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Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 61, Número: 1, Publicado: 2008
  • A ABEn fortalecendo laços e construindo o futuro Editorial

    Lopes, Maria Goretti David
  • Conhecimento, atitude e prática do uso de pílula e preservativo entre adolescentes universitários Pesquisa

    Alves, Aline Salheb; Lopes, Maria Helena Baena de Moraes

    Resumo em Português:

    Foram avaliados o conhecimento, atitude e prática em relação à pílula e ao preservativo entre adolescentes, ingressantes de uma universidade pública paulista. Um questionário foi aplicado a 295 universitários. Observou-se que os adolescentes apresentaram atitudes positivas em relação à prática contraceptiva, já que 92,6% opinaram que devem utilizar métodos anticoncepcionais, e dentre os adolescentes com vida sexual ativa, aproximadamente 82% responderam que utilizavam algum método em todas as relações sexuais. Demonstraram ter maior conhecimento do que prática. Quando comparados o preservativo e a pílula, os adolescentes apresentam maior conhecimento e prática em relação ao preservativo. Conclui-se que embora os adolescentes tenham conhecimento e atitudes adequadas, precisam modificar algumas de suas práticas para uma anticoncepção eficaz.

    Resumo em Espanhol:

    Fueron evaluados el conocimiento, la actitud y la práctica en relación a la píldora y al preservativo entre adolescentes recién matriculados en una universidad pública paulista. Fue aplicado un cuestionario a 295 adolescentes. Se observó que los adolescentes presentan actitudes positivas relativas a la práctica anticonceptiva, ya que el 92,6% opinan que deben usar métodos anticonceptivos y entre los adolescentes con vida sexual activa, aproximadamente el 82% contestaron que utilizaban algún método en todas las relaciones sexuales. Demostraron tener más conocimiento que práctica. Comparando el preservativo y la píldora, hubo mayor conocimiento y práctica en relación al preservativo. Se concluye que, aunque los adolescentes tengan conocimiento y actitudes adecuadas, necesitan cambiar algunas de sus prácticas para una anticoncepción eficaz.

    Resumo em Inglês:

    It was evaluated knowledge, attitude and practice concerning contraceptive pills and preservatives among teenagers at a public University of São Paulo. A questionnaire was applied for 295 students. We verified that teenagers presented a positive attitude as to contraceptive practices because 92,6% of them said that adolescents should use contraceptive methods, and among those who had already initiated their sexual activities, 82% answered that they always used some type of contraceptive during their sexual intercourses. They showed higher knowledge than practice. Comparing the pill to preservative, we noticed that adolescents presented a greater knowledge and practice regarding preservatives. It was concluded that although they have corrects knowledge and practice, they need modified some of their practices for an effective contraception.
  • Interdisciplinaridade na Graduação em Enfermagem: um processo em construção Pesquisa

    Galindo, Marly B.; Goldenberg, Paulete

    Resumo em Português:

    Os cursos de graduação em Enfermagem, de estrutura disciplinar, se vêm às voltas com a necessidade de reorganização curricular em atenção às exigências legais o que justifica o objetivo de caracterizar a incorporação da interdisciplinaridade na graduação em três instituições do Município de São Paulo. Adotada uma abordagem qualitativa, o estudo recorreu à análise documental e entrevistas com os coordenadores de curso. O levantamento evidenciou esforços de reorganização curricular com vistas à integração disciplinar, sendo apontados, ao lado das dificuldades enfrentadas, os cenários de práticas como lócus privilegiado para o exercício da interdisciplinaridade.

    Resumo em Espanhol:

    Los cursos de graduación en Enfermería, de estructura disciplinar, necesitan reorganizarse en cumplimiento a las exigencias legales actuales, lo que justifica el objetivo de caracterizar la incorporación de la interdisciplinaridad en tres instituciones de la municipalidad de São Paulo-Brasil. Con un abordaje cualitativo, el estudio se utilizó del análisis documental y de entrevistas. El estudio ha evidenciado esfuerzos de reorganización curricular con vistas a la integración disciplinar, siendo apuntados, al lado de las dificultades enfrentadas, los escenarios de prácticas como locus privilegiado para el ejercicio de la interdisciplinaridad.

    Resumo em Inglês:

    Diploma Programs in Nursing with disciplinary curricula cope with the need to be reorganized to conform to the new guidelines. In this way the study aimed at characterizing the incorporation of the interdisciplinarity in tree undergraduate courses, in the municipality of São Paulo. Documents and interviews were collected and then analyzed in a qualitative approach. The study detected efforts on the part of the coordination of the courses to establish an integrated curriculum. Aside limiting factors pointed out, the projects in the community appear as facilitators of incorporation of the interdisciplinarity in the curricula.
  • O significado do tabagismo no contexto do câncer de laringe Pesquisa

    Hortense, Flávia Tatiana Pedrolo; Carmagnani, Maria Isabel Sampaio; Brêtas, Ana Cristina Passarella

    Resumo em Português:

    Este estudo qualitativo objetivou compreender crenças e valores estabelecidos na relação entre câncer de laringe e tabagismo utilizando a estratégia do Discurso do Sujeito Coletivo. Participaram três pacientes, três profissionais de saúde e três familiares. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas. A análise identificou as categorias: história do tabagismo; busca por ajuda para sua doença; saúde, câncer de laringe e tabaco; cuidado familiar e cuidado profissional. O estudo demonstrou a necessidade de ampliar o foco de atuação dos profissionais acrescentando na formação desses trabalhadores paradigmas das ciências humanas visando contribuir para mudanças comportamentais no que diz respeito às orientações de saúde sobre os hábitos e/ou estilos de vida dos usuários dos serviços de saúde e seus familiares.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio cualitativo fue comprender las creencias y valores establecidos sobre la relación entre el cáncer de laringe y el tabaquismo utilizándose la estrategia del Discurso del Sujeto Colectivo. En el estudio participaron tres pacientes, tres profesionales de la salud y tres familiares. Los datos fueron colectados por medio de entrevistas semi-estructuradas. El análisis de los datos identificó las siguientes categorías: historia de tabaquismo; la busca por ayuda para la enfermedad; salud, cáncer de laringe y tabaco; cuidado familiar y cuidado profesional. El estudio demostró la necesidad de ampliar el foco de la actuación de los profesionales acrecentándose a la formación de estos trabajadores los paradigmas de las ciencias humanas con el objetivo de contribuir para mudanzas de comportamiento relacionadas a las orientaciones de salud sobre los hábitos y/o estilos de vida de los usuarios de los servicios de salud y de sus familiares.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this qualitative study was to understand beliefs and values established as to the relation between larynx cancer and smoking by using the Collective Subject's Speech strategy. Three patients, three healthcare providers and three family members participated in the study. Data were collected in semi-structured interviews. The data analysis identified the following categories: smoking background; looking for help for the disease; health, larynx cancer and tobacco; family care and professional care. The study showed the need of broadening the focus of healthcare providers' performance when qualifying these workers by adding paradigms of human sciences in order to enable behavioral changes as to health guidance on habits and/or life styles of users of healthcare services and their family members.
  • Políticas de formação de recursos humanos em saúde e enfermagem Pesquisa

    Almeida, Luciana Pavanelli von Gal de; Ferraz, Clarice Aparecida

    Resumo em Português:

    O movimento sanitário trouxe ao cenário da educação demandas de formação em saúde orientada para atenção básica, tendo em vista o descompasso da atuação profissional diante das necessidades de saúde da população. Trata-se de pesquisa documental com objetivo de identificar no marco das Conferências Nacionais e de Recursos Humanos em Saúde, no período de 1986 a 2005, as políticas de formação de recursos humanos. Os resultados revelaram que o debate acerca da formação em enfermagem se inscreve nas seguintes categorias: marcos legais da formação em enfermagem; dimensão curricular na formação em saúde; perspectiva das metodologias de ensino-aprendizagem e capacitação de recursos humanos em saúde. Essa trajetória de debate assinala o caminho a percorrer na atualidade pelas diferentes instâncias de formação.

    Resumo em Espanhol:

    El movimiento sanitario trajo al escenario de la educación demandas de formación en salud orientada para la atención básica, teniendo en vista el descompaso de la actuación profesional delante de las necesidades de salud de la población. Se trata de una investigación documental con el objetivo de identificar en el marco de las Conferencias Nacionales y de Recursos Humanos en Salud, en el período de 1986 a 2005, las políticas de formación de recursos humanos. Los resultados revelaron que el debate sobre la formación en enfermería se inscribe en las siguientes categorias: marcos legales de la formación en enfermería; dimensión curricular en la formación en salud; perspectiva de las metodologías de enseñanza-aprendizaje y capacitación de recursos humanos en salud. Esa trayectoria de debate, señala el camino a recorrer en la actualidad por las diferentes instancias de formación.

    Resumo em Inglês:

    The sanitary movement brought about, in the educational setting, demands for health training focused on primary care, considering the inconsistency between professional practice and population health needs. This is a documental research with the objective to identify human resources development policies in National and Health Human Resources Conferences, in the period from 1986 to 2005. Results show that the debate concerning nursing education is presented in the following categories: legal landmarks in nursing education; curricular dimension of health education; perspectives of teaching-learning methods; and health human resources training. This course of debate shows the current path that different education instances should trail.
  • Processo de ascenção ao cargo e as facilidades e dificuldades no gerenciamento do território na Estratégia Saúde da Família Pesquisa

    Ximenes Neto, Francisco Rosemiro Guimarães; Sampaio, José Jackson Coelho

    Resumo em Português:

    O estudo objetiva caracterizar o processo pelos quais os gerentes de território da Estratégia Saúde da Família-ESF ascenderam ao cargo e os limites e/ou facilidades encontradas por este em seu processo de trabalho. A pesquisa é de abordagem predominantemente qualitativa, realizada em Sobral-Ceará, com 28 gerentes de território da ESF, no período de novembro de 2006 a junho de 2007. O processo que levou os gerentes ao cargo, não leva em consideração um perfil de competências, ocorrendo de maneira administrativamente artesanal. As principais facilidades no processo de trabalho dos gerentes se dão principalmente, pelo bom relacionamento com a equipe e o compromisso desta. Já as dificuldades referem-se a conciliação das atividades de enfermagem e gerenciamento e falta de capacitação para o gerenciamento.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio tiene como objetivo caracterizar el proceso por el cuál los gerentes de territorio de la Estrategia Salud de la Familia ESF ascendieron al cargo y los limites e/o dificultades encontrados por estos en su proceso de trabajo. La pesquisa es de abordaje predominantemente cualitativo, realizada en Sobral Ceará, con 28 gerentes de territorio de la ESF, en el periodo de Noviembre de 2006 a Junio de 2007. El proceso que llevó a los gerentes al cargo, no lleva en consideración un perfil de competencias, ocurriendo de manera administrativamente artesanal. Las principales facilidades en el proceso de trabajo de los gerentes se dan por la buena relación con el equipo y el compromiso de este. Ya las dificultades se refieren a la conciliación de las actividades de enfermería, gerencia y falta de capacitación para la gerencia.

    Resumo em Inglês:

    The study aims to characterize the process by which the territory managers of the Health Strategy of the Family- HSF ascended to the position and the limits and/or ease found by them in their work process. The research is of a predominantly qualitative approach, accomplished in Sobral-Ceará, with 28 territory managers of the HSF, in the period of November of 2006 to June of 2007. The process that took the managers to the position, does not take into consideration a profile of competences, occurring in a handmade administrative way. The main ease in the managers' process work mainly happens, due to the good relationship with the team and its commitment. Yet the difficulties refer the conciliation of the nurse activities and management and lack of training for management.
  • Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem Pesquisa

    Lopes Neto, David; Teixeira, Elizabeth; Vale, Euclea Gomes; Cunha, Fátima Scarparo; Xavier, Iara de Moraes; Fernandes, Josicléia Dumêt; Shiratori, Kaneji; Reibnitz, Kenia Schmidt; Sordi, Mara Regina Lemes de; Barbieri, Márcia; Bocardi, Maria Inês Brandão

    Resumo em Português:

    A investigação teve como objetivo, partindo do índice de aderência dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais, analisar qualitativamente potencialidades e fragilidades dos cursos. Estudo descritivo, comparativo, tendo como base os relatórios dos processos avaliativos conduzidos pelo INEP/MEC. Amostra constituída pelos relatórios para fins de reconhecimento e renovação de reconhecimento, realizados no período de 2002 a 2006, relativos a 12 cursos de graduação. Foram analisados 8 cursos localizados nos quartis superior e 4 no inferior. O estudo revelou fortalezas e fraquezas dos cursos nas três dimensões dos relatórios de avaliação, e aponta para a necessidade das escolas/cursos buscarem melhor vinculação entre a adoção das bases epistemológicas presentes nas DCN/ENF e as propostas nos PPC/ENF.

    Resumo em Espanhol:

    Ésta investigación tuvo como objetivo, a partir del índice de adhesión de los Proyectos Pedagógicos de los Cursos de Graduación en Enfermería a las Directrices Curriculares Nacionales para esos cursos, analizar cualitativamente potencialidades y fragilidades de los cursos estudiados. Se trata de un estudio descriptivo, comparativo, entre los datos presentes en los PPC/ENF y los propuestos em las DCN/ENF, basado en los realatorios de los procesos evaluativos conduccidos por lo INEP/MEC. La amuestra fue compuesta por los relatorios con énfasis en el reconocimiento y renovación de reconocimiento, realizados en el período de 2002 a 2006, relativos a 12 cursos de graduación. Fueron analizados 8 cursos localizados en los quartis superior y 4 en el inferior. La investigación señaló puntos fuertes y además flacos de los cursos en las tres dimensiones de los relatorios de evaluación, y apunta la necesidad de las escuelas/ cursos en la busqueda de mejor vinculación entre la adopción de las bases epistemiológicas presentes en las DCN/ENF y las propuestas em los PPC/ENF.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed, starting from the index of adherence of the Pedagogical Projects of the Undergraduate Nursing Courses to the National Curriculum Rules for these Courses, to analyze qualitatively potentialities and weak points of the courses. It is a descriptive, comparative study, between the present data in the PP/UNC and the proposed in the NCR/UNC, having as basis the reports of the evaluation processes conducted by the INEP/MEC. The sample was composed by the reports used for approval and reapproval, conducted in the period from 2002 through 2006, concerning 12 undergraduate courses. One analyzed 8 courses located in the superior part and 4 in the inferior. The study revealed strong and weak points of the courses in the three dimensions of the evaluation reports, and shows needs in the colleges/courses to search for a better use of the epistemologic bases present in the NCR/UNC and proposed in the PP/UNC.
  • Análise histórica do Jornal da ABEn: mudanças e transformações no Século XXI Pesquisa

    Meneses, Abel Silva de; Kadoguti, Luana de Lima; Sanna, Maria Cristina

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo descritivo-exploratório e interpretativo, apresentando criticamente as matérias de 19 exemplares do "Jornal ABEn", editados no primeiro lustro do século XXI, sob a ótica do aluno de graduação em Enfermagem. O estudo objetivou identificar, quantificar e analisar criticamente o conteúdo das publicações deste periódico, que veicula, desde 1958, informações de interesse geral e de caráter político, norteando os rumos da Enfermagem. A análise dos dados permitiu observar que esse periódico deu um relevante salto de qualidade a partir de meados 2002, e que a autoria prevalente das matérias é de membros da diretoria da ABEn Nacional, enquanto que as temáticas predominantes são as de políticas de saúde e de ensino superior de Enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    Tratase de un estudio descritivo-exploratório y interpretativo, presentando criticamente las matérias de 19 ejemplares del Informativo de la ABEn, publicados en el primer lustro del Siglo XXI, bajo la otica del estudiante de enfermería. El estudio objectivó identificar, cuantificar y analisar el contenido de las publicaciones de este periódico que es publicado desde el 1958 con informaciones de interés general y politico que sirve como norte para los rumos de la enfermería. La analisis permitió observar que lo periódico ha ganado en calidad a partir del comenzo del 2002 y que la autoría prevalente de las materias es de los miembros de la directoría de la ABEn Nacional y que la temáticas más importantes son relacionadas a las políticas de salud y de enseñanza en enfermería.

    Resumo em Inglês:

    This is an descriptive-exploratory and interpretative study that presents and criticizes matters of 19 issues of ABEn's Newsletter published in the beginning of XXI Century, under the nursing student's view. The study aimed at identifying, quantifying and analyzing the content of this publication that is published since 1958, whose content offers information of general and political interest to guide Nursing routes. The analysis allowed to observe that the periodical had jumped in quality since the beginning of 2002, and that prevalent authorship is of membership directors of National ABEn, while predominant thematic are related to health policies and nursing education.
  • A criança e seus direitos na família e na sociedade: uma cartografia das leis e resoluções Pesquisa

    Gomes, Ilvana Lima Verde; Caetano, Rosângela; Jorge, Maria Salete Bessa

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa compreende uma revisão documental das leis, resoluções e outros documentos referentes ao direito das crianças e adolescentes existentes no Brasil e exterior, objetivando com isso uma compreensão e um conhecimento maior sobre a criança e seus direitos. Os documentos selecionados foram: a Declaração dos Direitos da Criança de 1959; a Constituição Federal do Brasil de 1988; a Carta da Criança Hospitalizada de 1988; o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990; e os Direitos da Criança e do Adolescente Hospitalizados (Resolução 41/95). Realizamos leitura flutuante de todos os documentos, citamos artigos relevantes ao tema, ressaltando algumas considerações. Concluímos que já existem legislações que protegem o direito da criança, porém é necessário garantir o usufruto desses direitos.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación comprende una revisión documental de las leyes, resoluciones y otros documentos referentes al derecho de los niños y adolescentes en Brasil y en el exterior y tiene como objetivo una comprensión y un conocimiento mayor sobre el niño y sus derechos. Los documentos seleccionados han sido: la Declaración de los Derechos del Niño de 1959; la Constitución Federal de Brasil de 1988; la Carta del Niño Hospitalizado, de 1988; el Estatuto del Niño y del Adolescente de 1990; y los Derechos del Niño y del Adolescente Hospitalizados (Resolución 41/95). Hemos realizado lectura fluctuante de todos los documentos, citamos artículos relevantes al tema y resaltamos algunas consideraciones. Hemos concluido que ya existen legislaciones que protegen el derecho de los niños, pero es necesario garantizar el usufructo de esos derechos.

    Resumo em Inglês:

    This research is a documental review of laws, resolutions and others documents related to children and adolescents' rights existing in Brazil and overseas, aiming thus a comprehension and greater knowledge about the child and his rights. The documents chosen were:1959's Pronouncement of Child Rights; 1988's Federal Constitution of Brazil; 1988's Letter of Hospitalized Child; 1990´s Statute of Child and Adolescent; and the Rights of Child and Adolescent hospitalized (Resolution 41/95). We did floating reading of all documents, mentioning relevant articles to theme, highlighting some considerations. We conclude that already exist legislations that protect the right of child, though it is necessary to ensure the use of these rights.
  • Eficiência e eficácia do desempenho da enfermagem em procedimentos técnicos Pesquisa

    Munhoz, Sarah; Ramos, Laís Helena; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma pesquisa não-experimental com desenho inter-relacional retrospectivo com o objetivo de oferecer aos enfermeiros indicadores de desempenho operacional na tomada de decisões no gerenciamento da equipe de trabalho. A amostra foi composta por 56 prontuários de pacientes internados em UTI, abrangendo os dez primeiros dias de internação, mensurando a eficiência e eficácia da equipe de enfermagem na execução de procedimentos técnicos nos turnos de trabalho. Os resultados demonstraram a eficiência como indicador de desempenho operacional, apontando variações de quantidade significantemente diferentes de zero em todos os turnos e variação de valor no período da tarde. Quanto à eficácia não se pode afirmar ineficácia dos procedimentos. Concluiu-se que a definição de um fluxo contínuo de informações permite aos gestores dispor de dados consistentes na elaboração de referencial em ações de controle.

    Resumo em Espanhol:

    Tratase de una investigación no-experimental interrelacional retrospectiva que objetivó ofrecer a los enfermeros indicadores de desempeño operacional en la toma de decisiones en la gestión del equipo de trabajo. La muestra fue constituida por 56 prontuarios de pacientes de Unidad de Terapia Intensiva, en los 10 primeros días de internación, mensurando la eficiencia y la eficacia del equipo de enfermería en la ejecución de procedimientos técnicos en los turnos de trabajo. Los resultados demostraron la eficacia como indicador de desempeño operacional, apuntando variaciones de cantidad significativamente diferentes de cero en todos los turnos y variación de valores solamente en el periodo de la tarde. Cuanto a la eficacia no se puede afirmar ineficacia de los procedimientos. Se concluyó que la definición de un flujo continuo de informaciones permite a los gestores disponer de datos consistentes en la elaboración de referencial en acciones de control.

    Resumo em Inglês:

    This was a non-experimental inter-relational retrospective study that aimed at providing performance indicators for nurses in their decision-making process in team work management. The sample was constituted by 56 ICU in-patient records during the ten first days of admission, measuring efficiency and efficacy of nursing team with relation to technical procedures along nursing work shifts. Results demonstrated efficiency to be as an operational performance indicator, pointing significant variations of amount different of zero in all nursing shifts and variation of value in afternoon shift. In relation to efficacy it is not possible to affirm inefficacy of procedures. It was conclude that the definition of a continuous flow of information allows the managers to handle consistent data in the establishment of a protocol for actions control.
  • A comunicação como instrumento de promoção de saúde na clínica dialítica Pesquisa

    Dias, Maria Socorro de Araújo; Vieira, Neiva Francinely Cunha

    Resumo em Português:

    Este estudo, de natureza qualitativa, respaldou-se no referencial da hermenêutica dialética para buscar compreender as concepções dos profissionais de saúde que integram a clínica dialítica sobre promoção da saúde, além de elucidar como o processo de comunicação entre profissionais e sujeitos que realizam diálise contribui para uma clínica promotora de saúde. Para isso, foram utilizados como métodos de coleta de dados entrevistas livres e observação-participante, além da consulta a fontes documentais. Os resultados evidenciam que não há consenso na concepção da clínica enquanto espaço promotor da saúde, no entanto, infere-se na subjetividade dos profissionais o desejo de uma comunicação efetiva e eficaz, no sentido de resignificar o espaço da clínica na perspectiva da promoção da saúde.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio es de naturaleza cualitativa y se respaldó con el referencial de la hermenéutica dialéctica para procurar buscar comprender los conceptos de los profesionales de salud que integran la práctica clínica de diálisis sobre promoción de salud, además de elucidar como el proceso de comunicación entre profesionales y los sujetos que realizan diálisis contribuye para una practica clínica promotora de salud. Para eso fueron usados como métodos de colecta de datos, entrevistas libres y observaciones- participante además de consultas a fuentes documentales. Los resultados evidencian que no hay consenso en la concepción de la práctica clínica como campo promotor de salud, sin embargo se infiere en el subjetivismo de los profesionales el deseo de una comunicación efectiva e eficiente en el sentido de dar un nuevo significado al campo de la práctica clínica en una perspectiva de promoción de salud.

    Resumo em Inglês:

    This is a study of qualitative nature and it was supported with the referential of the dialectical hermeneutics seeking for an understanding of the concepts of the professionals of health that integrate the clinical practice of dialysis in health promotion, besides of elucidating how the communication process among professionals and the fellows that carry out dialysis contributes to a clinical practice of health promotion. For this they were used as methods of collection of data, free interviews and observations - participant besides consultations to documental sources. The results evidence that there is not consent in the conception of the clinical practice as field promoter of health, however it is inferred in the subjectivism of the professionals the desire of an effective and efficient communication in the sense of giving a new meaning to the field of the clinical practice in a perspective of promotion of health.
  • Saberes e verdades acerca da enfermagem: discursos de alunos ingressantes Pesquisa

    Ojeda, Beatriz Sebben; Eidt, Olga Rosaria; Canabarro, Simone; Corbellini, Valéria Lamb; Creutzberg, Marion

    Resumo em Português:

    Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, com o qual se propõe analisar regimes de verdades que perpassam a profissão Enfermagem, manifestados por alunas(os) ingressantes no Curso de Graduação, 2004/2, 2005/1 e 2005/2. Como opção metodológica para a análise dos dados foi realizada a Análise de Discurso, utilizando-se referenciais de Michel Foucault. Nesse contexto de análise e discussão emergiram três grandes temáticas: atravessamentos de saberes de gênero na prática da Enfermagem; a Enfermagem como saber hierarquizado; o fazer como poder, no cotidiano acadêmico e profissional da Enfermagem. Evidenciaram-se concepções sociais que são atravessadas por saberes invisíveis que legitimam práticas de saúde e de enfermagem, tornando-as inquestionáveis.

    Resumo em Espanhol:

    Se trata de um estúdio de abordaje cualitativo, que propone analizar regímenes de verdades que sobrepasan la profesión Enfermería, manifestados por alumnas(os) que ingresan en el Curso de Graduación, 2004/2, 2005/1, 2005/2. Como opción metodológica para el Análisis del Discurso, utilizándose referencias de Michel Foucault. Em este contexto de análisis y discusión emergieron tres grandes temáticas: cruzamiento de saberes de género en la práctica de Enfermería; la Enfermería como un saber jerarquizado; el hacer como poder en el cotidiano académico y profesional de Enfermería. Se evidenciaron concepciones sociales que son atravesadas por saberes invisibles que legitiman prácticas de salud y de enfermería, tornándolas incuestionables.

    Resumo em Inglês:

    It is a study with a qualitative approach that proposes to analyze truths regimes that pass by and along Nursing as a profession, as manifested by students entering in the Graduate Course 2004/2, 2005/1 and 2005/2. The Discourse Analysis has been used as a methodological option for analyzing the data, under Michel Foucault's approaches. Three great themes have come out of such context of analysis and discussion: the traversing of gender knowledges in Nursing practice; Nursing as a knowledge made hierarchical; making as a might in Nursing's academic and professional day-by-day. Social conceptions became self evident, going through invisible knowledges that legitimate health and nursing practices, making them unquestionable.
  • Remoção do piercing no perioperatório Revisão

    Diccini, Solange; Nogueira, Aline Malheiro da Costa

    Resumo em Português:

    A permanência do piercing no intra-operatório pode ocasionar intercorrências. Este estudo teve como objetivo determinar as intervenções de enfermagem no pré-operatório e avaliar as complicações do piercing no intra-operatório. Durante a revisão da literatura, foram incluídos 16 artigos publicados de 1994 a 2006. Nove artigos (56,2%) de intervenções de enfermagem no pré-operatório, quatro (25,0%) de complicações do piercing no intra-operatório e três (18,8%) sobre o uso do piercing no intra-operatório, não apresentando complicações. Concluímos que a presença de piercing oral durante o intra-operatório aumenta o risco de lesões e aspiração. No corpo, a presença do piercing pode causar lesões na pele, decorrentes da mobilização do paciente e queimaduras eletrocirúrgicas. Portanto, é necessária a retirada do piercing no pré-operatório.

    Resumo em Espanhol:

    La permanencia del piercing en el intraoperatorio puede causar algún perjuicio. Pretendemos, determinar las intervenciones de enfermería en el preoperatorio y evaluar las complicaciones del piercing en el intraoperatorio. La revisión de la literatura mostró 16 artículos publicados de 1994 a 2006. Nueve (56,2%) fueron de intervenciones de enfermería en el preoperatorio, cuatro (25,0%) de complicaciones del piercing en intraoperatorio, tres (18,8%) no mostraron complicaciones. Concluimos, la presencia del piercing oral, durante el intraoperatório aumenta el riesgo de aspiración y daño. En el cuerpo, puede causar heridas en la piel, provocadas por la movilización del enfermo y las quemaduras, debido al uso de bisturí eléctrico durante el acto intraoperatorio. Por consiguiente, es necesario retirar el piercing en el preoperatorio.

    Resumo em Inglês:

    The remaining of piercing in intraoperative can cause damages. This paper had as purpose defining the nursing interventions in the intraoperative and evaluates the complications caused by piercing in the intraoperative. This literature review had 16 articles published from 1994 to 2006. Nine articles (56.2%) were about nursing interventions in the intraoperative, four (25.0%) were concerning complications in the intraoperative and three (18.8%) were about the use of piercing in the intraoperative, not presenting complications. We concluded that wearing oral piercing in the intraoperative increases the risk of swallowing and injuries. Furthermore, wearing body jewelry can cause injuries on the skin during the patient´s moving and burns after electrosurgery. Therefore, it is necessay to withdraw the piercing in the preoperative.
  • Assistência de enfermagem ao potencial doador de órgãos em morte encefálica Revisão

    Guetti, Nancy Ramos; Marques, Isaac Rosa

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi descrever a atuação do enfermeiro na assistência para manutenção fisiológica de um potencial doador de órgãos. Trata-se de uma revisão bibliográfica não-estruturada que considerou publicações correntes, tendo por base os materiais da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos e Associação de Medicina Intensiva Brasileira. Os resultados do estudo estão organizado s de acordo com os seguintes tópicos: aspectos éticos relacionados à retirada de órgãos e tecidos, repercussões fisiopatológicas da morte encefálica (ME), sinais clínicos e tecnológicos da ME e a assistência de enfermagem na manutenção fisiológica do potencial doador de órgãos. Conclui-se que é essencial que o enfermeiro tenha conhecimentos sobre as possíveis alterações fisiopatológicas resultantes da ME. Ao colocar em prática tais conhecimentos, seu papel contribuirá para mudanças no cenário dos transplantes.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio objetivo describir las actividades del enfermero en la atención para la manutención fisiológica de potenciales donantes de órganos. Es una revisión bibliográfica no estructurada en la cual se hay considerado las publicaciones actuales de la Asociación Brasileña de Transplantes de Órganos e la Asociación Brasileña de Medicina Intensiva. Los resultados están estructurados como se sigue: aspectos éticos relacionados a la remoción de órganos y tejidos, repercusiones fisiológicas de la muerte encefálica (ME), señales clínicos y tecnológicos de la ME y la atención de enfermería en la manutención fisiológica de potenciales donadores. Se hay concluido que es esencial que el enfermero tenga conocimientos sobre las posibles alteraciones resultantes de la ME. Al colocar sus conocimientos en práctica, el rol de lo enfermero contribuirá para cambios en lo escenario de los transplantes.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at describing nurse's activities in the assistance for the physiological maintenance of potential organ donors. This is a non-structured bibliographic review that considered current publications having as basis the publications of the Brazilian Organ Transplant Association and of the Brazilian Intensive Medicine Association. Results are organized according to the following structure: ethical issues related to organ and tissue removal, physiological repercussions of brain death (BD), clinical and technological signs of BD, and nursing assistance in the physiological maintenance of potential organ donors. It was concluded that it is essential for the nurse to have enough knowledge about possible physiological alterations resulting from BD. When that knowledge is put into practice, nurse's role will contribute for changes in transplants scenario.
  • Um olhar sobre a realidade de Moçambique: a enfermagem e a saúde Atualização

    Gilio, Ana Paula Faustino; Freitas, Genival Fernandes de

    Resumo em Português:

    A identidade e a memória da Enfermagem são feitas por meio inserção histórica, política e social dos enfermeiros e de suas associações de classe, na busca e fortalecimento dos valores profissionais. Nessa ótica, o presente estudo tem como objetivos compartilhar com os profissionais de enfermagem e os estudantes dessa área algumas vivências e impressões acerca das realidades sócio-política e de saúde na República Popular de Moçambique, bem como a atuação dos profissionais de enfermagem naquele país, dificuldades e conquistas, e contribuir para um processo reflexivo acerca do reconhecimento social da enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    La identidad y la memoria de la Enfermería se hace a traves de estudios de los aspectos históricos, políticos y sociales de la profesión y sus organizaciones colectivas en la búsqueda de fortalecer sus valores. Dentro de esta visión, los objetivos de este estúdio son: compartir con los profesionales y estudiantes una experiência de visitar Mozambique y recojer algunas informaciones sobre las condiciones sociales, políticas y de vida del pueblo dentro de este país; y, diseminar esta experiência entre los enfermeros y colegas a fin de estimular oportunidades similares de un muy rico aprendizage.

    Resumo em Inglês:

    Identity and memory of Nursing are built through studies on historical, political and social aspects of the profession and its collective organizations searching to strengthening its values. In this view, goals of this study are: to share with nursing professionals and students an experience of visiting Mozambique and collecting some information on social, political, health and living conditions of people within this country; and, to disseminate this experience among nurses and colleagues in order to stimulate similar very enriching learning opportunities.
  • Uma reflexão sobre a cultura organizacional à luz da Psicanálise Reflexão

    Cardoso, Maria Lúcia Alves Pereira

    Resumo em Português:

    Este artigo faz uma reflexão sobre os pressupostos universais da cultura da espécie humana, revelados por Freud, como subsídio para análise dos pressupostos da cultura organizacional, segundo Schein que indica, em seu artigo de 1984, que para poder decifrar a cultura organizacional, o estudioso não pode ater-se aos artefatos (visíveis) ou aos valores (percebíveis), mas deve mergulhar mais a fundo e identificar os pressupostos que constitúem a base da cultura organizacional. Estes pressupostos penetram no campo do estudo do interior do indivíduo, assunto da competência da Psicanálise. Assim, as definições de Freud apóiam-se nos pressupostos básicos da cultura humana e a sua concordância com os paradigmas da cultura organizacional relacionados por Schein.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo pretende presentar una reflexión sobre los presupuestos universales de la cultura humana revelados por Freud, en tanto contribución al análisis de los presupuestos de la cultura organizacional según la óptica de Schein. En su artículo de 1984, este último señala que para descifrar la cultura organizacional, el estudioso no puede atenerse a los artefactos (visibles) o a los valores (perecibles), sino que debe profundizar e identificar los presupuestos que conforman la base de la cultura organizacional. Esos presupuestos penetran en el campo del estudio del interior del individuo, un tema que le compete al Psicoanálisis. Por lo tanto, buscamos las definiciones de Freud sobre los presupuestos básicos de la cultura humana para verificar su concordancia con los paradigmas de la cultura organizacional señalados por Schein.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at submitting a reflection on the universal presuppositions of human culture proposed by Freud, as a prop for analyzing presuppositions of organizational culture according to Schein. In an article published in 1984, the latter claims that in order to decipher organizational culture one cannot rely upon the (visible) artifacts or to (perceptible) values, but should take a deeper plunge and identify the basic assumptions underlying organizational culture. Such pressupositions spread into the field of sttudy concerning the individual inner self, within the sphere of Psychoanalysis. We have therefore examined Freud's basic assumptions of human culture in order to ascertain its conformity with the paradigms of organizational culture as proposed by Schein.
  • Entendendo as competências para aplicação na enfermagem Reflexão

    Ruthes, Rosa Maria; Cunha, Isabel Cristina Kowal Olm

    Resumo em Português:

    Este artigo trata-se de uma reflexão sobre competências e seu uso na Enfermagem, feita a partir da tese de doutorado. Este percurso revelou que as organizações de saúde, não têm adotado a Gestão por Competência, provavelmente por ser um instrumento que requer conhecimentos específicos ou ser uma ferramenta de gestão ainda pouco explorada. Procurou-se tecer algumas considerações sobre o entendimento da Gestão por Competência e sua aplicabilidade e principais inquietações sobre o papel do enfermeiro acerca do gerenciamento de pessoas. Deu-se ênfase em registrar sua evolução, analisando diferentes fases, fatores que determinaram as mudanças ocorridas com este novo conceito capaz de alinhar suas estratégias organizacionais às políticas de Recursos Humanos no desempenho dos profissionais.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo trata de una reflexión sobre las competencias y su uso en la Enfermería, que se hace a partir de la tesis de doctorado. Ese recorrido ha revelado que las organizaciones de salud, no suelen adoptar la Gestión por Competencia, probablemente porque se trata de un instrumento que requiere conocimientos específicos o por ser una herramienta de gestión todavía poco explorada. Se ha intentado tejer algunas consideraciones sobre el entendimiento de la Gestión por Competencia y su aplicabilidad y principales inquietudes sobre el papel del enfermero acerca del gerenciamiento de personas. Se ha dado énfasis en registrar su evolución, por el análisis de distintas fases, factores que determinaron los cambios ocurridos con ese nuevo concepto capaz de alinear sus estrategias organizacionales a las políticas de Recursos Humanos en el desempeño de los profesionales.

    Resumo em Inglês:

    The present article consists of a reflection on competencies and their application at the Nursing. It is part of a doctoral thesis. It was observed that health organizations have not been adopting the Competency Management either because it is a tool that requires specific knowledge or a fairly unexplored tool. We present some considerations on the understanding of Competency Management and its applicability and main questioning for the nurse professional at the relation with people. We emphasized the registration of its evolution, analyzing different phases, determinant changes that were capable of allying its organizational strategies to the Human Resources politics on professional development.
  • Cuidado e tecnologia: aproximações através do Modelo de Cuidado Reflexão

    Rocha, Patrícia Kuerten; Prado, Marta Lenise do; Wal, Marilene Lowen; Carraro, Telma Elisa

    Resumo em Português:

    Refletir o cuidado na perspectiva da tecnologia nos leva a repensar a inerente capacidade do ser humano em buscar inovações. Historicamente a relação entre o cuidado de enfermagem e a tecnologia é permeada pela busca do conhecimento científico. Assim, a Enfermagem estruturou seu corpo de conhecimento, segundo seu grau de abstração, tendo como um dos seus componentes o modelo de cuidado. Utilizamos principalmente Mehry (2002) como referencial para associarmos a aproximação da tecnologia e do cuidado no modelo de cuidado. Pois, a aplicação e a implementação deste, nos reporta a uma tecnologia leve-dura e leve, podendo produzir novas tecnologias, sejam estas leves, leve-duras ou duras.

    Resumo em Espanhol:

    Reflexionar sobre el cuidado en la perspectiva de la tecnología, nos lleva a repensar sobre la capacidad inherente al ser humano de buscar innovaciones. Históricamente, la relación entre el cuidado de la enfermería y la tecnología ha sido acompañada por la búsqueda del conocimiento científico. Así, la Enfermería ha estructurado su cuerpo del conocimiento, según su grado de abstracción, teniendo como uno de sus componentes al modelo del cuidado. Utilizamos principalmente a Mehry (2002) como una referencia para asociarnos a la aproximación de la tecnología y del cuidado en el modelo del cuidado. Pues, la aplicación e implementación de éste, nos lleva a una tecnología leve-dura y leve, pudiendo producir nuevas tecnologías, sean éstas leves, leves-duras o duras.

    Resumo em Inglês:

    To reflect about care in the perspective of the technology makes us rethink the human being's inherent capacity in looking for innovations. Historically, the relationship between the nursing care and the technology is permeated by the search of the scientific knowledge. Thus, the Nursing structured its knowledge body according to its abstraction degree and also having as one of its components the care model. We used mainly Mehry (2002) as referential for us to associate the approach of the technology and care in the care model. Because, the application and implementation of this refers to a light-hard and light technology and it could produce light, light-hard or hard new technologies.
  • A prática educativa como expressão do cuidado em Saúde Pública Reflexão

    Acioli, Sonia

    Resumo em Português:

    Este artigo objetiva refletir quanto à importância da prática educativa como forma de cuidado na Enfermagem em Saúde Pública, a partir da experiência desenvolvida no Projeto de Extensão Universitária: Aprendendo e Ensinando com o Alto Simão, da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. A fundamentação teórico-metodológica baseia-se na pedagogia crítica em uma perspectiva Freireana e na proposta da Construção Compartilhada do Conhecimento. Os resultados apontam para as várias formas de perceber o cuidado e sua relação com a ação educativa. Concluindo, percebe-se que há uma potencialidade na extensão enquanto espaço de formação voltada para o cuidado e como produção de conhecimento, além da centralidade da ação educativa para a Enfermagem em Saúde Pública.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo objetiva reflejar cuánto a la importancia de la práctica educativa como forma de cuidado en el oficio de enfermera en salud pública, a partir de la experiencia desarrollada en el proyecto de la extensión de la universidad: Aprendiendo y enseñando con el Alto Simão, de la Universidad del Enfermería de la Universidad del Estado del Río de Janeiro - UERJ. La fundamentacion teórico-metodológica esta asentada en la pedagogia crítica en una perspectiva de Paulo Freire y en la propuesta de la construcción compartida del conocimiento. Los resultados señalan con respecto a algunas formas para percibir el cuidado y su relación con la acción educativa. En la conclusion se percibe que hay una potencialidad en la extensión mientras el espacio de la formación dirigido hacia el cuidado y como producción del conocimiento el centralidade de la acción educativa hacia el enfermería en salud pública.

    Resumo em Inglês:

    This study is a reflection about the educative practices importance as a care form in Public Health Nursing, from the experience developed in the Project of University Extension: Learning and Teaching with the Alto Simão, of the College of Nursing of the University of the State of the River of Janeiro - UERJ. The recital theoretician-methodological is based on the critical pedagogy in a Paulo Freire perspective and proposal the Shared Construction of the Knowledge. The results points to many forms to perceive the care and its relation with the educative action. Concluding, perceives that it has a potentiality in the extension as a space of formation directed to the care and as knowledge production and also shows the importance of educative action to the Nursing in Public Health.
  • Olga Verderese: uma vida para a enfermagem História Da Enfermagem

    Mancia, Joel Rolim; Salles, Eliane Brandão; Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza

    Resumo em Português:

    A pesquisa teve como objetivos: descrever a trajetória educacional e profissional, de Olga Verderese e destacar suas notáveis contribuições para o campo científico da profissão. Apoiou-se nos conceitos de habitus e de campo científico de Bourdieu. Estudo histórico-social, utilizou fontes como: entrevistas de Olga, tese e dissertação sobre a temática e documentos como artigos, livros e recomendações da ABEn. Considera que a biografada possuía um capital social reconhecido quando do ingresso na Enfermagem. Olga atuou na Escola de Enfermagem da Bahia e de Porto Alegre e teve longa permanência na Organização Pan-Americana de Saúde, com destacada atuação na América Latina. Além disso, na década de 50 participou da pesquisa Levantamento de Recursos e Necessidades de Enfermagem no Brasil.

    Resumo em Espanhol:

    La investigación tuvo como objetivos: describir la trayectoria educacional y profesional, de Olga Verderese y destacar sus notables contribuciones al campo científico de la profesión. Se apoyó en los conceptos de habitus y de campo científico de Bourdieu. Estudio histórico-social, utilizó fuentes como: entrevistas de Olga, tesis y disertación sobre la temática y documentos como artículos, libros y recomendaciones de la ABEn. Considera que la biografiada tenía un capital social reconocido cuando ingresó a la Enfermería. Olga actuó en las Escuelas de Enfermería de Bahia y de Porto Alegre y tuvo larga permanencia en la Organización Panamericana de la Salud, con destacada actuación en América Latina. Además, en la década de 50 participó de la investigación Levantamiento de Recursos y Necesidades de la Enfermería en Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the research was to describe the educational and professional history of Olga Verderese and highlight her remarkable contributions to the scientific field of the profession. It was based on Bourdieu's concepts of habitus and scientific field. The sociohistorical study used sources such as interviews with Olga Verderese, a thesis and a dissertation on the topic and documents such as articles, books and recommendations by the Brazilian Nursing Association (ABEn). It considers that the biographee had a recognized social capital when she took up Nursing. Olga Verderese worked at the Nursing Schools of Bahia and Porto Alegre and remained for a long time at the Pan-American Health Organization, with outstanding work in Latin America. In addition, in the 1950s she took part in the research called Survey of Resources and Needs of Nursing in Brazil.
  • Ensino de enfermagem no Ceará de 1942-1956: a memória que projeta o futuro História Da Enfermagem

    Nóbrega-Therrien, Silvia Maria; Almeida, Maria Irismar de; Silva, Marcelo Gurgel Carlos da

    Resumo em Português:

    O estudo é uma reflexão de natureza histórica que se propõe a recuperar e preservar a história e memória do Ensino de Enfermagem no Ceará. Teve como recorte temporal o período compreendido entre os anos de 1942 e 1956. O marco inicial corresponde ao início do ensino de Enfermagem no Estado (curso de enfermeiras de emergência) e o terminal, o acervo disponível. Utilizou como fontes de investigação, documentos escritos, quatro quadros de concludentes das primeiras turmas e depoimentos. Sugere a sensibilização e determinação dos profissionais da categoria para criação de uma proposta de compromisso com a história, a memória e o presente da profissão.

    Resumo em Espanhol:

    El estudio es una reflexión histórica que se propone recuperar y preservar la história y memória de la Enseñanza de Enfermeria en Ceará. Fué analizado el período entre los años 1942 y 1956. El marco inicial corresponde al início de la enseñanza de Enfermeria en el Estado (curso de enfermeras de emergencia) y el terminal, el acervo disponiblel. Utilizó como fuentes de investigación, documentos escritos, cuatro cuadros de concluyentes de las primeras promociones y declaraciones. Sugiere la sensibilización y determinación de los profesionales de la categoria para la creación de una propuesta de compromiso con la história, la memória y el presente de la profesión.

    Resumo em Inglês:

    This study reflects on and proposes to rescue the history of nursing school in Ceará, covering the period between 1942 (implementation of the first emergency-room nursing course in the state) and 1956. Data were collected from written documents, school records covering four classes and interviews with former students. The study is intended to make nursing professionals aware of the importance of a strong commitment to the history, memory and further development of the profession.
  • A vigilância sanitária no contexto escolar: um relato de experiência Relato De Experiência

    Fontana, Rosane Teresinha

    Resumo em Português:

    Trata-se de um relato de experiência realizada junto à professores de Ciências da rede estadual de ensino de um município do interior do estado do Rio Grande do Sul- Brasil . A atividade educativa foi desenvolvida junto a 35 professores, tendo como temática ações de vigilância sanitária e a interface com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Objetivou-se oportunizar espaços de reflexão entre profissionais de saúde e professores, de modo a promover a ressignificação de suas vivências para a transformação da realidade social, através da concretização de ações locais de vigilância sanitária, que possam efetivamente intervir na prevenção de agravos à saúde coletiva e individual.

    Resumo em Espanhol:

    Uno está sobre una historia de la experiencia llevada a través junto a los profesores de las ciencias de la red del estado de la educación de una ciudad del interior del estado del gran río del sur del Brasil. La actividad educativa fue desarrollada junta los 35 profesores, teniendo como la acción temática de la supervisión sanitaria y el interfaz con los parámetros del plan de estudios nacionales. Era objetivo a los espacios oportunizar de la reflexión entre los profesionales de la salud y los profesores, para promover el ressignificación de sus experiencias para la transformación de la realidad social, con el concretización de las acciones locales de la supervisión sanitaria, que pueden con eficacia intervine en la prevención de agravos a la salud colectiva e individual.

    Resumo em Inglês:

    One is about a story of experience carried through together to the professors of Sciences of the state net of education of a city of the interior of the state of the Great River of the Brazil South. The educative activity was developed together the 35 professors, having had as thematic action of sanitary monitoring and the interface with the National Curricular Parameters. It was objectified to favor spaces of reflection between professionals of health and professors, in order to promote the new to signify of its experiences for the transformation of the social reality, through the concretion of local actions of sanitary monitoring, that can effectively intervine in the prevention of injuries to the collective and individual health.
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