Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 53, Número: 3, Publicado: 2000
  • A enfermagem e o Programa de Interiorização do Trabalho em Saúde - PITS Editorial

    Mancia, Joel Rolim
  • Concepções de enfermeiras sobre seu trabalho no modelo clínico de atenção à saúde Pesquisa

    Lima, Maria Alice Dias da Silva; Gustavo, Andréia da Silva; Coelho, Débora Fernandes; Schmitz, Úrsula Vogel; Rosa, Raquel Borba

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi conhecer a concepção de enfermeiras sobre a ênfase das atividades que desenvolvem no processo de trabalho, no modelo clínico de atenção à saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem dialética. Para compor a amostra foi sorteada uma enfermeira de cada unidade de internação de um hospital universitário de Porto Alegre/RS, totalizando 17 sujeitos. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada. Para a análise de dados procedeu-se à classificação do material em estruturas de relevância, a partir das quais foram estabelecidas nove categorias. Os resultados evidenciaram que, embora haja uma predominância de atividades de gerenciamento do cuidado em relação às atividades assistenciais, as enfermeiras consideraram que essas dimensões são indissociáveis em seu trabalho. Concluiu-se que a relação entre assistir e gerenciar não é excludente e que o gerenciamento constitui-se em uma das dimensões do cuidado de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del estudio fue conocer a la concepción de enfermeras sobre el énfasis de las actividades las cuelas desarollan en el proceso de trabajo, en el modelo clínico para la atención a la salud. Es una pesquisa cualitativa com un abordaje dialéctica. A fin de componer a la muestra fue sorteada una enfermera de sendas unidades de internación de un hospital universitário de Porto Alegre/RS, totalizando 17 sujetos. Los datos fueron colectados través una entrevista semi-estructurada. Para el análisis de los datos se há clasificado los materiais en estructuras de mayores importancias, desde las cuales fueron determinadas nueve categorías. Los resultados evidenciaron que, aunque haia predominancia en las actividades de la gerencia del cuidado relacionado a las actividades asistenciales, las enfermeras consideraron que estas dimensiones son inseparables en su trabajo. Han concluido que las relaciones entre asistir y gerenciar no pueden excluirse y que el gerenciamiento es una de las dimensiones del cuidado de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to know the nurses' conception about the emphasis of the activities that they develop in the work process, in the clinic model assistance. This study is a qualitative research, with dialetic approach. To form the sample one nurse was chosen in each of the 17 units of a university hospital in Porto Alegre/RS. The data were collected through semi-structured interview. To analize the data the material was classified in relevant structures, from which nine categories were established. The results showed that, although there is a prevalence of management activities of the care concerning the assistance activities, the nurses considered that these dimensions are indissociable in their work. It was concluded that the relation between assisting and managing are not excluding and that the management is one of the dimensions of nursing care.
  • Desvendando o significado de experiências clínicas iniciais de estudantes de graduação em enfermagem Pesquisa

    Kawakame, Patrícia Moita Garcia; Garcia, Tatiana Matos

    Resumo em Português:

    Este estudo pretendeu compreender o significado de vir a ser aluno de graduação em enfermagem em sua primeira experiência clínica em instituição hospitalar a partir do mundo- vida dos próprios alunos. Um estudo fenomenológico foi aplicado para explorar a experiência vivida de 17 estudantes de enfermagem que revelaram através de seus discursos a existência de um choque de realidade, produzido devido a condições precárias de trabalho, permeado por sentimentos tais como pena dos pacientes, medo e insegurança, fazendo emergir desejo de fuga, proporcionando uma experiência divergente qualificada como horrível para alguns e agradável para outros, onde o papel da supervisora aparece como ponto de apoio.Acreditamos que este estudo possa contribuir como subsídios para uma reflexão e possível intervenção dos enfermeiros educadores, bem como proporcionar uma relação mais autêntica entre aluno e professor.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio pretendió comprender el significado de venir a ser un alumno del curso de enfermería en su primera experiencia clínica en institución hospitalar a partir del mundo- vida de los propios alumnos. Un estudio fenomenológico fue aplicado para explorar la vivencia de 17 estudiantes que revelaron a través de sus discursos la existencia de un choque de realidad, debido a las condiciones precarias de trabajo. En el discurso expresaban también sentimientos, tales como pena por los pacientes, miedo e inseguridad, haciendo emergir un deseo de huida y proporcionándoles una experiencia divergente calificada como horrible para algunos y agradable para otros. El papel de la supervisora aparece como ahí como punto de apoyo. Creemos que este estudio pueda contribuir como subsidio para una reflexión y posible intervención de los enfermeros educadores, además de proporcionar una relación más auténtica entre alumno y profesor

    Resumo em Inglês:

    This phenomenological study intended to understand the meaning of coming to be a nursing student, during the first clinical trial in a hospital, exploring such experience from the student's perspective. The study sample was comprised of 17 undergraduate nursing students which revealed through their narratives the experience of a reality shock due to precarious work conditions, permeated by feelings such as sorrow for the patients, fear and insecurity, leading to a desire to escape, resulting in divergent experiences, qualified as horrible for some and pleasant for others, whereas the role of the supervisor appears as supportive. The authors consider that this study can contribute to further reflection and possible intervention on part of nursing instructors, as well as to foster a more authentic relationship between student and teacher.
  • Diagnósticos de enfermagem relacionados à oxigenação, atribuídos a vítimas de trauma admitidos em CTI Pesquisa

    Arruda, Aurilene Josefa Cartaxo Gomes de; Garcia, Telma Ribeiro

    Resumo em Português:

    Estudo descritivo, realizado em um hospital público, do município de João Pessoa - PB, cujo objetivo geral foi o de estabelecer, à luz do modo fisiológico de adaptação de Roy, um perfil dos diagnósticos de enfermagem do componente oxigenação em pacientes vítimas de trauma. A população do estudo constituiu-se de pacientes vítimas de trauma, encaminhados para o CTI dessa instituição após atendimento na Unidade de Emergência. Para a organização da amostra determinou-se um recorte temporal, durante o qual foram coletados os dados de 22 pacientes. Foram estabelecidos para esses pacientes 6 diferentes diagnósticos de enfermagem no componente oxigenação, dos quais 4 alcançaram uma freqüência³ 50% na amostra de casos estudados e passaram a ser considerados como fazendo parte do perfil diagnóstico pretendido: Perfusão tissular periférica alterada (81,8%), Padrão respiratório ineficaz (77,3%), Troca de gases inadequada (77,3%) e Hipoxia (77,3%).

    Resumo em Espanhol:

    Estudio descriptivo realizado en un hospital público del municipio de João Pessoa (Paraíba), para establecer un perfil de los diagnósticos de enfermería del componente oxigenación en pacientes víctimas de trauma, bajo la perspectiva del modo fisiológico de adaptación de Roy. La muestra se constituye de pacientes víctimas de trauma, encaminados al CTI de la institución tras recibir cuidados en la Unidad de Emergencia. Para organizar la muestra se determinó un recorte temporal, durante el cual se colectaron los datos de 22 pacientes. Se establecieron para esos pacientes 6 diferentes diagnósticos de enfermería en el componente oxigenación, de los cuales 4 alcanzaron una frecuencia 50% en la muestra de casos estudiados y pasaron a considerarse como parte del perfil diagnóstico pretendido: Perfusión tisular periférica alterada (81,8%), Padrón respiratorio ineficaz (77,3%), Intercambio de gases inadecuado (77,3%) e Hipoxia (77,3%).

    Resumo em Inglês:

    This is a descriptive study carried out at a public hospital in the city of João Pessoa - PB, with the objective of establishing a profile of nursing diagnoses related to the component oxygenation in trauma victims. Roy's Theory on physiologic mode of adaptation was used as theoretical reference. The study population was composed of trauma victims admitted to the Intensive Care Unit, after initial assistance in the emergency unit of the hospital. For sample organization, a "time setting" framework was determined during which time data from twenty-two patients was collected. Six different nursing diagnoses related to the component oxygenation were established for these patients, four of which reached a frequency > or = 50% in the sample studied and were incorporated into the expected diagnostic profile: Altered tissue peripheral perfusion (81,8%), Ineffective breathing pattern (77,3%), Inadequate gas exchange (77,3%) and Hipoxia (77,3%).
  • Influência da violência conjugal sobre a decisão de abortar Pesquisa

    Souza, Vera Lúcia Costa; Ferreira, Sílvia Lúcia

    Resumo em Português:

    Os estudos sobre a violência conjugal contra a mulher tem trazido importantes contribuições para o entendimento dos problemas de saúde, aos quais esta população está exposta, em especial os vinculados à atividade reprodutiva. A necessidade de investigar com mais profundidade os nexos entre a violência e o aborto provocado, têm gerado alguns questionamentos, por exemplo: Será que a decisão de abortar surge no ciclo da violência conjugal como um momento de autonomia da mulher ou estas são forçadas a praticar o aborto? Este estudo qualitativo, tem como objetivo caracterizar as manifestações de violência conjugal entre mulheres internadas em situação de aborto provocado, analisando a influência da violência sobre a decisão de abortar. Pretendendo-se com os resultados ampliar a discussão sobre a violência e o aborto dando visibilidade a estes problemas no âmbito dos serviços de saúde. Também possibilita a reflexão das mulheres sobre a situação de violência a que estão submetidas, através da discussão coletiva das suas histórias de vida que refletem vivências de ameaças, desamor, negligência, violência sexual e agressão física.

    Resumo em Espanhol:

    Los estudios sobre la violencia conyugal contra la mujer han taído importantes contribuciones para la comprensión de los problemas de salud, a los que esta población está expuesta, en especial los a la actividad reproductiva. La necesidad de investigar en profundidad los nexos entre la violencia y el aborto provocado ha generado algunos planteamientos, por ejemplo. ¿Será que la decisión de abortar surge en el ciclo de la violencia conyugal como un momento de autonomía de la mujer o estas son forzadas a practicar el aborto? Este estudio cualitativo tiene como objeto caracterizar las manifestaciones de la violencia conyugal entre las mujeres internadas en situación de aborto provocado y analiza la influencia que tiene la violencia sobre la decisión de abortar. Se pretende con los resultados ampliar la discusión sobre la violencia y el aborto dando visibilidad a esos problemas en el ámbito de los servicios de la salud. También posibilita la reflexión de las mujeres sobre la situación a que están sometidas, mediante una discusión colectiva de sus historias de vida que reflejen amenazas, desamor, negligencia, violencia sexual y agresión física.

    Resumo em Inglês:

    Studies on marital violence against women have contributed to a better understanding of the health problems to which this population is exposed to, especially those related to reproduction. The need to investigate more deeply connections between home violence and provoked abortion has elicited questions like: "Does the decision to abort occur during the violence cycle as a moment of autonomy for the woman or is she forced to do it? The purpose of this qualitative study is to describe manifestations of marital violence among women admitted to the hospital due to provoked abortions, analyzing the influence of such violence on their decision to have an abortion. With the results, the study intends to broaden the discussion on home violence and abortion, giving visibility to these problems in the context of health services.
  • Perfil dos trabalhadores de enfermagem no Programa de Saúde da Família Pesquisa

    Teixeira, Rafaela Azenha; Mishima, Silvana Martins

    Resumo em Português:

    O estudo objetiva caracterizar a configuração demográfica dos trabalhadores ligados à enfermagem de equipes do PSF de 3 municípios de São Paulo e analisar a percepção destes quanto ao perfil profissional necessário à atuação junto ao PSF. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados a entrevista semi-estruturada. Para a sistematização inicial dos dados utilizou-se do software ETHNOGRAPH, e, posteriormente realizou-se análise temática. Os temas identificados na fala dos trabalhadores, apontam para um "perfil necessário" à atuação no PSF: há uma percepção de que os trabalhadores devem ser comunicativos, dedicados, envolvidos, solidários, carinhosos, ter bom relacionamento, disponibilidade e ajudar a população. O conjunto dos dados, embora aponte em alguns momentos para um perfil profissional que contemple uma prática de caráter assistencialista, ao mesmo tempo encaminha para uma reflexão acerca de uma nova configuração da prática assistencial alicerçada na humanização e integralidade da assistência, assim como na construção da cidadania.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio objetiva caracterizar la configuración demográfica de los trabajadores de enfermería de los equipos del PSF de 3 municipios de São Paulo y analizar la percepción que tienen del perfil del profesional que va a actuar junto al PSF. Se utilizó como instrumento para colecctar datos la entrevista semiestructurada. Para la sistematización iniciall de los datos se usó el software ETHNOGRAPH y, posteriormente se hizo el análisis temático. Los temas apuntan a que es necesario tener un perfil, cual sea: deben ser comunicativos, dedicados, que se involucren en su oficio, solidarios, cariñosos, que tengan buen relacionamiento, disponibilidad y que ayuden a la población. El conjunto de datos, aunque apunte hacia un perfil que contempla una práctica de carácter asistencialista, al mismo tiempo, se encamina hacia una reflexión sobre una nueva configuración de la asistencia que tiene como cimientos la humanización e integralidad asistencial, así como la construcción de una ciudadanía.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is to characterize the demographic configuration of nursing personnel involved with the Family Health Program (FHP) in three municipalities of the state of Sao Paulo and analyse their perception about the expected professional profile in order to work in the FHP. Data was collected by means of semi-structured interviews and the software ETHNOGRAPH was used for initial data analysis, followed by thematic analysis. The themes identified by the subjects in their narratives point to the following "expected profile": there is a perception that workers must be communicative, dedicated, involved, sympathetic and tender. They should be easy to get along with, available and helpful to the population. Although, the results points to a professional profile which contemplates a "condescending" type of assistance, at the same time they point to a new type of health assistance based on humanization and integrality, as well as the construction of citizenship.
  • Proposta de cuidar com enfoque educativo às mães em aleitamento materno Pesquisa

    Rozário, Palmira Soares do; Zagonel, Ivete Palmira Sanson

    Resumo em Português:

    Trabalho realizado em uma instituição hospitalar de Curitiba, o qual objetivou a implementação de uma proposta de cuidar com enfoque educativo às mães em aleitamento materno com o efetivo envolvimento da equipe de enfermagem da unidade de alojamento conjunto. Para alcançar essa meta, utilizei como referencial teórico as idéias de Watson (1979). A metodologia embasou-se na operacionalização de todas as fases que compõem o processo de enfermagem. A construção dos conceitos, implementação da sistematização do cuidado e avaliação do caminhar, possibilitaram delinear o marco conceitual. Através do desenvolvimento destas etapas, efetivaram-se os encontros com as mães e a equipe de enfermagem, os quais serviram também para a coleta de dados. Os dados foram analisados de forma qualitativa. O estudo foi realizado com 15 mães. Foi possível desvelar suas dificuldades, desejos, ansiedades, frustrações, emoções, expectativas, medos, dúvidas, conclusões antecipadas, insegurança, desânimo, satisfação, indiferença, durante o desenvolvimento do trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio se llevó a cabo en un hospital de Curitiba con el objetivo de implementar una propuesta de cuidados, dentro de un enfoque educativo, a las madres durante el período de amamantación reuniendo a todo el equipo de enfermería de la unidad. Para alcanzar esa meta utilicé como referencial teórico las ideas de Watson. La metodología se basó en la operacionalización de todas las fases que componen el proceso de enfermería. La construcción de los conceptos, la implementación de la sistematización del cuidado y evaluación del camino recurrido posibilitaron delinear el marco conceptual. A través del desarrollo de esas etapas se efectuaron los encuentros entre las madres y el equipo de enfermería, los cuales sirvieron también para colectar datos. Se analizaron de forma calitativa. Participaron 15 madres. Fue posible desvelar sus dificultades, deseos, ansiedades, frustraciones, emociones, esperanzas, miedos, dudas, conclusiones anticipadas, inseguridad, desánimo, satisfacción e indiferencia durante el transcurso del trabajo.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to implement a nursing care proposal with an educational focus for breastfeeding mothers at a hospital in Curitiba, with the effective involvement of the nursing staff of the rooming-in unit. In order to achieve this objective, the ideas of Watson were used as theoretical background. Methodology involved the implementation of all steps of the nursing process. Conceptual building, systematization and evaluation of the care provided enabled to outline the conceptual landmark. In order to implement the steps of the proposal, meetings were carried out between mothers and nursing staff, as well as to gather data. Qualitative data methods were used to analyse the data. Fifteen (15) mothers participated in the study. The results showed that it was possible, along the study, to uncover their difficulties, wishes, anxieties, frustrations, emotions, expectations, fears, doubts, preconceptions and feelings of insecurity, discouragement, satisfaction and apathy.
  • Liderança da enfermeira na perspectiva da ética pós-moderna Ensaio

    Mendes, Isabel Amelia Costa; Trevizan, Maria Auxiliadora; Ferraz, Clarice Aparecida; Hayashida, Miyeko

    Resumo em Português:

    Os enfoques administrativos oriundos da modernidade estão, cada vez mais, se tornando obsoletos face às necessidades das organizações, sobretudo, daquelas prestadoras de serviços como é o caso das instituições de saúde, bem como de seu capital humano. Sendo a racionalidade o elemento essencial na consecução dos objetivos organizacionais, a ética moderna exige apenas que os trabalhadores se ajustem aos cargos descritos e às normas de desempenho no cumprimento de suas tarefas. A pós-modernidade é caracterizada pela saturação de informação e consumo, pelo prazer de usar bens e serviços, pela ausência de valores e de sentido para a vida, refletindo a apatia pós-moderna. Sem projetos, a vida interior do homem é sem substância. As organizações de saúde estão sofrendo fortes influências deste contexto. Nesse sentido, a ética precisa ser tratada de maneira nova. Assim sendo, nosso propósito é abordar a liderança da enfermeira à luz da ética pós-moderna.

    Resumo em Espanhol:

    Los enfoques administrativos oriundos de la modernidad se están volviendo cada vez más obsoletos frente a las necesidades de las organizaciones, sobre todo de las prestadoras de servicios como es el caso de las instituciones de salud, así como su capital humano. Puesto que la racionalidad es un elemento esencial en la consecución de los objetivos organizacionales, la ética moderna exige apenas que los trabajadores se ajusten a los cargos descriptos y a las normas de desempeño en el cumplimiento de sus tareas. La posmodernidad se caracteriza por la saturación de información y consumo, por el placer de usar bienes y servicios, por la ausencia de valores y de sentido para la vida, todo lo cual refleja la apatía posmoderna. Sin proyectos, la vida interior del hombre es sin sustancia. Las organizaciones de la salud están sufriendo fuertes influencias de este contexto. En ese sentido, la ética se tiene que tratar de manera nueva. Así siendo, nuestro propósito es enfocar el liderazgo de la enfermería bajo la ética posmoderna.

    Resumo em Inglês:

    The administrative models arising from modernity are becoming increasingly obsolete in view of the needs of organizations, especially those which provide health care such as health institutions and their human capital. Since rationality is an essential element for the accomplishment of organizational objectives, modern ethics requires only that workers adjust to their prescribed functions and perform their tasks according to the rules. Post-modernity is characterized by saturation of information and consumption, pleasure of using goods and services, lack of values and meaning of life, reflecting a post-modern apathy. Without projects man's interior life has no substance. Health organizations are being strongly influenced by this context. Hence, ethics needs to be treated in a new way. Thus, the purpose of this paper is to approach nurse's leadership in light of post-modern ethics.
  • Repensando a formação do enfermeiro e investindo na pessoa: algumas contribuições da abordagem gestáltica Ensaio

    Esperidião, Elizabeth; Munari, Denize B.

    Resumo em Português:

    Apesar do amplo discurso da integralidade do ser humano, verificamos que a formação dos profissionais de saúde tem privilegiado a competência técnica, desconsiderando-se a necessidade de instrumentalizar o processo de crescimento interno de cada um. O objetivo deste estudo é refletir sobre o desenvolvimento da pessoa, enquanto instrumento básico do próprio trabalho. Consideramos que não há como desvincular a dimensão profissional da pessoal, pois interagimos na totalidade. Assim, entendemos que a pessoa reside no Ser profissional, ou de forma dialética, que o profissional integra a pessoa humana que este é Tais considerações, que julgamos serem fundamentais no desenvolvimento de cada um, geralmente não fazem parte do aprendizado de vida, pessoal ou profissional. Nossa intenção, nesta reflexão, é tornar esse aspecto como fundamento na formação do profissional enfermeiro, ampliando a possibilidade de integrar e transcender qualquer um dos lados, a partir da abordagem holística, que contempla o desenvolvimento da pessoa de forma integral e integrada.

    Resumo em Espanhol:

    A pesar del amplio discurso de la integridad del ser humano verificamos que la formación de los profesionales de la salud ha estado priorizando la competencia técnica y se ha desconsiderado la necesidad de instrumentalizar el proceso de crecimiento de nuestro interior. El objetivo de este estudio es reflexionar sobre el desarrollo de la persona, mientras instrumento básico del propio trabajo. Consideramos que no hay como desvincular la dimensión profesional de la personal, pues interactuamos dentro de una totalidad. Así, entendemos que la persona reside en el Ser profesional o -de forma dialéctica- que el profesional integra la persona humana que este es. Tales consideraciones, que juzgamos fundamentales en el desarrollo de cada uno, generalmente no forman parte del aprendizaje de vida, personal o profesional. Nuestra intención, en esta reflexión, es hacer que ese aspecto se vea como fundamento en la formación del profesional enfermero, de ahí, ampliando la posibilidad de integrar y trascender cualquiera de los lados, a partir de la perspectiva holística, que contempla el desarrollo de la persona de forma integral e integrada.

    Resumo em Inglês:

    Despite the widespread emphasis on human wholeness, the training of health professionals has privileged technical competence, desconsidering the need to strengthen the person's process of inner growth. The purpose of this article is to reflect on the importance of a person's development as a basic tool of one's own work. The authors consider that there is no way to separate the personal from the professional dimension since each person interacts as a totality. Thus, the person exists in the professional Being or, dialectically speaking, the professional integrates the human being that it really is. These considerations, which are fundamental to each one's development, usually are not part of one's life, personal or professional learning. It is necessary to make this an essential part of nursing training, broadening the possibilities of integrating and transcending either side of the person, by introducing an holistic approach which contemplates the human being development in an integral and integrated way.
  • Erros na medicação: estratégias de prevenção Revisão

    Cassiani, Silvia Helena De Bortoli

    Resumo em Português:

    Os erros na medicação constituem-se em aspecto de importância dentro da assistência à saúde. O Instituto de Medicina Americano informa que de 44.000 a 98.000 americanos morrem anualmente de erros na medicação e que estes ocorrem em 2 a 14% dos pacientes hospitalizados. A American Society of Hospital Pharmacists apresentam estratégias que se implementadas podem prevenir ou reduzir os erros na medicação. Esta revisão discute 4 estratégias: a prescrição eletrônica, o papel do farmacêutico, o relatório dos erros e o papel do paciente. Uma cultura não punitiva e que priorize a segurança dos pacientes deve ser estimulada nas instituições.

    Resumo em Espanhol:

    Los errores en la medicación constituyen un importante aspecto dentro de la asistencia a la salud. El Instituto de Medicina Americano informa que de 44.000 a 98.000 americanos se mueren anualmente por errores y que ocurren a 2 de los 14% de los pacientes hospitalizados. La American Society of Hospital Pharmacists presenta estrategias que si fueran implementadas se podrían prevenir o reducir los errores en la medidación. Este estudio discute 4 estrategias: la prescripción electrónica, el papel del farmacéutico, el relatorio de los errores y el papel del paciente. Concluye con que una cultura no punitiva y que dé prioridad a la seguridad de los pacientes debe estimularse en las instituciones.

    Resumo em Inglês:

    Medication errors are an important aspect of health care. The American Institute of Medicine informs that 44,000 to 98,000 Americans die annually as a result of medication errors and that such errors affect 2 to 14% of hospitalized patients. The American Society of Hospital Pharmacists presents strategies that, if implemented, can prevent or reduce medication errors. This review discusses four strategies: electronic prescription, the pharmacist's role, the report of errors and the patient's role. A non-punitive culture that prioritizes patient's safety should be stimulated in institutions.
  • Gente cuidando de gente: a arte do cuidar pelas ondas do rádio Relato De Experiência

    Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm

    Resumo em Português:

    O enfermeiro como um profissional voltado para o cuidar, participa de maneira integral de ações voltadas para o educar em saúde. Dentro da linguagem falada, o rádio, pelo seu poder de penetração, assume papel de destaque na disseminação de informações, sendo importante para a transmissão de conhecimentos de saúde. Assim a Faculdade de Enfermagem da Universidade Santo amaro - UNISA, iniciou a prestação de serviços à comunidade através da participação em programas na Rádio Universitária. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência na elaboração e apresentação destes programas. A atuação da Faculdade de Enfermagem na rádio teve seu início em 1996 quando iniciou o programa diário "Vida Saudável". Hoje, além deste, criamos o programa "Gente cuidando de Gente", com uma inserção semanal de quinze minutos, onde tem-se orientado sobre o cuidar. Pelos resultado positivos, a atividade foi transformada num Programa de Extensão Universitária com a participação de alunos e professores.

    Resumo em Espanhol:

    El enfermero es un profesional volcado hacia el cuidar, participa de manera integral de acciones educativas en salud. Así, la radio, por su poder de penetración, asume un papel destacado en la difusión de informaciones y es muy importante para la transmisión de conocimientos sobre salud. Así, pues, la Facultad de Enfermería de la Universidad de Santo Amaro (UNISA) empezó la prestación de servicios a la comunidad a través de la participación en programas en la Radio Universitaria. El Objetivo es relatar la experiencia en la elaboración y presentación de ellos. Dichos programas empezaron en 1996 con el programa diario "Vida Saludable". Hoy, la Facultad ha creado otro más "Gente cuidando a la Gente", que tiene una inserción semanal de quince minutos, con orientaciones sobre el cuidar. Por los resultados positivos, dicha actividad se ha transformado en un Programa de Extensión Universitaria con la participación de alumnos y profesores.

    Resumo em Inglês:

    The nurse as a primary care provider professional participates actively in health education activies. Within the spoken language, the radio, because of its power of penetration, assumes an important role in the dissemination of health information. Thus, the School of Nursing at Santo Amaro University, in Sao Paulo, Brazil, initiated a series of community health programs using the services of the university radio. The purpose of this paper is to report on the experience of elaborating and implementing the weekly programs "Healthy Life" and "People taking care of People", in first one implemented in 1996. Due to the positive results obtained, this activity became part of the University Extension Program with the participation of teachers and students.
  • Lazer para pais de bebês de risco: a experiência junto ao Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto Relato De Experiência

    Brunherotti, Mariana Ribeiro; Pereira, Fabíola Lima; Souza, Mirna Isicawa de; Nogueira, Fernanda de Souza; Scochi, Carmen Gracinda Silvan

    Resumo em Português:

    No HCFMRP-USP, a enfermagem tem implementado ações dirigidas aos pais com grupos de apoio, treinamento para alta e envolvimento deles no cuidado progressivo do filho. Procurando expandir essa assistência, implantamos um programa de apoio envolvendo atividades lúdicorecreacionais junto aos pais de bebês hospitalizados nos berçários de risco, cujo relato constitui objeto do presente estudo. As intervenções são executadas por alunas de enfermagem, que se reúnem semanalmente com os pais, por 2 horas, desenvolvendo técnicas de dinâmica de grupo, atividades de lazer; oficinas de criatividade envolvendo atividades manuais; discussão de temas básicos. Através dessas novas estratégias de cuidado, espera-se contribuir com o processo de construção de uma assistência mais integral e humanizada na área de neonatologia, tendo como foco a família.

    Resumo em Espanhol:

    En el Hospital de las Clínicas de la Facultad de Medicina de Ribeirão Preto de la Universidad de São Paulo, enfermería ha implementado acciones direccionadas a los padres, como grupos de apoyo, entrenamiento para alta e involucramiento de ellos en el cuidado progresivo de sus hijos. Procurando extender esa asistencia, implantamos un programa de apoyo involucrando actividades lúdico-recreacionales junto a los padres de bebes de riesgo hospitalizados, cuyo relato constituye objeto del presente estudio. Las intervenciones son ejecutadas por un grupo de alumnas de enfermería, que se reúnen semanalmente con los padres, por 2 horas, desarrollando técnicas de dinámica de grupo; actividades de recreación, oficinas de creatividad, involucrando actividades manuales; discusión de temas básicos. A través de esas nuevas estratégias de cuidado direccionadas a los padres, se espera contribuir con el proceso de construcción de una asistencia más integral y humanizada en el área de neonatologia, teniendo como foco a la familia

    Resumo em Inglês:

    The nursing team at the University of São Paulo Hospital has implemented actions directed to parents, such as support groups, training for hospital discharge and their involvement in the progressive care to their children. Aiming at expanding such care, the authors have implemented a support program involving ludic and recreational activities with the parents of hospitalized preterm babies under risk. The account of this experience is the object of this work. The interventions were performed by a group of nursing students who gather with the parents weekly for a period of two hours and develop group-dynamics techniques; leisure activities; creativity workshops involving manual work and discussions on themes concerning personal and environmental hygiene. Through these new care strategies directed to parents, the authors expect to contribute to the process of construction of more integral and humanized care in the area of neonatology by focusing on the family.
  • A problematização no processo ensino-aprendizagem da comunicação Relato De Experiência

    Maftum, Mariluci Alves; Mazza, Verônica Azevedo; Stefanelli, Maguida Costa

    Resumo em Português:

    Trata-se de um relato de experiência, de ensino-aprendizagem de comunicação, sustentada na problematização, desenvolvida com alunos do nível Técnico em Enfermagem de Curitiba. Os resultados corroboram a proposta de Stefanelli, do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de comunicação humana e terapêutica. As estratégias de comunicação terapêutica facilitam tanto a compreensão dos alunos como também seu uso na relação com o paciente. O aprendizado se deu pelo fato de juntos, professor e aluno, compartilharem um único objetivo, a qualidade da assistência ao ser humano.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de relatar una experiencia de enseñanza-aprendizaje de comunicación basada en la problematización y desarrollada con alumnos del nivel Técnico en Enfermería de Curitiba. Los resultados corroboran la propuesta de Stefanelli del proceso de enseñanza-aprendizaje de los contenidos de comunicación humana y terapéutica. Las estrategias de comunicación terapéutica facilitan tanto para la comprensión de los alumnos como para la relación con el paciente. Hubo aprendizaje, justamente por el hecho de que juntos, profesor y alumno, compartieron un único objetivo, la calidad de la asistencia ao ser humano.

    Resumo em Inglês:

    This article reports on an experience in the teaching of communication theory to nurse technician students in Curitiba, based on the use of problem solving skills. The results ratified Stefanelli's proposition concerning the teaching-learning process of the contents about human and therapeutic communication. Therapeutic communication strategies facilitate students' understanding as well as the use of therapeutic communication in their relationship with patients. Learning was effective because teacher and students shared a common goal: the quality of nursing care.
  • Revendo estruturas e reorganizando nossa comunicação Relato De Experiência

    Mendes, Edoília Maria Teixeira; Mayor, Eliana Rodrigues Carlessi; Francisco, Maria Cristina R.B.; Silva, Maria Júlia Paes da; Capeli, Sueli Chenes Albertino

    Resumo em Português:

    O desenvolvimento de programas para treinamento de indivíduos em sistema-empresa pode ser feito em caráter individual ou em conjunto considerando a importância do equilíbrio na relação custo/benefício.Atualmente vivenciamos formas diferentes de comunicação que expressam múltiplas situações pessoais, interpessoais e grupais; na área de Saúde a comunicação é fundamental, pois os profissionais constantemente deparam com situações de conflitos. Identificamos no nosso ambiente hospitalar uma unidade em clima de muitas incertezas e conflitos onde viabilizamos um programa de sensibilização do grupo de enfermeiros, com proposta de resgate do seu valor individual para adequação dos profissionais a equipe de trabalho.Enquanto há vida, há mudanças, devemos estar atentos ao crescimento das pessoas.A comunicação é o que possibilita "tornar comum" o aprendizado dessas mudanças. A educação é, realmente, continuada, eis o desafio para os dirigentes, na área da saúde em busca da qualidade da assistência.

    Resumo em Espanhol:

    El desarrollo de programas para entrenar a individuos en sistema-empresa se puede hacer en carácter individual o en conjunto considerando la importancia del equilibrio en la relación coste/beneficio. Actualmente, vivimos formas distintas de comunicación que expresan múltiples situaciones personales, interpersonales y grupales; en el área de la Salud la comunicación es fundamental, pues los profesionales se ven frente a conflictos a cada momento. Al identificar en nuestro ambiente de hospital una unidad con un clima de muchas inseguridades y conflictos hemos construido un programa de sensibilización del grupo de enfermeros, con una propuesta de rescate de su valor individual para adecuar a los profesionales al equipo de trabajo. Mientras haya vida, hay cambios y debemos estar atentos al crecimiento de los demás. La comunicación es lo que posibilita "hacer común"el aprendizaje de esos cambios. La educación es realmente, continuada, he aquí el desafío a los dirigentes, en el área de la salud, en la búsqueda de la calidad de la asistencia.

    Resumo em Inglês:

    The development of training programs on system enterprise can be carried out individually or in group taking into consideration the importance of the balance between cost and benefits. Presently, people are exposed to different sorts of communication that convey multiple personal, interpersonal and group situations. For health professionals, communication is fundamental since they are constantly facing crisis situations. The article reports on the implementation of a sensitization program carried out with a group of nurses from a problematic unit, aiming at restoring their sense of self-worth in order to prepare them for team work. The program relies on two basic premises: changes are part of life and the importance of being aware of people's development. Communication is what makes possible the awareness of these changes. Such training is a continuous process and represents a challenge for health managers in search of better quality of health care.
  • Institucionalização do ensino de enfermagem na Paraíba: uma viagem ao passado Documentário

    Monteiro, Estela Maria L. Meirelles; Meneses, Lenilma Bento de A.; Batista, Patrícia Serpa de Souza; Sá, Lenilde Duarte de

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou resgatar o processo de institucionalização do ensino de Enfermagem na Paraíba. Devido à escassez de informações sobre o assunto, a construção deste estudo resulta de pesquisa em fontes primárias e secundárias apoiadas, principalmente, na história oral temática. Constatamos que a institucionalização do ensino de Enfermagem na Paraíba deu-se na década de 50, quando o modelo técnico-assistencial de saúde pública vigente era chamado de modelo médicosanitário. Dentre os vários momentos significativos deste estudo, destacamos o da entrevista com a Sra. Doralice Kluppel, enfermeira integrante da equipe que atuou na estruturação da primeira Escola de Enfermagem da Paraíba, pois fez-nos desabrochar um sentimento de valorização e respeito ao trabalho desenvolvido pelas precursoras do ensino da enfermagem no Estado.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio tiene como objetivo rescatar el proceso de institucionalización de la enseñanza de Enfermería en Paraíba. Devido a la escasez de informacones sobre el asunto, la construcción de este estudio resulta de investigación en fuentes primarias y secundarias que se han apoyado, principalmente, en la historia oral temática. Constatamos que la institucionalización de la enseñanza de Enfermería fue en 1950, cuando el modelo técnico-asistencial de salud pública vigente se llamaba "modelo médico-sanitario/sanitarista." Entre los varios momentos significativos de este estudio destacamos el de la entrevista con Doralice Kluppel, enfermera integrante del equipo que actuó en la estructuración de la primera Escuela de Enfermería de Paraíba, pues nos hizo renacer un sentimiento de valorización y respeto al trabajo desarrollado por las precursoras de la enseñanza de enfermería en Paraíba.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to carry out an historical rescue of the institutionalization of nursing education as it occurred in Paraíba. Dueto the lack of written information on this subject, the authors carried out the research relying on primary and secondary oral sources. The authors verified that the institutionalization of nursing education in Paraíba occurred in the 1950's, period in which the so-called medical-sanitary model was in vogue at public health services. Among the many significant moments of the study, the authors highlight an interview with Mrs. Doralice Kluppel, a nurse which participated in the team of teachers which established the first School of Nursing in Paraíba, for she brings out feelings of worth and respect for the work carried out by this group of forerunners in nursing education in Paraíba.
  • O "pacote" e a enfermagem (análise crítica de uma cena de morte) Página Do Estudante

    Cruz, Claudia; Garofalo, Regina da Cruz; Sabino, Tatiana; Nascimento, Maria Aparecida de Luca

    Resumo em Português:

    Estudo descritivo baseado em um relato de experiência de acadêmicas de enfermagem do último período de graduação de uma universidade pública da cidade do Rio de Janeiro. A partir do conteúdo programático da disciplina Abordagens Metodológicas da Pesquisa em Enfermagem II, inserida em um currículo baseado na problematização, as autoras se utilizaram de uma cena de morte ocorrida durante o ensino clínico em um hospital geral público de grande porte, situado na cidade do Rio de Janeiro, para descrever o modo pelo qual este evento vem sendo assistido pela equipe de enfermagem. Tendo como objetivo fornecer subsídios que possam respaldar as reflexões sobre a morte, e à luz do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, são tecidos comentários a este respeito sob o ponto de vista ético, cultural, religioso e da cidadania. Concluem que o tema morte precisa ser abordado no meio acadêmico, mas não só sob o ponto de vista técnico, pois a interação humana que se estabelece a partir da assistência de enfermagem prevê o cuidado ao cliente durante todo o seu ciclo vital, do qual a morte é a última etapa.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio descriptivo basado en un relato de experiencia de académicas de enfermería del último año del curso en una universidad pública de Rio de Janeiro. A partir del contenido programático de la disciplina "Perspectivas Metodológicas de la Investigación en Enfermería II", dentro de un currículo basado en la problematización, las autoras utilizaron una escena de muerte que había ocurrido en un hospital general público en la misma ciudad de Rio de Janeiro, con objeto de describir cómo ese evento se viene asistiendo por el equipo de enfermería. Todo ello para obtener subsidios que puedan respaldar las reflexiones sobre la muerte, bajo el Dódigo de Ética de los Profesionales de Enfermería y tejer consideraciones al respecto bajo un punto de vista ético, cultural, religioso y de ciudadanía. Se concluye que el tema muerte se tiene que tratar en el medio académico, pero no sólo bajo el punto de vista ténico, pues la interacción humana que se establece a partir de la asistencia de enfermería prevé el cuidado al cliente durante todo su ciclo vital, del cual la muerte es la última etapa.

    Resumo em Inglês:

    This is a descriptive study based upon an experience related by a group of nursing students in their senior year at a public university in the city of Rio de Janeiro. As part of a course content in Methodological Perspectives in Nursing II, based on problem solving, the authors analysed a death scene which occurred during practical training, in a large public general hospital, in order to describe how nursing staff deal with such an event. The main goal of the study was to provide thought provoking material from different points of view - cultural, religious and ethical - concerning the subject of death and the professional nursing ethics code The authors concluded that the such a theme must be discussed in the academic environment, but not only from a technical point of view, for the process of human interaction which is established during health assistance demands the provision of nursing care to the patient during his entire lifespan, of which dealth is the last stage.
  • As reuniões de equipe como elemento fundamental na organização do trabalho Página Do Estudante

    Gomes, Elisiane dos Santos; Anselmo, Maria Elenir de Oliveira; Lunardi Filho, Wilson Danilo

    Resumo em Português:

    O presente estudo foi desenvolvido como parte do projeto integrado de pesquisa "Novas formas de organizar o trabalho em saúde: ênfase no trabalho da enfermagem"³, no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Os objetivos propostos foram os de realizar estudos para constatar a ocorrência, o conteúdo, a periodicidade e a visão dos trabalhadores da enfermagem sobre as reuniões de equipe para, assim, produzir conhecimentos a respeito da importância de sua realização periódica. Foram entrevistados 21 profissionais de enfermagem. Através da análise das entrevistas, emergiram duas grandes categorias: as diferentes visões dos trabalhadores da enfermagem sobre as reuniões de equipe e a dicotomia entre o que a teoria preconiza e o que ocorre, na prática, nas reuniões da equipe de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio se desarrolló como parte del proyecto integrado de investigación "Nuevas formas de organizar el trabajo en salud: énfasis en el trabajo de enfermería", en el Hospital Universitario Dr. Miguel Riet Corréa Jr. de la Fundación Universidad Federal de Rio Grande. Los objetivos propuestos fueron los de realizar estudios para constatar la ocurrencia, el contenido, la periodicidad y la visión que los trabajadores de enfermería tienen sobre las reuniones de equipo, para así, producir conocimientos respecto a la importancia de realizarlas periódicamente. Se entrevistaron a 21 profesionales de enfermería. A través del análisis de las entrevistas, sobresalieron dos grandes categorías: las diferentes visiones de los trabajadores de enfermería sobre las reuniones de equipo y la dicotomía entre lo que preconiza la teoría y lo que ocurre en la práctica, en las reuniones del equipo de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    The present study was developed as part of the Integrated Research Project "New Forms of Health Work Organization: emphasis on nursing work", carried out at the University Hospital of the Rio Grande Federal University. A series of studies were carried out with the objective of identifying the occurrence, content, periodicity and vision of nursing personnel about staff meetings in order to understand the importance of holding periodic meetings. Interviews were carried out with 21 nursing professionals. Data analysis revealed two main categories: differences in vision about staff meetings among nursing personnel and dichotomy between what theory dictates and what truly happens in staff meetings.
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br