation and a systematic plan in the choice of subjects and corresponding credits be implemented.Resumo em Português:
Analisando o estado de saúde da população atualmente, sentimos necessidade de maior participação dos graduandos de enfermagem na luta por melhores condições de saúde. Neste trabalho, discutimos alguns conceitos de saúde, comparamos sistemas estabelecidos em quatro países, com base em estatísticas, analisamos alguns determinantes de saúde e os confrontamos com a realidade do panorama social para, enfim, discutirmos o papel do estudante e do profissional de enfermagem, frente às exigências, sua formação parece estar voltada para a mão-de-obra especializada, limitando o desenvolvimento da consciência crítica. Nosso objetivo é um possível desenvolvimento no campo da pesquisa e alguma contribuição para com a discussão "Saúde para todos" e suas implicações no grande elo existente entre saúde e política sócio-econômica vigente no País.Resumo em Inglês:
Analysing the population's health nowadays, we feel that it's needed a bigger participation of the nursing students, in the fight for better conditions of health. In this work, we discussed health concepts, compared estabilish sistems from four countries, with base in statistics, analyzed some health determinants and put them against the reality of our social point of view, in order to discuss the role of the student and the professional in nursing. According to the needs their education seems to be worried about the specialized work (specialist people), breaking the critic conciencious development. Our point is a possible development in the research area and some contribution to the argument "Health for all", and its implication in the bond wich exists between health social-econimics politic in our country.