Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 56, Número: 4, Publicado: 2003
  • Construindo uma rede de sustentabilidade da implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Enfermagem Editorial

    Torrez, Milta Neide Freire Barron
  • Acerca de diretrizes curriculares e projetos pedagógicos: um início de reflexão Diretrizes Curriculares Em Debate

    Meyer, Dagmar Estermann; Kruse, Maria Henriqueta Luce

    Resumo em Português:

    O texto apresenta algumas reflexões com as quais se pretende subsidiar discussões decorrentes da necessidade de implementar as Diretrizes Curriculares nos cursos de graduação em Enfermagem, no Brasil. Tomando como referências autores e autoras que tematizam o currículo desde as perspectivas pós-críticas em Educação, o texto propõe mudanças de foco para desenvolver estas reflexões, quais sejam: das respostas paras as perguntas, da certeza para a dúvida, da prescrição para a problematização. Desde esse lugar, sugerimos que as diretrizes curriculares podem ter a finalidade de fornecer referências para a formulação de projetos político-pedagógicos que se articulem tanto às demandas políticas e sociais da sociedade mais ampla quanto às necessidades e interesses locais, sem colar-se ou subsumir-nos nelas.

    Resumo em Espanhol:

    El texto presenta algunas reflexiones con las cuales se pretende subsidiar las discusiones que decurren de la necesidad de implementar las Directrices Curriculares en los cursos de graduación en Enfermería en Brasil. Tomando como referencia a los autores, cuya temática es el currículo desde las perspectivas poscríticas en Educación, el texto propone unos cambios de foco para desarrollar estas reflexiones, que son: de las respuestas a las preguntas, de la seguridad hacia la duda, de la prescripción hacia la problematización. Desde este sitio sugerimos que las directrices puedan tener la finalidad de suministrar referencias para formular proyectos político-pedagógicos capaces de articular-se, tanto con las demandas políticas y sociales en su amplio sentido, como con las necesidades e intereses locales, sin mimetizarse o someterse a ellas.

    Resumo em Inglês:

    This text presents some reflections which we intend to use as subsidies for discussions stemming from the need to implement the current Curricular Guidelines in undergraduate Nursing programs in Brazil. Having as a reference authors who write from a post-critic perspective in Education, the text proposes a change in focus to address these reflections, namely, answers to questions, from certainty to doubt, from prescription to problematization. Following this line, we suggest that curricular guidelines should aim at providing references for the creation of political-pedagogical projects which articulate both with the political and social demands of the broad-based society as to local needs and interests, without attaching to or submitting to them.
  • Acerca de diretrizes curriculares e projetos pedagógicos: um início de reflexão - comentários ao texto Diretrizes Curriculares Em Debate

    Ramos, Flávia Regina Souza

    Resumo em Português:

    O texto desenvolve idéias desencadeadas a partir de reflexões contidas no artigo que ancora esta seção de debate acerca das diretrizes curriculares nacionais, quais sejam: as idéias de interdisciplina, do currículo como produto e produtor de cultura e identidade e a emergência da noção de competência. A partir desta discussão indica que não se pode negar que a aprendizagem é codificada disciplinarmente e curricularmente, se organiza no tempo e no espaço e se torna base cultural para uma área de conhecimento. Conclui, sugerindo que enfermeiros/docentes se voltem para si mesmos, para definir que competências precisam conquistar, como professores, para responder aos requerimentos dessa prática pedagógica.

    Resumo em Espanhol:

    El texto desarrolla las ideas desencadenadas a partir de las reflexiones que están en el artículo que sirve de ancla a esta sección de debates sobre las directrices curriculares nacionales, y que son: las ideas de interdisciplina, del currículo como producto y productor de cultura e identidad y la emergencia de la noción de competencia. A partir de ello se constata que el aprendizaje está codificado disciplinar y curricularmente; se organiza en un tiempo y un espacio y se vuelve la base cultural para una área del conocimiento.El estudio concluye sugiriendo a los enfermeros/docentes que se miren a sí mismos, para definir qué competencias tienen que conquistar, como profesores, para responder a la demanda y requisitos de la práctica pedagógica.

    Resumo em Inglês:

    This text dwells on ideas stemming from reflections found in the base article of the debate section about national curricular guidelines, namely, interdisciplinary ideas, ideas of a curriculum taken as a product and producer of culture and identity and the emergence of the notion of competence. As a result of this discussion, it signals that there is no way to deny that learning is coded by discipline and curriculum, that it organizes itself within time and space, and that it becomes a cultural basis for an area of knowledge. Its conclusion suggests that nurses/teachers should ask themselves which abilities they need to acquire as teachers, in order to meet the requirements of this pedagogical praxis.
  • Caminhos da formação de enfermagem: continuidade ou ruptura? Diretrizes Curriculares Em Debate

    Faustino, Regina Lucia Herculano; Moraes, Maria Julia Barbosa de; Oliveira, Maria Amélia de Campos; Egry, Emiko Yoshikawa

    Resumo em Português:

    Apresentam-se algumas reflexões sobre as atuais tendências da formação em Enfermagem frente às Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação em Enfermagem, visando subsidiar as transformações no ensino de 3º grau. Volta-se especificamente para a discussão da formação da enfermeira, enfocando o desenvolvimento de competências necessárias à transformação do modelo assistencial vigente e ao trabalho em equipe multiprofissional, visando a consolidação do SUS.

    Resumo em Espanhol:

    Se presentan algunas reflexiones sobre las actuales tendencias de la formación en Enfermería frente a las Directrices Curriculares para los Cursos de Graduación en Enfermería, que visen subsidiar las transformaciones en la enseñanza del 3er. grado. El estudio se vuelca específicamente a discutir la formación de la enfermera, enfocando el desarrollo de competencias necesarias a la transformación del modelo asistencial vigente y al trabajo en equipo multiprofesional, con el fin de promover la consolidación del SUS (Sistema Único de Salud).

    Resumo em Inglês:

    Some reflections are presented about the current trends in Nursing Education in face of Curricular Guidelines for Undergraduate Programs in Nursing, aiming at providing subsidies for changes in Higher Education. It is primarily geared to discussing nurse education, focusing on the development of the competencies needed to change the present health care delivery model and to working in multiprofessional teams, aiming at the consolidation of the Public Health System (SUS _ Serviço Único de Saúde) in Brazil.
  • Diretrizes curriculares e a potencialização de condições para mudanças na formação de enfermeiros Diretrizes Curriculares Em Debate

    Mandú, Edir Nei Teixeira

    Resumo em Português:

    O texto analisa o artigo "Diretrizes Curriculares e projetos pedagógicos", objeto de discussão nesta seção da REBEn. Aponta a opinião das autoras quanto à complexidade do tema e destaca dois pontos que emergem nesse debate, a questão do contraponto reprodução - problematização, em relação as reformas curriculares e o caráter dos projetos curriculares que visam a mudança na formação de enfermeiros/as. A autora concentra suas análises nas diretrizes e mudanças curriculares, para além do texto, quando destaca a importância de uma política nacional de investimentos para garantir condições que garantam as mudanças curriculares que se fazem necessárias. Faz um paralelo entre o setor de educação e o de saúde para analisar a construção das diretrizes curriculares e delineia estratégias para sua implementação. Destaca a noção de competências como possíveis de produzir um novo trabalhador reforçando a questão da responsabilidade social da educação como formadora de cidadãos. Na construção dessas competências é lembrada a importância da qualificação dos educadores, o investimento em uma nova ética profissional bem como a nossa dificuldade para superar o que está estabelecido, de forma que se produzam estratégias favoráveis ao desenvolvimento da autocrítica e da responsabilização profissional.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El texto analiza el artículo "Directrices Curriculares y proyectos pedagógicos", objeto de discusión en esta sección de la REBEn. Apunta la opinión de las autoras respecto a la complejidad del tema y destaca dos puntos que emergen del debate; la cuestión del contrapunto reproducción-problematización, con relación a las reformas curriculares y al carácter de los proyectos curriculares que buscan el cambio en la formación de enfermeros/as. La autora concentra sus análisis en las directrices y cambios curriculares, más allá del texto, cuando destaca la importancia de una política nacional de inversiones para garantizar condiciones que garanticen los cambios curriculares que sean necesarios. Hace un paralelo entre el sector educativo y el de la salud para analizar la construcción de las directrices curriculares y delinear las estrategias para implementarlas. Se destaca la noción de las competencias para producir un nuevo trabajador y se refuerza el tema de la responsabilidad social de la educación como formadora de ciudadanos. En la construcción de estas competencias se recuerda la importancia de la cualificación de los educadores, la inversión en una nueva ética profesional, así como nuestra dificultad para superar lo que está establecido, de forma que se produzcan estrategias favorables al desarrollo de la autocrítica y de la responsabilidad profesional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This text analyzes the article "Curricular Guidelines and Pedagogical Projects", an object for discussion in this REBEn's (Brazilian Review of Nursing) section. The authors expose their opinion as to the complexity of this theme and highlight two points coming out of this debate - the issue of the reproduction - problematization opposition in respect to curricular reform, and the content of curricular projects aiming at changes in nurse education. The author concentrates her analysis on the curricular guidelines and changes, beyond the text, by highlighting the great importance of national policies of investment to guarantee favorable conditions for the necessary curricular changes. She parallels the educational to the health sector in order to assess the creation of curricular guidelines, and outlines strategies for their implementation. She stresses the notion of competencies as possibilities to give rise to a new kind of worker, by strengthening the issue of social responsibilty placed upon education for the constitution of citizens. The importance placed on educators qualification is discussed when talking about competencies development, besides the investment on a new professional ethics, as well as our difficulty for going beyond preestablished notions, in such a way that favorable strategies are generated for developing self-criticism and professional responsibility.
  • Diretrizes curriculares e projetos pedagógicos: é tempo de ação! Diretrizes Curriculares Em Debate

    Feuerwerker, Laura; Almeida, Marcio

    Resumo em Português:

    O texto aponta o teor analítico do artigo "Diretrizes Curriculares e projetos pedagógicos" que abre a seção de debates da REBEn. Faz crítica a sua temporalidade e ao fato de não ser propositivo. Comenta a opinião das autoras em relação à formulação das diretrizes e seu contexto opinando sobre o que expressam em relação à mudanças na formação dos profissionais de saúde . Ao longo do texto os autores expõe sua opinião favorável ao modo como foram construídas as Diretrizes Curriculares Nacionais, destacando o contexto político em que devem ser interpretadas e que se supõe que serão implementadas.

    Resumo em Espanhol:

    El texto apunta el carácter analítico del artículo "Directrices Curriculares y proyectos pedagógicos", que abre la sección de debates de la REBEn. Hace una crítica a su temporalidad y al hecho de no ser propositivo. Comenta la opinión de las autoras con relación a la formulación de las directrices y su contexto, además de los cambios en la formación de los profesionales de la salud. A lo largo del texto los autores exponen su opinión favorable, sobre el modo como han sido construidas las Directrices Curriculares Nacionales y destacan el contexto político en que se deben interpretar y también implementar.

    Resumo em Inglês:

    This text points out the analytical content of the article "Curricular Guidelines and pedagogical projects", which opens the debate section at REBEn (Brazilian Review of Nursing). It criticizes its provisional character and the fact that it is not propositional. It provides comments from the authors regarding the design of guidelines and their context, giving opinions about their content when it comes to health professionals education. Throughtout their text, the authors express their agreement with the manner in which the National Curricular Guidelines have been built in Brazil, stressing the political context they are to be included in when being interpreted and inside which they are supposedly going to be implemented.
  • A nova graduação da unisinos: compartilhando a experiência de um ato pedagógico Mudanças Curriculares - Desafios E Possibilidades

    Mallmann, Marly Terezinha; Daudt, Sônia Isabel Dondonis

    Resumo em Português:

    Neste artigo apresentamos o processo de criação de uma proposta inovadora para o ensino na graduação, desenvolvida por um grupo interdisciplinar da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Além de apontarmos o referencial teórico-epistemológico que sustenta a referida proposta, também discutimos as implicações que as rupturas de paradigma trouxeram para o processo de ensino atualmente em andamento na Universidade. Convidamos o leitor a conhecer o processo que gerou essa forma de entender e viver a educação, bem como a acompanhar o relato da experiência vivida pelo grupo de professores que recebeu a tarefa de pensar uma nova graduação.

    Resumo em Espanhol:

    Presentamos, con el artículo, el proceso de creación de una propuesta innovadora para la enseñanza del tercer grado, que fue desarrollada por un grupo interdisciplinar de la Universidad del Valle de Rio dos Sinos (UNISINOS). Además, apuntamos el referencial teórico-epistemológico en el que se sostiene la referida propuesta. También discutimos las implicaciones que las rupturas de paradigmas han provocado enel proceso de enseñanza que actualmente se lleva en la Universidad. Invitamos al lector a que conozca el proceso que ha generado esa forma de entender y vivir la educación, así como a acompañar el relato de la experiencia vivida por el grupo de profesores, quienes recibieron la tarea de pensar una nueva graduación.

    Resumo em Inglês:

    In this article we present the process of creation of an innovative proposal for undergraduate teaching, developed by an interdisciplinary group at "Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS". Besides pointing out the theoretical-epistemological referential supporting this proposal, we will also be discussing the implications some paradigm ruptures have brought to the educational process presently being used at this University. We would like to introduce the reader to the process behind this way of understanding and living the educational practice, as well as to follow the account of an experience a group of teachers has had, when confronted with the task of pondering a new undergraduate program.
  • Reflexões acerca do fazer pedagógico a partir de referências e diretrizes educacionais para a formação em enfermagem Mudanças Curriculares - Desafios E Possibilidades

    Timoteo, Rosalba Pessoa de Souza; Liberalino, Francisca Nazaré

    Resumo em Português:

    O texto visa a fornecer elementos para a reflexão acerca da formação em Enfermagem, considerando a divulgação nacional das diretrizes curriculares e a necessidade da elaboração de projetos político-pedagógicos dos cursos. Tomando como referência alguns fatores constituintes do fazer pedagógico, busca-se oportunizar a reflexão crítica sobre o campo, as bases e o plano da ação pedagógica, bem como a relação teórico-prática e os papéis dos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem.

    Resumo em Espanhol:

    El texto pretende suministrar elementos para la reflexión sobre la formación en Enfermería, considerando la divulgación nacional de las directrices curriculares y la necesidad de que los cursos tengan que elaborar proyectos político-pedagógicos Su alcance es favorecer la reflexión crítica acerca del campo de acción, sobre las bases y el plan de acción de la pedagogía, así como la relación de la práctica y teoría con la función de los ciudadanos en el proceso de la enseñanza y el aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    This text aims at supplying elements for reflection on Nursing education, considering the introduction of national curricular guidelines and the need for the creation of political-pedagogical projects in undergraduate programs. By taking as a reference some constituent factors of the pedagogical praxis, it searches to raise critcal thinking on this field, on the bases and the plan for pedagogical action, as well as the relationship between theory and practice and the roles of the individutals involved in a teaching-learning process.
  • Currículos de enfermagem do Brasil e as diretrizes: novas perspectivas Currículos De Enfermagem - História

    Santos, Silvana Sidney Costa

    Resumo em Português:

    Este recorte bibliográfico objetivou realizar uma retrospectiva dos currículos existentes para o curso de graduação em enfermagem, desde a sua primeira escola, Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, do Rio de Janeiro, em 1890 até a Resolução CNE/CES 3/2001, documento que estabelece o novo currículo de enfermagem em nosso país. Percebi que as mudanças de currículos foram obrigatórias e agora observo mais participação dos enfermeiros e mais interesse coletivo deles, que estão engajados em formar futuros enfermeiros mais humanistas, reflexivos e críticos.

    Resumo em Espanhol:

    Este recorte bibliográfico tuvo como objetivo realizar una retrospectiva de los currículos que existían en los cursos de graduación de enfermería desde la primera escuela, "Escola Profesional de Enfermeros y Enfermeras de Rio de Janeiro", en 1890, hasta la Resolución CNE/CES de 03/2001, cuyo texto establece el nuevo currículo de enfermería en nuestro País.Se nota que los cambios de currículos fueron obligatorios e ahora se observa más interés colectivo y más participación de los enfermeros, quienes están comprometidos en formar futuros enfermeros más humanistas, reflexivos y críticos.

    Resumo em Inglês:

    This bibliographic clipping is aimed at presenting the history of current undergraduate nursing curricula, starting with the first school that came into existence in Brazil - "Escola de Enfermeiros e enfermeiras do Rio de Janeiro", in 1890, until the Administrative Act CNE/CES, from March/2001, a document that established a new curriculum for nursing education in our country. I have noticed that the changes in the curricula were obligatory, and now I notice that participation of nurses and a stronger collective interest has evolved, and they seem to be engaged in educating more humanized, reflexive, and critical nurses for the future.
  • O ensino de enfermagem em tempos de mudança Currículos De Enfermagem - História

    Germano, Raimunda Medeiros

    Resumo em Português:

    Trata o presente texto de uma reflexão acerca do ensino de enfermagem no Brasil. Tem como principal objetivo analisar sua trajetória ao longo do período 1923-2003, buscando identificar, nesse lapso de tempo, as mudanças ocorridas e a direção dessa formação. Concentra a análise, sobretudo, nos últimos anos (décadas 80/90), quando se inicia o processo de redemocratização do país e, com ele, a abertura de um grande debate em torno da saúde e da educação. Nessa perspectiva, focalizamos o Movimento da Reforma Sanitária, e sua contribuição, em torno da defesa da formação de recursos humanos para o setor saúde, no qual o ensino de enfermagem se insere. A partir de então, abre-se uma ampla discussão entre professores, estudantes, enfermeiros de serviços, entre outros segmentos, com vistas à construção de um projeto político pedagógico, configurando, assim, um avanço político da categoria. Essa construção coletiva supera todas as mudanças ocorridas na história do seu ensino, pela relevância social contida nos seus marcos conceituais, bem como pelo fato de contar com a participação efetiva dos atores envolvidos com o processo educativo.

    Resumo em Espanhol:

    El texto es una reflexión sobre la enseñanza de la enfermería en Brasil. El principal objetivo es analizar su trayectoria desde 1923 hasta 2003 para identificar los cambios y la dirección que esa formación tomó. El análisis se concentra en los años 80 y 90, cuando empieza el proceso de redemocratización del país y con él, la apertura de un gran debate sobre la salud y la educación. Se enfoca el Movimiento de la Reforma Sanitaria y su contribución en la defensa de la formación de recursos humanos para el sector de la salud, en el cual la enseñanza de enfermería se insiere.A partir de ahí, se abre una amplia discusión entre profesores, estudiantes, enfermeros de servicios, entre otros segmentos, con vistas a la construcción de un proyecto político pedagógico, y se configura así, un avance político de la categoría. Esta construcción colectiva supera todos los cambios que ocurrieron en la historia de la enseñanza, debido a la relevancia social de sus marcos conceptuales y a la participación efectiva de los actores que están involucrados en el proceso educativo.

    Resumo em Inglês:

    This paper is a reflection on the teaching of nursing in Brazil. Our main goal is to trace it from 1923 to 2003, trying to identify any changes occurred and the direction the nursing education process has taken over this time frame. Our analysis concentrates mainly on recent decades (eighties and nineties), a period when the country's redemocratization process was undertaken and a wide debate on the health and educational fields was initiated. It focuses on the Sanitation Reform Movement in Brazil and on its contribution to the training of health professionals and nursing teachers. As of that period, a wide discussion has been going on among professors, students, service nurses, and other individuals, in an effort to build a political-pedagogical project that would stand out as a political accomplishment for the nurse profession. The collective efforts seen during this process surpass all the changes in the history of nursing teaching, because of the social relevance of its conceptual frameworks, as well as due to the effective participation of all actors involved in the educational process.
  • Avaliação e construção de um projeto político pedagógico para a graduação em enfermagem Diretrizes Curriculares - Implementação E Avaliação - Relatos De Experiência Das Dcn

    Oliveira, Beatriz Rosana Gonçalves de; Schneider, Jacó Fernando; Rizzotto, Maria Lucia Frizon; Rodrigues, Rosa Maria

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência que teve como objetivo principal avaliar o Projeto Político Pedagógico - PPP do Curso de Enfermagem da UNIOESTE - Campus de Cascavel e pensar uma nova proposta curricular para o curso. Para isso elaborou-se um projeto de pesquisa a ser desenvolvido por todos os docentes que ministravam aulas no curso, com a participação de alunos, egressos e profissionais da rede de serviços de saúde que serve de campo para as atividades práticas e os estágios dos alunos. Os dados obtidos subsidiaram a proposta de construção do novo projeto político-pedagógico, que passou a vigorar em 2003. Além da elaboração de uma nova proposta pedagógica, definiu-se estratégias para uma avaliação continuada do processo de implantação do PPP, a ser realizada ao final de cada período letivo.

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo presenta los resultados de una experiencia cuyo objetivo principal era evaluar el Proyecto Político Pedagógico - PPP del Curso de Enfermería de la UNIOESTE - Campus de Cascavel y pensar una nueva propuesta curricular para el referido curso. Para eso se elaboró un proyecto de investigación el cual se desarrollaría con todos los docentes que ministraban clases en el curso, con la participación de alumnos, egresos y profesionales de la red de servicios de la salud que sirve de campo para las actividades prácticas de los alumnos. Los datos obtenidos sirvieron de subsidio para la propuesta de construcción del nuevo proyecto político- pedagógico, que pasó a vigorar en 2003. Además de la propuesta se definieron estrategias para una evaluación continuada del proceso de implantación del PPP, que se realizará al final de cada período lectivo.

    Resumo em Inglês:

    This work presents the results of an experience which aimed primarily at the evaluation of the Political-Pedagogical Project - PPP of the nursing undergraduate program from UNIOESTE (Cascavel town Campus) and at pondering on a new curricular proposal for that program. Thus, a research project was designed to be used by all professors teaching that program, with the participation of students, former students, and professionals working on the health care delivery network, where field work can be carried out through practical activities and training periods for the students. The data gathered by them have been used as subsidies for a proposal to build a new political-pedagogical project, that was took effect in the year 2003. Besides designing a new pedagogical proposal, strategies for a continued evaluation of the PPP implantation process have been defined.This evaluation is to be performed at the end of each term.
  • A construção do projeto pedagógico: uma experiência coletiva Diretrizes Curriculares - Implementação E Avaliação - Relatos De Experiência Das Dcn

    Silva, Maria Josefina da; Araújo, Maria Fátima Maciel; Leitão, Glória da Conceição Mesquita

    Resumo em Português:

    O presente estudo relata a experiência, em andamento, da reformulação do projeto pedagógico do curso de enfermagem da UFC, tendo como marco referencial as diretrizes curriculares aprovados pelo CNE/CES em 2001. Expõe o processo de aproximação dos docentes e discentes da proposta expressa pela LDB/96 e as várias etapas de construção dos marcos referencial conceitual e filosófico. As dificuldades apresentadas são relacionadas ao pouco envolvimento dos docentes no processo, dada a situação peculiar vivida pelo curso: saída de muitos docentes por aposentadoria, um alto número de substitutos, que, em situação provisória, não assume compromissos a longo prazo, como deve ser a adoção de um projeto político pedagógico que se comprometa com a transformação do ensino em enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    El presente estudio relata la experiencia -en funcionamiento- de la reformulación del proyecto pedagógico del curso de enfermería de la UFC, cuyo marco referencial son las directrices curriculares aprobadas por el CNE/CES en 2001. Expone el proceso de aproximación de docentes y discentes a la propuesta de la LDB/96 y las varias etapas de construcción de los marcos referencial, conceptual y filosófico. Las dificultades que se presentan están relacionadas con la poca dedicación de los docentes en el proceso, en vista de la situación peculiar vivida por el curso: salida de muchos docentes por jubilación, número elevado de sustitutos, quienes no asumen compromisos a largo plazo, debido a su situación provisoria. Todo lo contrario de lo que se necesitaría para adoptar un proyecto político pedagógico que se comprometiera con la transformación de la enseñanza en enfermería.

    Resumo em Inglês:

    This study describes the ongoing experience to reform the pedagogical project of the undergraduate nursing program from Federal University of Ceará, based on the curricular guidelines approved by CNE/CE,S in 2001. It exposes the process of compliance the professors and students had to go through in order to abidy by the proposal introduced by LDB/96 (Basic Guidelines Law/96), as well as the different stages neeeded to build referential, conceptual, and philosophical landmarks. The difficulties experienced relate to a poor commitment of professors to this process, due to the peculiar situation of the program: many professors retiring; a high number of substitute professors under provisional circumstances, which refrained them from long-term commitment. The adoption of a political-pedagogical project aimed at a reform of nursing teaching cannot occur in this situation..
  • Construindo um conhecimento sensível em saúde mental Diretrizes Curriculares - Implementação E Avaliação - Relatos De Experiência Das Dcn

    Rocha, Ruth Mylius; Kestenberg, Célia Caldeira F.; Oliveira, Elias Barbosa de; Silva, Alexandre Vicente da; Nunes, Márcia Batista Gil

    Resumo em Português:

    Este é um relato de experiência apresentado por professores da subárea Promovendo e Recuperando a Saúde Mental, da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A subárea é oferecida em oito do total de nove períodos do curso de Graduação, integrando-se aos temas das demais subáreas em cada período. Partindo dos saberes do aluno sobre os vários temas e conectando-os posteriormente à teoria, procura-se desenvolver sua sensibilidade e empatia, com o objetivo de fortalecê-lo em seu papel de cuidador da clientela nos diferentes campos. A avaliação da subárea aponta para a mudança qualitativa no processo ensino/aprendizagem.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un relato de experiencia de profesores de la subárea "Promoviendo y Recuperando la Salud Mental" de la Facultad de Enfermería de la Universidad de Rio de Janeiro. Dicha área se ofrece en ocho de la totalidad de nueve períodos del Curso de Graduación, y se integra a los temas de las demás subáreas en cada período. A partir de los saberes del alumno sobre los varios temas y conectándolos com la teoría, se procura desarrollar su sensibilidad y empatía, con el fin de fortalecerlo en su papel de cuidador de la clientela en los distintos campos. La evaluación de la subárea apunta a un cambio cualitativo en el proceso de enseñanza-aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    This is a report of an experience presented by the faculty of the subarea Promoting and Recovering Mental Health, by the Nursing School, from State University of Rio de Janeiro, Brazil. This subarea is offered in eight of the total nine terms of the undergraduate program, integrating into the themes of other subareas at each term. Based on students´ experiences regarding those themes, and connecting them to theory later on, we hope they will grow on sensitiveness and empathy, thus strengthening their role of carers for clients in different fields. The evaluation of this subarea points out to the qualitative change in the teaching/learning process.
  • O currículo integrado da faculdade de enfermagem UERJ: uma reflexão sobre a formação de recursos humanos para o SUS Diretrizes Curriculares - Implementação E Avaliação - Relatos De Experiência Das Dcn

    Freire, Renata Pascoal; Guimarães, Raphael Mendonça; Henriques, Regina Lúcia Monteiro; Mauro, Maria Yvone Chaves

    Resumo em Português:

    O presente trabalho trata de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, baseado nos moldes de estudo de caso, cujo objeto é uma análise da formação de recursos humanos em enfermagem considerando o Currículo Integrado da FENF/UERJ. O locus da pesquisa é a Faculdade de Enfermagem da Universidade do estado do Rio de Janeiro. Os objetivos traçados foram: (a) Levantar a história da construção do Cuirrículo Integrado da FENF/UERJ; (b) confrontar a proposta inovadora da FENF/UERJ com a proposta de formação de recursos humanos do SUS.. Dada a análise de documentos e da revisão bibliográfica, vislumbrou-se uma proposta de ensino integrada, que atende às demandas do perfil profissional desejado pelo SUS, além de se propor a formar um aluno crítico, politicamente ativo e capaz de reconhecer situações-problema e empenhar-se em resolve-la, de acordo com os rigores técnicos e científicos.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un estudio exploratorio de carácter cualitativo, basado en los moldes de estudio de caso, cuyo objeto es el análisis de la formación de recursos humanos en enfermería, teniendo en vista el Currículo Integrado de FENF/UERJ. El lugar de la investigación es la Facultad de Enfermería de la Universidad de Río de Janeiro.Los objetivos fueron : (a) describir la historia de la construcción del Currículo Integrado de la FENF/UERJ; (b) confrontar la propuesta innovadora de la FENF/UERJ y la propuesta de formación de recursos humanos del SUS. Hecho el análisis de los textos y el de la revisión bibliográfica, se pudo potenciar una propuesta de enseñanza integrada para atender a las demandas del perfil profesional que el SUS desea. Además, dicha enseñanza integrada propone la formación de un alumno crítico, políticamente activo y capaz de reconocer las situaciones-problemas y empeñarse en solucionarlas, de acuerdo con el rigor de la técnica y de la ciencia.

    Resumo em Inglês:

    This work is an exploratory study, with a qualitative approach, based on a case study systematics, whose object is to analyze nursing professionals education taking into account the curriculum from FENF/UERJ. The site chosen for the research was the Nursing School from State University of Rio of Janeiro.The objectives outlined were: (a) investigate the history of creation of the Integrated curriculum from FENF/UERJ; (b) compare the innovative proposal from FENF/UERJ and the proposal for human resources education made by the Public Health Care System in Brazil (SUS). Given the analysis of documents and the bibliographic review, an integrated teaching proposal was elicited, which meets the demands of the professional profile desired by SUS, besides being commited to educate a critical student, who is politically active and able to spot problematic situations and to strive and resolve them, according to strict technical and scientific patterns.
  • Curso de enfermagem da Universidade Estadual do Ceará: a história e o projeto político-pedagógico atual Diretrizes Curriculares - Implementação E Avaliação - Relatos De Experiência Das Dcn

    Freitas, Maria Célia de; Guedes, Maria Vilani Cavalcante; Silva, Lúcia de Fatima da

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma descrição dos momentos históricos do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará e seus reflexos no atual processo de formação profissional. Relata sobre o curso, os corpos docente e discente, assim como, acerca do seu projeto político-pedagógico. Considera, por fim, a importância deste instrumento como viabilizador da garantia da qualificação profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de una descripción de los momentos históricos del Curso de Enfermería de la Universidad Estadual de Ceará y sus reflejos en el actual proceso de formación profesional. Hace un relato del curso y del cuerpo docente y discente, así como, sobre su proyecto político-pedagógico. Considera, por fin, la importancia de este instrumento para potenciar y garantizar la cualificación profesional.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes important moments along the route of the Nursing Program at State University of Ceará and their influences on their current process of professional education. It outlines their program, their professors and students, as well as their political-pedagogical project. Finally, it highlights the importance of this instrument to warrant professional qualification.
  • Enfermagem em saúde indígena: aplicando as diretrizes curriculares Diretrizes Curriculares - Implementação E Avaliação - Relatos De Experiência Das Dcn

    Silva, Nair Chase da; Gonçalves, Maria Jacirema Ferreira; Lopes Neto, David

    Resumo em Português:

    Relato de experiência do Estágio Curricular II - Internato Rural Indígena, do Curso de Enfermagem, da Escola de Enfermagem de Manaus-Universidade Federal do Amazonas, realizado de outubro a dezembro/2002, oportunizando ao acadêmico: compreender o processo saúde-doença em áreas indígenas e realizar intervenções de enfermagem. O estágio ocorreu em três fases: semana preparatória, envolvendo reuniões e palestras com a equipe que atua em saúde indígena; atuação junto às populações indígenas e seminário/relatório das atividades. Os alunos relataram que a atuação do enfermeiro em comunidades indígenas requer conhecimento antropológico, ecológico e social para compreensão do processo saúde-doença. O estágio proporciona educação emancipatória, contextualizada na realidade regional e atende as recomendações das diretrizes curriculares ao privilegiar o ensino voltado para a realidade local.

    Resumo em Espanhol:

    Relato de una experiencia de las "Prácticas Curriculares II - Internado Rural Indígena", del Curso de Enfermería, de la Escuela de Enfermería de Manaus - Universidad Federal del Amazonas,que se realiza de octubre a diciembre/2002, para dar la oportunidad al académico de: comprender el proceso salud-enfermedad en áreas indígenas y realizar intervenciones de enfermería.Las prácticas ocurren en tres fases: la semana preparatoria, donde hay reuniones y charlas con el equipo que actúa en salud indígena; actuación junto a las poblaciones indígenas; y, por último, el seminario para relatar las actividades. Los alumnos relataron que la actuación del enfermero en comunidades indígenas requiere un conocimiento antropológico, ecológico y social para comprender el proceso salud-enfermedad. Las prácticas proporcionan una educación emancipadora,pues están contextualizadas en la realidad regional y, a la par, atienden a las recomendaciones de las directrices curriculares, al privilegiar la enseñanza volcada hacia la realidad local.

    Resumo em Inglês:

    Report on the Curricular Internship II in a Rural Indian Community, performed by students of the Nursing program from Manaus Nursing School - Federal University of Amazonas, carried out from October through December, 2002. It provided students with an opportunity to understand the health-disease process in Indian areas and to make nursing interventions. The training period was divided into three phases: a preparatory week, including meetings and lectures with the team delivering health care to Indian populations, and a seminar/report on the activities performed. Students reported that nurses need to have anthropological, ecological, and social knowledge in order to understand the health-disease process. This internship period provides emancipatory education, centered around a kind of regional reality, and follows recommendations established in current curricular guidelines, by favoring a teaching practice focused on local realities.
  • Estratégias para a implantação de uma nova proposta pedagógica na escola de enfermagem da Universidade Federal da Bahia Diretrizes Curriculares - Implementação E Avaliação - Relatos De Experiência Das Dcn

    Fernandes, Josicelia Dumêt; Ferreira, Silvia Lucia; Torre, Maristela P. S. La; Rosa, Darci De Oliveira Santa; Costa, Heloniza O. G.

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma reflexão sobre o processo de construção do Projeto Pedagógico da Escola de Enfermagem da UFBA. A socialização dessa experiência pretende contribuir com outras instituições de ensino de enfermagem que, para atender às novas DCENF, passarão a vivenciar processos semelhantes ou que, no momento, passam pelo mesmo processo. O artigo traz alguns antecedentes e a fundamentação legal da mudança, apresentando os pressupostos que norteiam a atual proposta, bem como a organização curricular, os principais desafios e algumas estratégias de superação dos mesmos . Embora sejam apontados alguns aspectos que precisam de aprofundamento por parte do corpo docente, como a transversalidade de conteúdos, a gestão acadêmica, o processo de avaliação e a operacionalização da proposta, as autoras concluem que o debate não se esgota neste momento. Por se tratar de um processo dinâmico em construção, outros desafios poderão surgir exigindo novas estratégias para seu (re) direcionamento.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo presenta una reflexión sobre el proceso de construcción del Proyecto Pedagógica de la Escuela de Enfermería de la UFBA. La socialización de la experiencia pretende contribuir con otras instituciones de enseñanza de enfermería, pues para atender a las nuevas Directrices, pasarán a vivenciar procesos semejantes. El artículo trae algunos antecedentes y los fundamentos legales del cambio y explica los presupuestos que orientan la actual propuesta, la organización curricular, los principales desafíos y algunas estrategias para superarlos. Aunque se apunten algunos aspectos que el cuerpo docente tendrá que profundizar, tales como la transversalidad de contenidos, la gestión académica, el proceso de evaluación y el cómo llevar a cabo la propuesta, las autoras concluyen que el debate no se agota, pues se trata de un proceso dinámico en construcción y otros desafíos podrán surgir, exigiendo, por lo tanto, nuevas estrategias.

    Resumo em Inglês:

    This article reflects on the process of designing the Pedagogical Project for the Nursing School from Federal University of Bahia. The socialization of this experience intends to contribute with other nursing institutions which, in order to meet new curricular requirements (DCENF - Nationnal Curricular Guidelines for Nursing, Medicine, and Nutrition Undergraduate Programs), are going to experience similar processes or which are presently going through the same process. This article includes some historical features and the legal basis for changes, by presenting the reasons for the current proposal, as well as its curricular organization, the main challenges and some strategies for overcoming them. Although some aspects which still need further attention from the faculty are presented, such as interdisciplinary program contents, academic management, the evaluation process and the implementation of the proposal, the authors come to the conclusion that this debate is to be continued. As this process is a dynamic one and is still under construction, other challenges might come up that demand the use of new strategies for their (re)orientation.
  • A formação do enfermeiro e a estratégia atenção integrada às doenças prevalentes na infância Diretrizes Curriculares - Implementação E Avaliação - Relatos De Experiência Das Dcn

    Veríssimo, Maria De La Ó Ramallo; Mello, Débora Falleiros de; Bertolozzi, Maria Rita; Chiesa, Anna Maria; Sigaud, Cecília Helena de Siqueira; Fujimori, Elizabeth; Lima, Regina Aparecida Garcia de

    Resumo em Português:

    A estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) visa a melhoria da saúde infantil e da qualidade da assistência à saúde da criança. Este artigo apresenta uma descrição e reflexão sobre a introdução da AIDPI no ensino de graduação em Enfermagem, fundamentada na literatura e na experiência das autoras no ensino de Enfermagem em Saúde da Criança nas Escolas de Enfermagem da Universidade de São Paulo (Escola de Enfermagem e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto). Inclui aspectos históricos da AIDPI no Brasil, e os princípios que a fundamentam. Finalizando, indica potencialidades da aplicação da Estratégia no âmbito das unidades de saúde e em outros locais de atendimento à criança, enfocando a atuação do enfermeiro.

    Resumo em Espanhol:

    La estrategia de "Atención Integrada a las Enfermedades sobresalientes en la Infancia" (AIDPI) proporciona una mejora de las condiciones de salud infantil y de la calidad de la asistencia a los niños. Este artículo presenta una descripción y reflexión sobre la introducción de ese tipo de asistencia dentro de la enseñanza en Enfermería, que está fundamentada en la literatura y en la experiencia de las autoras en la enseñanza de Enfermería en Salud de los Niños en las Escuelas de Enfermería de la Universidad de São Paulo (y Escuela de Enfermería de Ribeirão Preto). Se incluyen los aspectos históricos de la AIDPI en Brasil y los principios que la fundamentan. Finalizando,el estudio indica las potencialidades de la aplicación de la estrategia en el ámbito de las unidades de salud y otros locales de atención a los niños y se centra en la actuación del enfermero.

    Resumo em Inglês:

    The Integrated Management of Childhood Illnesses (IMCI) strategy aims at improving the quality of care delivered and children's health conditions. This article presents a description and reflection on the introduction of the Integrated Management of Childhood Illnesses in the Nursing undergraduate curriculum, based on the literature and on the experience of the authors teaching at the Nursing program on Children's Health from University of São Paulo (Nursing School and Nursing School from Ribeirão Preto). The authors mention historical aspects regarding the IMCI in Brazil and the principles that guide it. In the end, they indicate the potentials regarding the application of this strategy at the health care units for children, focusing on nurses' performance.
  • Integração curricular no curso de graduação em enfermagem Diretrizes Curriculares - Implementação E Avaliação - Relatos De Experiência Das Dcn

    Tavares, Claudia Mara de Melo

    Resumo em Português:

    O presente estudo discute algumas lições extraídas do processo de reformulação curricular, em que a integração constitui o desafio. São abordados as principais transformações e problemas decorrentes da concepção de educação integrada. Conclui-se que o confronto dos problemas cotidianos, o reconhecimento da diversidade dos sujeitos e o compartilhamento do poder são os principais desafios para a conquista de um currículo integrado.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio discute algunas lecciones extraidas del proceso de reformulación curricular, en el cual la integración constituye el desafio. Se comentan las principales transformaciones y problemas que provienen del concepto deeducación integrada. Se concluye que la confrontación con los problemas cotidianos, el reconocimiento de la diversidad de los sujetos y el tener que compartir situaciones e instancias del poder son los principales desafíos para la conquista de un currículo integrado.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses a few lessons drawn from the curricular reform process, in which integration is a major challenge. The main transformations and problems arising from the concept of an ntegrated education system are approached. We have noticed that coping with daily problems, recognizing the existing diversity among individuals and power sharing are the main challenges to be conquered for the adoption of an integrated curriculum.
  • Participação na construção de um projeto político pedagógico na enfermagem Diretrizes Curriculares - Implementação E Avaliação - Relatos De Experiência Das Dcn

    Beck, Carmem Lúcia Colomé; Budó, Maria de Lourdes Denardin; Terra, Marlene Gomes; Camponogara, Silviamar; Padoin, Stella Maris de Mello; Blois, Janice de Moraes

    Resumo em Português:

    Trata-se de um relato de experiência que apresenta o percurso realizado pela comunidade acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria na construção do Projeto Político Pedagógico. A metodologia que norteou a construção do mesmo foi a realização de seminários que reuniram docentes, discentes, servidores e enfermeiros que atuam em campos de aulas práticas e estágios supervisionados. Para a organização do projeto foram utilizados os marcos referencial, conceitual e estrutural adaptados de Saupe e Alves. O Curso encontra-se na etapa de elaboração do Marco Estrutural, devendo programar seminários que compreendam as discussões acerca da metodologia de ensino, da elaboração de plano de acompanhamento e avaliação da implantação do PPP, bem como de capacitação docente.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un relato de experiencia sobre el recorrido que la comunidad académica del Curso de Enfermería de la Universidad Federal de Santa Maria tuvo que hacer para construir su Proyecto Político Pedagógico. La metodología que lo orientó fue la realización de seminarios, para reunir a docentes, discentes, funcionarios y enfermeros que actúan en clases prácticas y prácticas supervisadas. Para la organización del proyecto se utilizaron los marcos referenciales, conceptual y estructural, que están adaptados de Saupe y Alves. El Curso está en la etapa de elaboración del Marco Estructural, y debe programar seminarios que integren las discusiones sobre metodología de la enseñanza, de la elaboración del plan de acompañamiento y evaluación del PPP, y el de la capacitación docente.

    Resumo em Inglês:

    This paper reports an experience tracing the route of the academic community pursuing a Nursing Degree at Federal University of Santa Maria, while designing their Political-Pedagogical Project. The methodology used for creating this project was the promotion of seminars, which brought together professors, students, civil servants, and nurses who work in practice classes and supervised internships. For the organization of the project, referential, conceptual, and structural landmarks have been used, adapted from Saupe and Alves. This nursing undergraduate program is on the process of designing its framework, and is planning on seminars to discuss teaching methodology, besides designing a follow-up and evaluation plan for the implementation of their Political Pedagogic Project, as well as for the improvement of faculty competency.
  • A pesquisa na graduação em enfermagem: requisito para conclusão do curso Diretrizes Curriculares - Implementação E Avaliação - Relatos De Experiência Das Dcn

    Heyden, Maria Silvana Totti; Resck, Zélia Marilda Rodrigues; Gradim, Clícia Valim Côrtes

    Resumo em Português:

    O presente texto apresenta as diretrizes de implantação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na graduação em Enfermagem do Centro Universitário Federal de Alfenas-MG, apontando as facilidades, dificuldades e os resultados destes quatro primeiros anos, utilizando-se dos registros de atas do Departamento e do Colegiado de Enfermagem e a vivência dos autores como coordenadores do processo. Relatam-se como pontos facilitadores: incentivo ao trabalho multidisciplinar; aumento das parcerias com os profissionais de campo; maior utilização da informática, da biblioteca e do banco de dados; aumento da participação em eventos de pesquisas. E, como dificultadores: estabelecimento de normas para apresentação de trabalhos científicos, uma vez que na época a Escola não tinha uma norma. Concluímos que apesar das dificuldades, a pesquisa é possível de acontecer, sendo um processo dinâmico em que o aprender a aprender está presente, tanto para os discentes como para os docentes.

    Resumo em Espanhol:

    El texto presenta las directrices de implantación del Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) en Enfermería del Centro Universitario Federal de Alfenas-MG, para señalar las facilidades, las dificultades y los resultados de los cuatro primeros años, utilizándose de los registros de actas del Departamento y del Colegiado de Enfermería y de la experiencia de los autores como coordinadores del proceso. Se relatan como puntos facilitadores: incentivo al trabajo multidisciplinar; aumento del trabajo en sociedad con otros profesionales; mayor uso de la informática, de la biblioteca y del banco de datos; aumento de la participación en eventos investigativos. Y como dificultadores: establecimiento de normas para la presentación de trabajos científicos, ya que en esa época la Escuela no tenía normas. Se concluye que, pese a las dificultades, la investigación es posible y ocurre dentro de un proceso dinámico en el que el aprender a aprender está muy presente, tanto para los discentes, como para los docentes.

    Resumo em Inglês:

    This text presents guidelines for the implementation of an Undergraduate Final Year Project (UFYP) in the Nursing undergraduate program from Federal University Center of Alfenas _ MG, presenting the hardships and the results of the first four years, using registers found in the proceedings of the Nursing Department and School and the authors'experience as coordinators of this process. There were reports considering some features as facilitators: incentive to multidisciplinary work, increased number of partnerships with professionals in the field; better use of IT resources, of the library and database; increased participation in research events. And, on the difficult side we found: the establishment of norms for the presentation of scientific papers, since at the time the School had no norms for that. We came to the conclusion that, in spite of the difficulties found, research might take place, and it constitutes a dynamic process where there is a learning to learn situation, either for students or for the faculty.
  • O processo de mudança na educação de enfermagem nos cenários uni: potencialidades e desafios Diretrizes Curriculares - Implementação E Avaliação - Relatos De Experiência Das Dcn

    Silva, Kênia Lara; Sena, Roseni Rosângela de

    Resumo em Português:

    O estudo aborda as mudanças ocorridas no processo ensino-aprendizagem de enfermagem nas Escolas brasileiras que desenvolvem o Projeto UNI, descrevendo o movimento de mudança, as resistências / conflitos e os desafios presentes. Caracteriza-se como estudo qualitativo, do qual os dados foram obtidos de Grupos Focais e de documentos fornecidos pelas instituições. Os resultados evidenciam o movimento de mudança como gradual, dinâmico e contínuo na busca de modelos de ensino que superam a racionalidade técnica para uma proposta crítico-reflexiva. Apesar dos desafios relativos à avaliação e capacitação dos sujeitos na superação das resistências / conflitos, conclui-se que o processo de mudança sustentou-se na criação de espaços participativos e em relações horizontais, permitindo uma nova valorização na educação de enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio analiza los cambios ocurridos en el proceso de enseñanza-aprendizaje de enfermería en las Escuelas brasileñas que desarrollan el Proyecto UNI, para describir el movimiento de cambio, las resistencias/conflictos y los desafíos presentes. Se caracteriza como un estudio cualitativo, cuyos datos se obtuvieron de Grupos Focales y con documentación que las instituciones proporcionaron. Los resultados indican un movimiento de cambio gradual, dinámico y continuo en la búsqueda de modelos de enseñanza que superan la racionalidad técnica hacia una propuesta crítico-reflexiva. No obstante los desafíos respecto a la evaluación y capacitación de los sujetos para superar las resistencias/conflictos, se concluye que el proceso de cambio se ha sostenido en la creación de espacios participativos y en relaciones horizontales, permitiéndose así, una nueva valoración de la educación de enfermería.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzes changes occurred in the nursing teaching and learning process from Brazilian Schools which pursue the UNI Project, by describing a movement toward change, besides resistance, conflicts, and current challenges involved. It is a qualitative study whose data were gathered by using Focal Groups and documents available in these institutions. Its results show there is a gradual, dynamic and continuous movement toward change, through the search for teaching models that might replace technical rationality with a critical-reflexive proposal. In spite of challenges related to evaluation and individual competencies to overcome resistance and conflicts, we have found that the change process was supported by the creation of participative spaces and horizontal relationships, allowing for a renewed valorization of nursing education.
  • Repensando a licenciatura em enfermagem à luz das diretrizes curriculares Diretrizes Curriculares - Implementação E Avaliação - Relatos De Experiência Das Dcn

    Motta, Maria de Graça Corso da; Almeida, Miriam de Abreu

    Resumo em Português:

    Trata-se de um relato da construção da proposta curricular para o curso de Licenciatura em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Neste artigo é apresentado um breve histórico do curso de licenciatura, a estrutura curricular atual do curso da UFRGS, bem como a legislação pertinente no âmbito da educação e da enfermagem. Finalizando, são relatados os estudos da Coordenadoria das Licenciaturas (COORLICEN) da UFRGS e a proposta de alteração curricular do curso contemplando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores e a regulamentação do exercício profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de un relato para construir la propuesta curricular para el curso de Licenciatura en Enfermeria de la Universidad Federal de Rio Grande del Sur(UFRGS). En artículo presenta un breve histórico del curso de licenciatura, la estructura curricular actual del curso de la UFRGS, así como la legislación pertinente en ámbito de la educación y de la enfermeria. Al finalizar, se comentan los estudios de la Coordinaduría de las Licenciaturas (COORLICEN) de la UFRGS y la propuesta de alteración curricular del curso, para contemplar las Directrices Curriculares Nacionales para la Formación de Profesores y la reglamentación del ejercicio profesional.

    Resumo em Inglês:

    This is a report about the design of a curricular proposal for the Teaching Major in Nursing from Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). In this article, we present a brief history line of this undergraduate program, its current curricular structure at UFRGS, as well as existing legislation both at its educational and nursing levels. Finally, the results of studies carried out by the Teaching Majors Coordination (COORLICEN) at UFRGS are reported, besides a proposal for curricular changes to the nursing major, according to the National Curricular Guidelines for Teacher Education and legislation pertaining to this profession.
  • Saúde mental como tema transversal no curriculo de enfermagem Diretrizes Curriculares - Implementação E Avaliação - Relatos De Experiência Das Dcn

    Monteiro, Ana Ruth Macêdo

    Resumo em Português:

    Busca-se com este estudo averiguar a possibilidade do conteúdo de saúde mental ser transversal nas disciplinas dos cursos de graduação em enfermagem, descrevendo a experiência desenvolvida em uma universidade pública e conhecendo a percepção dos acadêmicos sobre essa prática. Participaram da pesquisa 27 alunos. Foi utilizado o questionário. No que diz respeito à inserção da saúde mental em outras disciplinas, 18,5 % considerou ótima, 70,5% boa e 11% como regular. Quanto a sua aplicabilidade 7,5% conseguiu aplicar o que foi visto, 81,5% aplicou algumas vezes, mas acredita que poderá utilizar e 11% não conseguiu aplicar, mas acredita que poderá utilizar. A saúde mental aplicada a várias disciplinas no curso de enfermagem é percebida pelos alunos como base para oferecer ao cliente, família e comunidade uma atenção globalizada.

    Resumo em Espanhol:

    Se busca con este estudio averiguar la posibilidad de que los contenidos de salud mental sean transversales en las disciplinas de los cursos de Enfermería, al describir la experiencia que fue desarrollada en una universidad pública y saber lo que conocían los académicos sobre esa práctica. Participaron de la investigación 27 alumnos. Se utilizó un cuestionario. Respecto a la inserción de la salud mental como materia en otras disciplinas, el 18,5% lo consideró óptimo, el 75,5% bueno y el 11% regular. Cuanto a su aplicabilidad un 7,5% consiguió aplicar lo que fue visto, un 81,5% lo aplicó algunas veces, pero cree que lo podrá utilizar y un 11% no lo consiguió aplicar, mas cree que lo podrá utilizar. La salud mental aplicada a varias disciplinas en el curso de enfermería está percibida por los alumnos como base para ofrecerle al cliente, a la familia y a la comunidad una atención holística.

    Resumo em Inglês:

    Our aim in this study was to check if the contents of the mental health subject area may permeate the courses forming the Undergraduate program in nursing, by describing the experience developed in a public university and by getting to know what the academics' perception of that practice was. Twenty-seven students took part in the research. A questionnaire was used. Concerning the introduction of the mental health subject area in other disciplines, 18,5% of the respondents claimed it was great, 70,5% said it was good, and 11% considered it as regular. As to its applicability, 7,5% got to use what they had learned, 81,5% used it sometimes, but they believe it is of use, and 11% of the respondents didn't get to use it, but believe it can be used. The application of the mental health subject area contents to several courses in the nursing program is perceived by students as a basis for a global health care to be supplied to customers, family, and community.
  • Transdisciplinaridade na educação para a saúde: um planejamento para a graduação do enfermeiro Diretrizes Curriculares - Implementação E Avaliação - Relatos De Experiência Das Dcn

    Silva, Cláudia Regina Lima Duarte da; Ernesto Jacob, Keim; Bertoncini, Judite Hennemann

    Resumo em Português:

    A transdisciplinaridade como uma alternativa educacional que privilegia a formação integral do sujeito que se apresenta também como profissional, é apresentada neste artigo como relato do planejamento educacional organizado no curso de enfermagem da Universidade Regional de Blumenau, (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Mostramos esta perspectiva pedagógico didática numa perspectiva teórica que insere a ética como alternativa de formação numa perspectiva da planetaridade. É um procedimento didático apoiado na metodologia dos círculos de cultura propostos por Paulo Freire através do qual se busca a integração dos conteúdos próprios para a formação do enfermeiro em torno de princípios essenciais, fundamentos cognitivos e temas relevantes.

    Resumo em Espanhol:

    La transdisciplinaridad como una alternativa educativa que prioriza la formación integral del sujeto que se presenta también como profesional, es presentada en este artículo como un relato de planificación educativa organizada en el curso de enfermería de la "Universidade Regional de Blumenau" (FURB), Santa Catarina, Brasil. Presentamos esta perspectiva pedagógico-didáctica, en una perspectiva teórica que insiere la ética como alternativa de formación en una perspectiva de planetaridad. Es un procedimiento didáctico que está apoyado en la metodología de los "círculos de cultura" que propone Paulo Freire, mediante el cual se busca la integración de los contenidos propios para la formación del enfermero en torno a los principios esenciales, fundamentos cognitivos y temas relevantes.

    Resumo em Inglês:

    Interdisciplinary teaching as an educational alternative which allows for global education of individuals who are also professionals is shown in this article as an educational planning report organized by the undergraduate Nursing program from Regional University of Blumenau (FURB), located in the city of Blumenau, in the state of Santa Catarina, Brazil. We show this didactic-pedagogical perspective from a theoretical perspective that presents ethics as an alternative for an education process aimed at the global community. This is a didactic proceeding supported by the methodology of "culture circles", proposed by Paulo Freire. Through them one searches for the integration of relevant contents to a nurse training centered on essential principles, cognitive bases, and relevant themes.
  • A cidadania e a ética como eixos norteadores da formacão do enfermeiro Reflexões Teórico-Metodológicas

    Bellato, Roseney; Gaíva, Maria Aparecida Munhoz

    Resumo em Português:

    A partir de nossa vivência como docentes de Enfermagem buscamos com a presente reflexão alimentar a discussão sobre a formação profissional do enfermeiro tendo por eixos norteadores a Ética, os Direitos Humanos e a Cidadania. Entendemos a saúde como valor humano agregador de outros valores, sendo que os desafios com que nos deparamos nessa área não são da ordem dos conflitos morais, da escolha entre o bem e o mal, mas sim dilemas éticos, resultante da pluralidade de imperativos contraditórios que se colocam em jogo nesse cenário. Faz-se necessário, portanto, promover a formação de profissionais enfermeiros competentes para refletirem criticamente sobre as interrogações fundamentais que se apresentam na sua prática quotidiana, atuando de maneira ética e cidadã.

    Resumo em Espanhol:

    A partir de nuestra experiencia como docentes de Enfermería buscamos con esta reflexión alimentar la discusión sobre la formación profesional del enfermero al presentar la Ética, los Derechos Humanos y la Ciudadanía como nortes de esa formación . Entendemos la salud como un valor humano que añade otros valores y los desafíos con los que nos deparamos en este campo no son del orden de los conflictos morales, de la elección entre el bien y el mal, pero sí dilemas éticos que resultan de la pluralidad de imperativos contradictorios que se ponen en juego en ese escenario. Por lo tanto, hay que promover la formación de profesionales enfermeros competentes, quienes ponderarán críticamente sobre las interrogantes fundamentales de su práctica cotidiana, para actuar de forma ética y con ciudadanía.

    Resumo em Inglês:

    Based on our experience as Nursing Professors, we wish, by means of this reflection, to urge a discussion on nursing professional training, following guidelines as Ethics, Human Rights, and Citizenship. We understand health is a human value which elicits further values, and the challenges we face in this area are not of a moral kind, like choosing between good and evil - they are ethical dilemmas, stemming from the wide range of contradictory imperatives that are at stake within this scenario. It is paramount, therefore, to promote the professional training of competent nurses so that they can think critically about fundamental issues arising in their daily practice, and act according to ethics and citizenship values.
  • Competências dos profissionais de saúde no referencial das funções essenciais de saúde pública: contribuição para a construção de projetos pedagógicos na enfermagem Reflexões Teórico-Metodológicas

    Witt, Regina Rigatto; Almeida, Maria Cecília Puntel de

    Resumo em Português:

    A construção de competências dos profissionais de saúde no referencial das Funções Essenciais de Saúde Pública (FESP) faz parte de um conjunto de iniciativas que buscam dar resposta às necessidades dos serviços para a resolução dos problemas de saúde, considerando-se as transformações ocorridas no setor saúde e no mundo do trabalho. O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão teórica sobre a temática de competências profissionais, a fim de contribuirmos para a construção de projetos político-pedagógicos para o ensino da saúde e da enfermagem em especial. Para isto, apresentamos o modelo de competências, essas, no referencial das FESP e as propostas apresentadas até então, tendo em vista a construção de modelos de formação interdisciplinares, críticos e reflexivos.

    Resumo em Espanhol:

    La construcción de las competencias de los profesionales de salud en el marco de las Funciones Esenciales de Salud Pública (FESP) es parte de un conjunto de iniciativas que buscan dar respuesta a las necesidades de los servicios para resolver los problemas de salud, considerando las transformaciones ocurridas en el sector de la salud y en el mundo del trabajo.El objetivo es hacer una reflexión teorica sobre el tema de las competencias profisionales a fin de contribuir para la construcción de proyectos político-pedagógicos en la enseñanza de la salud y de la Enfermería en especial. Para ello, se presenta el modelo de competencias en el marco de las FESP y teniendo en cuenta los modelos de formación interdisciplinares, críticos y reflexivos.

    Resumo em Inglês:

    The development of competencies among health professionals in relation to the Essential Public Health Functions (EPHF) is part of a number of initiatives that are meant to face the need for services that can lead to the resolution of health problems, considering the transformations occurred in the health sector and in the workplace. This article's objective is to make a theorical reflection on the theme of professional competencies, so that we can contribute to the development of political-pedagogical projects for health training and primarily for nursing training. For that matter, we introduce the competency-based model. These competencies are in accordance with the EPHF and with the competencies proposed so far, and are aimed at contributing to the development of interdisciplinary, critical, and reflexive education models..
  • Criatividade e relação pedagógica: em busca de caminhos para a formação do profissional crítico criativo Reflexões Teórico-Metodológicas

    Reibnitz, Kenya Schmidt; Prado, Marta Lenise do

    Resumo em Português:

    Este estudo, é uma reflexão filosófica e ressalta a importância dos espaços de liberdade na relação pedagógica como ferramenta para a formação do profissional crítico-criativo. Compreendemos o "ofício" do professor no processo de trabalho educar como possibilidade de liberdade, com criação de projetos a partir das finalidades estabelecidas no contexto de sua realidade. É de fundamental importância a valorização do espaço interseçor, como um privilegiado espaço de liberdade e autonomia, onde a relação pedagógica favorece o ensino prático-reflexivo, resgatando o potencial criativo, o potencial dos indivíduos, a autogovernabilidade.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio es una reflexión filosófica y resalta la importancia de los espacios de libertad en la relación pedagógica como una herramienta para la formación del profesional crítico-creativo. Comprendemos el "oficio" del profesor en el proceso de educar como posibilidad de libertad, con la creación de proyectos a partir de las finalidades establecidas en el contexto de su realidad. Es de fundamental importancia la valoración del espacio mediador, como un espacio privilegiado de libertad y autonomía, en donde la relación pedagógica favorece la enseñanza práctica-reflexiva y rescata el potencial creativo, el potencial de los individuos y la autogubernabilidad.

    Resumo em Inglês:

    This study is a philosophical reflection and stresses the importance of freedom spaces inside the pedagogical relationship as a tool for the constitution of a critical and creative professional. We view the teaching "art" in the educational work as a possibility for freedom, with projects arising from the objectives established within his/her contextualized reality. It is paramount to value the intersection space as a privileged space for freedom and authonomy to be expressed, where the pedagogical relationship favors a practical and thougth-provoking learning, rescuing the creative potential of individuals and their self-guidance.
  • Educação sem distâncias: utilização do WebCT como ferramenta de apoio para o ensino da Terapia Intravenosa na graduação em Enfermagem Reflexões Teórico-Metodológicas

    Dias, Denise Costa; Cassiani, Silvia Helena De Bortoli

    Resumo em Português:

    Esta investigação focalizou o ambiente de aprendizagem por meio da Internet, onde foi abordado o ensino da terapia intravenosa(TIV). Dentre os vários conteúdos que poderiam ser ministrados em um ambiente de aprendizagem via Internet foi escolhida a TIV pois trata-se de um tema complexo que abrange não apenas os procedimentos técnicos mas também aspectos conceituais que podem ser discutidos em um ambiente virtual de aprendizagem. Os objetivos da investigação foram desenvolver material educacional sobre Terapia Intravenosa, utilizando a Internet para orientar o aprendizado de conceitos relacionados a terapia intravenosa, proceder avaliação por especialistas do material educacional sobre Terapia Intravenosa produzido e avaliar a utilização do mesmo pelos alunos em termos de dificuldades e/ou facilidades, participação/interação no ambiente, usabilidade das ferramentas disponíveis no ambiente. O ambiente utilizado para disponibilizar o curso na Internet foi o WebCT.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación focaliza el ambiente de aprendizaje por medio de la Internet, para enseñar la terapia intravenosa(TIV). Entre los distintos contenidos que se podrían ministrar vía Internet se escogió la TIV, pues se trata de un tema complejo porque abarca los procedimientos técnicos, pero también aspectos conceptuales que se pueden discutir en un aprendizaje virtual. Los objetivos consistieron en desarrollar un material educativo sobre Terapia Intravenosa, utilizando Internet para orientar el aprendizaje de los conceptos de dicha terapia, para proceder a la evaluación del material educativo producido sobre Terapia Intravenosa y evaluar el uso del mismo por los alumnos en términos de dificultades y facilidades, participación/interacción en el ambiente, uso de las herramientas disponibles en el ambiente.

    Resumo em Inglês:

    This investigation focused on a learning environment via Internet, through which Intravenous Thereapy (IVT) was taught. Due to its complexity, Intravenous Therapy was chosen against numerous subjects to be taught through an e-learning environment, by comprising both technical procedures and conceptual aspects that can be discussed through a virtual learning environment. The objectives of this study were to develop educational material about Intravenous Therapy to guide students through the learning related to intravenous therapy, to have the related educational material evaluated by experts, and to evaluate the students' use of this material, considering difficulties and/or advantages, participation/interaction in this environment, and usability of its tools. The interface used for the Internet-based training program was WebCT.
  • Formação por competência do enfermeiro: alternância teoria-prática, profissionalização e pensamento complexo Reflexões Teórico-Metodológicas

    Nascimento, Estelina Souto do; Santos, Geralda Fortina dos; Caldeira, Valda da Penha; Teixeira, Virgínia Mascarenhas Nascimento

    Resumo em Português:

    Pretende-se com este estudo refletir sobre a formação por competência do enfermeiro a partir da compreensão da alternância como condição necessária para a articulação teoria e prática, bem como discutir questões relativas à formação por competências e à profissionalização. Buscou-se a ampliação do entendimento do sentido de competência e da articulação entre teoria e prática. Discute-se a noção de profissionalização e formas de trabalhar competências conforme diferentes abordagens e objetivos distintos, chegando-se ao entendimento de competência como agir em situação, o que traz envolvimento para a formação e aponta para o pensamento contextual e complexo. Finalmente, indica-se a alternância como dispositivo para a formação profissional do enfermeiro.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio pretende reflexionar sobre la formación por competencia del enfermero, a partir de la comprensión de la alternancia como condición necesaria para la articulación entre teoría y práctica, así como discutir cuestiones relativas a la formación por competencias y a la profesionalización. Se buscó ampliar el sentido de competencia y la articulación entre teoría y práctica. Se discute la noción de profesionalización y formas de trabajar las competencias, conforme distintos abordajes y objetivos, y se llega a entender la competencia como 'actuar en situación', lo que genera una corresponsabilidad en la formación y apunta hacia un pensamiento contextual y complejo. Finalmente, se indica la alternancia como dispositivo para la formación profesional del enfermero.

    Resumo em Inglês:

    This study aims at eliciting a reflection on a competency-based education for nurses by understanding alternation as a necessary condition for an articulation between theory and practice, as well as at discussing some issues related to competency-based education and professionalization. We have searched to widen up our understanding of what competencies are and of an articulation between theory and practice. We have discussed the notion of professionalization and some ways of working on competencies by following different approaches and distinctive objectives, and we have reached an understanding about competencies, how to act in some situations, what leads to educational commitment, and what calls for contextualized and complex thought. Finally, we suggest alternation as a device for professional nurse education.
  • Como será o amanhã? responda quem puder! perspectivas de enfermeirandos quanto ao seu futuro profissional Página Do Estudante

    Souza Júnior, José Gilmar Costa de; Cavalcanti, Aracele Tenório de Almeida; Monteiro, Estela Maria Leite Meireles; Silva, Maria Inês da

    Resumo em Português:

    Estudo qualitativo que teve como objetivos: Identificar os fatores significativos na formação do enfermeiro; descortinar o perfil do enfermeiro na percepção do graduando; conhecer as perspectivas dos enfermeirandos quanto ao seu amanhã profissional. Teve como sujeitos 12 alunos concluintes do Curso de Graduação em Enfermagem de três Universidades de Pernambuco. Foram realizadas entrevistas gravadas e observação assistemática, nos meses de março e abril de 2003. Como resultados foram construídas as seguintes categorias: Escolha pela profissão de enfermagem; envolvimento com a formação profissional; reflexões quanto à formação acadêmica e perspectivas em relação ao futuro profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Estudio cualitativo, cuyos objetivos fueron: identificar los factores significativos en la formación del enfermero; descubrir el perfil del enfermero, tal como lo ve el estudiante; conocer las perspectivas de los estudiantes respecto a su mañana/porvenir profesional. Tuvo como sujetos a 12 estudiantes que concluían el Curso de Enfermería de tres Universidades de Pernambuco,en Brasil.Se realizaron entrevistas grabadas y observación asistemáticas los meses de marzo y abril de 2003. Como resultado se construyeron las siguientes categorías: elección de la profesión de enfermería; compromiso con la formación profesional; reflexiones respecto a la formación académica y perspectivas respecto a su futuro profesional.

    Resumo em Inglês:

    This is a qualitative study aimed at: identifying significant factors in nurse education; presenting a nurse profile as perceived by an undergraduate student; getting to know the perspectives nursing students have for their future professional lives. The interviewees were twelve students in nursing undergraduate programs from three universities located in the state of Pernambuco, Brazil. Recorded interviews and non-systematic observation were carried out between March and April, 2003. The following categories were identified: choice of the nurse profession; involvement in professional education; reflections on academic education and perspectives for future professional lives.
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br