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Revista Brasileira de Enfermagem, Volume: 74, Número: 4, Publicado: 2021
  • Enfermagem e Dados: Empoderando líderes de enfermagem para a ciência de “Big Data” Editorial

    Pruinelli, Lisiane
  • Características de gestantes de risco e relação com tipo de parto e complicações Artigo Original

    Salvetti, Marina de Góes; Lauretti, Luciana Garcia; Muniz, Roseni Carvalho; Dias, Thalyne Yuri Souza Farias; Oliveira, Amanda Aparecida Duarte Gomes de; Gouveia, Luciana Magnoni Reberte

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: descrever as características de gestantes de risco e analisar relação com tipo de parto e complicações na gestação e puerpério. Métodos: estudo retrospectivo com dados secundários de 1.574 gestantes de risco acompanhadas em intervenção educativa por telemedicina. Resultados: gestantes com idade média de 35 anos e escolaridade elevada participaram da intervenção. A preferência pelo parto normal foi de 43,1%, mas apenas 17,3% tiveram parto normal. Durante a gestação, 43,5% buscaram o pronto-socorro. No pós-parto, 2,0% necessitaram de UTI. A busca pelo pronto-socorro esteve associada à idade e contatos com a intervenção. O parto cesáreo esteve associado à idade, sedentarismo e sobrepeso/obesidade. A internação em UTI esteve associada à idade e IMC. Conclusão: as gestantes tinham idade e escolaridade elevadas, as mais jovens e que tiveram mais contatos com a intervenção buscaram mais o pronto-socorro. Idade mais elevada, sedentarismo e sobrepeso/obesidade foram fatores associados ao parto cesárea.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: describir las características de las gestantes en riesgo y analizar la relación con el tipo de parto y las complicaciones durante el embarazo y el puerperio. Métodos: estudio retrospectivo con datos secundarios de 1.574 gestantes de alto riesgo seguidas en una intervención educativa por telemedicina. Resultados: participaron de la intervención gestantes con edad promedio de 35 años y estudios secundarios. La preferencia por el parto normal fue del 43,1%, pero solo el 17,3% tuvo un parto normal. Durante el embarazo, el 43,5% acudió a urgencias. En el posparto, el 2,0% necesitó una UCI. La búsqueda del servicio de urgencias se asoció con la edad y los contactos con la intervención. El parto por cesárea se asoció con la edad, la inactividad física y el sobrepeso/obesidad. El ingreso a la UCI se asoció con la edad y el IMC. Conclusión: las gestantes tenían mayor edad y educación, las más jóvenes y que tenían más contactos con la intervención acudieron más a urgencias. La edad avanzada, la inactividad física y el sobrepeso/obesidad fueron factores asociados con el parto por cesárea.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to describe characteristics of pregnant women at risk and analyze the relationship with type of delivery and complications during pregnancy and puerperium. Methods: a retrospective study with secondary data of 1,574 at-risk pregnant women followed up in an educational intervention by telemedicine. Results: pregnant women with an average age of 35 years and high educational level participated. Preference for normal delivery was 43.1%, but only 17.3% had normal delivery. During pregnancy, 43.5% sought emergency care. In the postpartum period, 2.0% needed an ICU. Emergency room search was associated with age and contacts with the intervention. Cesarean delivery was associated with age, physical inactivity and overweight/obesity. ICU admission was associated with age and BMI. Conclusion: pregnant women were of high age and education, the younger and who had more contacts with the intervention sought more the emergency room. Older age, physical inactivity and overweight/obesity were factors associated with cesarean delivery.
  • Associação entre internação precoce de gestantes e uso de intervenções obstétricas e cesarianas: estudo transversal Artigo Original

    Terto, Tamara Lopes; Silva, Thales Philipe Rodrigues da; Viana, Thamara Gabriela Fernandes; Sousa, Ana Maria Magalhães; Martins, Eunice Francisca; Souza, Kleyde Ventura de; Matozinhos, Fernanda Penido

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Avaliar a associação entre a internação precoce de gestantes e o uso de intervenções obstétricas e via de nascimento cesariana. Métodos: Estudo transversal, com 758 mulheres selecionadas por ocasião da realização de parto. Assumiu-se como internação precoce quando a mulher foi admitida no hospital tendo menos que 6 cm de dilatação cervical. Foram construídos modelos de regressão logística para estimar a odds ratio para cada intervenção obstétrica, ajustados pelas variáveis sociodemográficas e obstétricas. Resultados: Das mulheres, 73,22% foram internadas precocemente. Em média, estas tiveram 1,97 vezes a chance de sofrerem a manobra de Kristeller, 2,59 e 1,80 vezes a chance de receberem a infusão de ocitocina e analgesia, respectivamente, e 8 vezes mais chances de terem seus filhos por cesariana quando comparadas às mulheres que tiveram a internação oportuna. Conclusão: Mulheres internadas precocemente foram submetidas a um maior número de intervenção obstétrica e tiveram chances aumentadas de sofrerem cesarianas.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Evaluar relación entre internación precoz de embarazadas y uso de intervenciones obstétricas y vía de nacimiento cesariana. Métodos: Estudio transversal, con 758 mujeres seleccionadas por ocasión de realización de parto. Se asumió como internación precoz cuando la mujer ha sido admitida en hospital teniendo menos que 6 cm de dilatación cervical. Han construidos modelos de regresión logística para estimar la odds ratio para cada intervención obstétrica, ajustados por variables sociodemográficas y obstétricas. Resultados: De las mujeres, 73,22% se internaron precozmente. En media, estas tuvieron 1,97 veces la chance de sufrieren la maniobra de Kristeller, 2,59 y 1,80 veces la chance de recibir la infusión de oxitocina y analgesia, respectivamente, y 8 veces más chances de tener sus hijos por cesariana cuando comparadas a las mujeres que tuvieron internación oportuna. Conclusión: Mujeres internadas precozmente se someten a un mayor número de intervención obstétrica y tuvieron chances aumentadas de sufrir cesarianas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: Evaluate the association between early pregnant hospitalization and the use of obstetric interventions and cesarean delivery route. Methods: Cross-sectional study, with 758 women selected at the time of childbirth. It was assumed as early hospitalization when the woman was admitted to the hospital having less than 6 cm of cervical dilation. Logistic regression models were constructed in order to estimate the odds ratio for each obstetric intervention, adjusted by sociodemographic and obstetric variables. Results: 73.22% of women were early hospitalized. On average, they had 1.97 times the chance to undergo Kristeller’s maneuver, 2.59 and 1.80 times the chance to receive oxytocin infusion and analgesia, respectively, and 8 times more chances to having their children by cesarean delivery when compared to women that had timely hospitalization. Conclusion: Early hospitalized women were submitted to a higher number of obstetric intervention and had increased chances of undergoing cesarean sections.
  • Informações que (des)motivam a tomada de decisão das mulheres pelo Parto Domiciliar Planejado Artigo Original

    Volpato, Franciele; Costa, Roberta; Brüggemann, Odaléa Maria; Monguilhott, Juliana Jacques da Costa; Gomes, Iris Elizabete Messa; Colossi, Leticia

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Compreender como as informações sobre o Parto Domiciliar Planejado motivam ou desmotivam a tomada de decisão das mulheres por esse local de parto. Método: Estudo descritivoexploratório, abordagem qualitativa. Coleta de dados realizada de fevereiro a abril de 2019, mediante entrevista semiestruturada com 14 mulheres e fontes documentais. Os dados foram analisados usando-se processo de análise de conteúdo de Bardin, com auxílio do ATLAS.ti 8.0. Resultados: As motivações para escolha pelo Parto Domiciliar Planejado são: respeito à autonomia e processo natural do parto e nascimento, apoio do companheiro e confiança nos profissionais. Aspectos que desmotivam essa escolha são medo de intercorrências, necessidade de estrutura médicohospitalar, opiniões que valorizam o risco. Conclusão: A escolha da mulher não se baseia apenas em informação, mas também no modo de processar essa informação. Este estudo demostrou que a percepção acerca da segurança do Parto Domiciliar Planejado é essencial para a tomada dessa decisão.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Comprender como informaciones sobre Parto Domiciliario Planeado motivan o desmotivan la toma de decisión de mujeres por ese local de parto. Método: Estudio descriptivo-exploratorio, abordaje cualitativo. Recogida de datos realizada de febrero a abril de 2019, mediante entrevista semiestructurada con 14 mujeres y fuentes documentales. Datos analizados utilizándose proceso de análisis de contenido de Bardin, con auxilio del ATLAS.ti 8.0. Resultados: Las motivaciones para selección por Parto Domiciliario Planeado son: respecto a la autonomía y proceso natural del parto y nacimiento, apoyo del compañero y confianza en los profesionales. Aspectos que desmotivan esa elección son miedo de intercurrencias, necesidad de estructura médico-hospitalario, opiniones que valoran el riesgo. Conclusión: Elección de la mujer no se basa solo en información, pero también en el modo de procesar esa información. Este estudio demostró que la percepción acerca de la seguridad del Parto Domiciliario Planeado es esencial para la toma de esa decisión.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To understand how information about Planned Home Birth motivates or discourages women’s decisions on this location of birth. Method: Descriptive exploratory study, qualitative approach. Data collection carried out from February to April 2019, through semi-structured interviews with 14 women and documentary sources. The data were analyzed using Bardin’s content analysis process, with the help of ATLAS.ti 8.0. Results: The motivations for choosing Planned Home Birth are: respect for the autonomy and natural process of childbirth and delivery, support from a partner and trust in professionals. Aspects that discourage this choice are fear of complications, the need for a hospital medical structure, opinions that value risk. Conclusion: Women’s choices are based not only on information, but also on how that information is processed. This study demonstrated that the perception pertaining to the safety of Planned Home Birth is essential for making this decision.
  • Familiares que procuram internação compulsória para membros usuários de drogas: perfil, expectativas e necessidades Artigo Original

    Silva, Lorena Laiza Santana Veiga; Silva, Jair Lourenço da; Cruz, Maria Goreti da Silva; Perseguino, Marcelo Geovane; Horta, Ana Lúcia de Moraes

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Delinear o perfil e compreender expectativas e necessidades de familiares que buscam internação compulsória para membros usuários de drogas. Método: Pesquisa mista; dados coletados envolvendo 101 prontuários e entrevistas semiestruturadas com 26 familiares. Utilizou-se o software SPSS e a análise de conteúdo. Resultados: A amostra caracterizou-se predominantemente por mulheres. A maioria dos usuários realizou outras modalidades de tratamento. Observaram-se associações significantes entre a solicitação da internação, a presença de agressividade e outros comportamentos típicos do uso nocivo de drogas para pedido de internação compulsória. As categorias foram: A difícil convivência com o usuário; O percurso dos familiares para “trazer o usuário de volta à vida”; Expectativas e necessidades quanto à internação compulsória. Conclusão: O estudo proporcionou a ampliação do olhar para a complexidade e intersubjetividades de sistemas familiares diante do ciclo das drogas, promoção de discussões e estratégias de serviços multidisciplinares no cuidado integral dessas famílias.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Delinear perfil y comprender expectativas y necesidades de familiares que buscan internación forzada para miembros usuarios de drogas. Método: Investigación combinada; datos recogidos envolviendo 101 prontuarios y entrevistas semiestructuradas con 26 familiares. Utilizó el software SPSS y el análisis de contenido. Resultados: Muestra caracterizada predominantemente por mujeres. Mayoría de los usuarios realizó otras modalidades de tratamiento. Observaron asociaciones significantes entre la solicitud de la internación, la presencia de agresividad y otros comportamientos típicos del uso nocivo de drogas para solicitud de internación forzada. Las categorías fueron: La difícil convivencia con el usuario; El trayecto de los familiares para “traer el usuario de vuelta a vida”; Expectativas y necesidades cuanto a la internación forzada. Conclusión Estudio proporcionó la ampliación del mirar a la complejidad e intersubjetividad de sistemas familiares delante al ciclo de las drogas, promoción de discusiones y estrategias de servicios multidisciplinares en el cuidado integral de esas familias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to outline the profile and understand the expectations and needs of family members who seek compulsory hospitalization for drug-using members. Method: Mixed research; data collected involving 101 medical records and semi-structured interviews with 26 family members. SPSS software and content analysis was used. Results: The sample was characterized predominantly by women. Most users had other treatment modalities. Significant associations were observed between the request for hospitalization, the presence of aggressiveness, and other behaviors typical of harmful drug use for requesting compulsory hospitalization. The categories were: The difficult coexistence with the user; the journey of family members to “bring the user back to life”; Expectations and needs regarding compulsory hospitalization. Conclusion: The study provided a broader view of the complexity and inter-subjectivities of family systems in the face of the drug cycle, promoting discussions and strategies for multidisciplinary services in the comprehensive care of these families.
  • Comportamento cooperativo e gestão da equipe deassistência ao paciente em serviço hospitalar deoncohematologia Artigo Original

    Melo, Larissa Cândida; Silva, Rafaela Costa; Rosalino, Raquel Bessa Ribeiro; Bracarense, Carolina Feliciana; Parreira, Bibiane Dias Miranda; Goulart, Bethania Ferreira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: identificar as percepções do trabalho em equipe segundo os profissionais de uma unidade de oncohematologia. Métodos: estudo exploratório/abordagem qualitativa. Participaram 19 profissionais de saúde da unidade de oncohematologia de um hospital público de ensino. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, de setembro a dezembro de 2018. Análise de dados seguiu a Análise de Conteúdo, modalidade temática, e o referencial teórico de processo de trabalho. Resultados: emergiram duas categorias temáticas: Comportamento cooperativo dos profissionais da unidade de oncohematologia, revelando significados do trabalho em equipe e seus fatores facilitadores/dificultadores na unidade, e Composição, características e gestão da unidade, apresentando o trabalho em equipe na perspectiva da organização/dinâmica do trabalho na unidade, instrumentos materiais, capacitação/treinamento, composição da equipe e gestão organizacional. Considerações finais: destaca-se necessidade de a gestão conhecer e entender melhor o trabalho dos agentes e suas dificuldades, disponibilizando o amparo psicológico à equipe.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: identificar las percepciones del trabajo en equipo según los profesionales de una unidad de oncohematología. Métodos: estudio exploratorio/abordaje cualitativo. Participaron 19 profesionales de la salud de la unidad de oncohematología de un hospital universitario público. La recolección de datos se realizó a través de entrevistas semiestructuradas, de septiembre a diciembre de 2018. El análisis de los datos siguió el Análisis de Contenido, la modalidad temática y el marco teórico del proceso de trabajo. Resultados: surgieron dos categorías temáticas: Comportamiento cooperativo de los profesionales de la unidad de oncohematología, revelando significados del trabajo en equipo y sus factores facilitadores/obstaculizadores en la unidad, y Composición, características y gestión de la unidad, presentando el trabajo en equipo en la perspectiva de la organización/dinámica. de trabajo en la unidad, instrumentos materiales, cualificación/formación, composición del equipo y gestión organizativa. Consideraciones finales: existe la necesidad de que la gerencia comprenda y comprenda mejor el trabajo de los agentes y sus dificultades, brindando apoyo psicológico al equipo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to identify the perceptions of teamwork according to professionals of an oncohematology unit. Methods: this is an exploratory study/qualitative approach. Nineteen health professionals from the oncohematology unit of a public teaching hospital participated. Data collection took place through semi-structured interviews, from September to December 2018. Data analysis followed Content Analysis, thematic modality, and the work process theoretical framework. Results: two categories emerged: Cooperative behavior of professionals from an oncohematology unit, revealing meanings of teamwork and its facilitating/hindering factors in the unit, and Composition, characteristics and management of the unit, presenting teamwork in the perspective of organization/dynamics of work at the unit, material instruments, qualification/training, team composition and organizational management. Final considerations: there is a need for management to know and better understand the work of workers and their difficulties, providing psychological support to the team.
  • Articulação teórico-prática da constante aprendizagem da liderança na enfermagem à luz de Peter Senge Artigo Original

    Santos, Ises Adriana Reis dos; Amestoy, Simone Coelho; Silva, Gilberto Tadeu Reis da; Backes, Vânia Marli Schubert; Silva, Cristiane Costa Reis da; Conceição, Marimeire Morais da; Góis, Rebecca Maria Oliveira de

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Analisar a articulação teórico-prática da constante aprendizagem da liderança na graduação em Enfermagem. Métodos: Estudo de caso realizado em uma universidade pública federal do Nordeste. Para coleta, aplicaram-se as técnicas de entrevista semiestruturada, oficinas e análise documental. Participaram das entrevistas 40 discentes de enfermagem; e das oficinas, 26. Os dados foram submetidos à análise operativa de Minayo, com uso do software Nvivo. Adotaram-se os conceitos de Peter Senge. Resultados: Os discentes demonstraram maior entendimento da temática ao longo do curso e reconheceram elementos contributivos para a constante aprendizagem da liderança, como características comportamentais e uso de abordagens metodológicas integradas aos espaços teóricos e práticos. Considerações finais: O ensino da liderança mostra-se relevante na formação em Enfermagem, e isso vem sendo reconhecido pelos discentes, mas ainda necessita de mudanças para sua operacionalização, com aprimoramento e integração teórico-prática das vivências experimentadas, condizentes com a realidade dos cenários de atuação.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo Analizar articulación teórico-práctica de la constante aprendizaje del liderazgo en grado en Enfermería. Métodos Estudio de caso realizado en universidad pública federal del Nordeste. Para recogida, aplicaron las técnicas de entrevista semiestructurada, talleres y análisis documental. Participaron de las entrevistas 40 dicentes de enfermería; y de los talleres, 26. Los datos fueron sometidos al análisis operativo de Minayo, con uso del software Nvivo. Basados en Peter Senge. Resultados Dicentes demostraron mayor entendimiento de la temática al largo del curso y reconocieron elementos contributivos a la constante aprendizaje del liderazgo, como características comportamentales y uso de abordajes metodológicas integradas a los espacios teóricos y prácticos. Consideraciones finales: La enseñanza del liderazgo se muestra relevante en la formación en Enfermería, y eso fue reconocido por los dicentes, pero aún necesita cambios para su operacionalización, con perfeccionamiento e integración teórico-práctica de las experiencias, condecentes con la realidad de los escenarios de actuación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To analyze the theoretical-practical articulation of the continuous learning of leadership in undergraduate Nursing. Methods: Case study carried out at a Northeast federal public university. For data collection, semi-structured interview techniques, workshops, and document analysis were applied. Forty Nursing students participated in the interviews, and 26 in the workshops. The data were submitted to Minayo’s operative analysis using the Nvivo software. Peter Senge’s concepts were adopted. Results: The students demonstrated a greater understanding of the theme throughout the course and recognized contributing elements to the continuous learning of leadership, such as behavioral characteristics and the use of methodological approaches integrated with theoretical and practical spaces. Final considerations: The teaching of leadership is relevant in Nursing education, and this has been recognized by students, but still requires changes for it to become operational, with an improvement and a theoretical-practical integration of the cultivated experiences, suitable to the reality of the craft.
  • Esperança num grupo terapêutico de doentes deprimidos: estudo de caso qualitative Original Article

    Querido, Ana Isabel Fernandes; Laranjeira, Carlos António; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Conhecer as percepções de esperança para pessoas com depressão no contexto de um grupo terapêutico. Métodos: Utilizando uma abordagem qualitativa de estudo de caso, foi realizada uma entrevista semiestruturada em profundidade e um questionário de autoavaliação com 7 mulheres com depressão integradas num grupo terapêutico num hospital de dia psiquiátrico português. Na coleta e análise de dados usou-se a triangulação de fontes. Resultados: Os participantes evidenciaram esperança alicerçada nas experiências positivas do passado com forte componente de afiliação. O gerenciamento da esperança é feito fundamentalmente por meio das relações interpessoais estabelecidas entre os membros do grupo, a partir de padrões comunicacionais que se estabelecem regularmente, mediados pelo terapeuta do grupo. Conclusão: O grupo terapêutico funcionou no sentido de reforçar a esperança nas pessoas que vivenciam depressão e funciona como uma motivação para gerir as implicações da doença no projeto de vida e saúde dos participantes.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Conocer las percepciones de esperanza de las personas con depresión en el contexto de un grupo terapéutico. Métodos: Con un enfoque de estudio de caso cualitativo, se realizó una entrevista en profundidad semiestructurada y un cuestionario de autoinforme con 7 mujeres con depresión integradas en un grupo terapéutico en una unidad psiquiátrica de atención diurna portuguesa. La recopilación y el análisis de datos utilizan la triangulación de fuentes. Resultados: Los participantes evidenciaron esperanza fundada en las experiencias positivas del pasado con un fuerte componente de afiliación. La gestión de la esperanza se realiza fundamentalmente a través de las relaciones interpersonales que se establecen entre los miembros del grupo, basadas en patrones comunicacionales que se establecen de forma regular, mediada por el terapeuta de grupo. Conclusión: El grupo terapéutico funcionó para reforzar la esperanza en personas que experimentan depresión y funciona como una motivación para manejar las implicaciones de la enfermedad en el proyecto de vida y salud de los participantes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to understand the perceptions of hope for people with depression in the context of a therapy group. Methods: using a qualitative case study approach, a semi-structured in-depth interview and a self-report questionnaire were conducted with seven women with depression integrated in a therapy group at a Portuguese day-care psychiatric unit. Data collection and analysis used triangulation of sources. Results: the participants evidenced hope founded on the positive experiences of the past with a strong affiliation component. Hope management is done fundamentally through the interpersonal relationships established between the members of the group, based on communicational patterns that are established on a regular basis, mediated by the group therapist. Conclusion: the therapy group functioned towards the reinforcement of hope in people who experience depression, and it works as a motivation to manage the implications of illness in the participants’ life and health project.
  • Critérios para avaliação da qualidade de coberturas de alginato no tratamento de feridas Artigo Original

    Garcia, Taysa de Fátima; Silva, Paula Gracielle Alves; Barcelos, Bárbara Jacome; Miranda, Maria das Graças Rodrigues de; Alonso, Claudiomiro da Silva; Abreu, Mery Natali Silva; Borges, Eline Lima

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: validar um instrumento com critérios para avaliação da qualidade de coberturas de alginato de cálcio para tratamento de ferida cutânea. Métodos: estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas: elaboração de critérios para avaliação da qualidade da cobertura de alginato baseando-se na literatura; validação desses critérios por grupo de juízes em dois momentos. Os dados foram analisados por estatística descritiva, medidas de tendência central e Índice de Validação de Conteúdo. Resultados: selecionaram-se 7 artigos que respaldaram a elaboração de 7 critérios e 11 resultados esperados. O Índice de Validação de Conteúdo foi 0,98 na etapa 1 e 0,93 na etapa 2. Após ajustes, foram validados 8 critérios e 13 resultados esperados. Considerações Finais: o estudo permitiu validar critérios para avaliação da qualidade das coberturas de alginato de cálcio, direcionando a escolha dos enfermeiros com maior autonomia e assertividade.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: validar un instrumento con criterios para evaluación de la calidad de coberturas de alginato de calcio para tratamiento de herida cutánea. Métodos: estudio metodológico, desarrollado en dos etapas: elaboración de criterios para evaluación de la calidad de la cobertura de alginato basándose en la literatura; validación de esos criterios por grupo de jueces en dos momentos. Los datos fueron analizados por estadística descriptiva, medidas de tendencia central e Índice de Validez de Contenido. Resultados: seleccionaron 7 artículos que respaldaron la elaboración de 7 criterios y 11 resultados esperados. El Índice de Validez de Contenido fue 0,98 en la etapa 1 y 0,93 en la etapa 2. Después de ajustes, fueron validados 8 criterios y 13 resultados esperados. Consideraciones Finales: el estudio permitió validar criterios para evaluación de la calidad de las coberturas de alginato de calcio, encaminando la elección de los enfermeros con mayor autonomía y asertividad.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to validate an instrument with criteria to evaluate the quality of calcium alginate wound dressings to treat skin injuries. Methods: methodological study, developed in two stages: the elaboration of criteria to evaluate the quality of the alginate wound dressing based on literature; validation of these criteria by a group of evaluators in two moments. Data was analyzed using descriptive statistics, central tendency measures and the Content Validity Index. Results: seven articles were selected, leading to the elaboration of 7 criteria and 11 expected results. The Content Validity Index was 0.98 in stage 1 and 0.93 in stage 2. After adjustments, 8 criteria were validated, and 13 results were expected. Final Considerations: the study allowed the validation of criteria to evaluate the quality of calcium alginate wound dressings, helping the nurses to choose with more autonomy and assertiveness.
  • Violência autorreferida por estudantes de enfermagem no contexto da graduação Artigo Original

    Maffissoni, André Lucas; Sanes, Marina da Silva; Bresolin, Paula; Martini, Jussara Gue; Schneider, Dulcinéia Ghizoni; Lino, Monica Motta

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: identificar as características da violência no contexto do ensino-aprendizagem da graduação em Enfermagem, sob a perspectiva de estudantes. Métodos: estudo quantitativo, transversal, desenvolvido com 208 estudantes de graduação em Enfermagem. Os dados foram obtidos mediante aplicação de questionário tipo survey e tratados por estatística descritiva e bivariada. Resultados: dos participantes, 69,2% (n = 144) já vivenciaram algum tipo de violência. Os atos violentos de natureza psicológica foram os mais frequentes, mas também houve relatos de violência física, sexual e de privação ou abandono. A violência foi praticada em ambiente de aprendizagem teórico e prático. Professores e colegas de classe foram os perpetradores mais frequentes. A maioria dos estudantes não teve reação, contou para amigos, familiares e colegas ou fingiu que nada aconteceu diante dos atos violentos. Conclusões: a violência está presente em diversos momentos na graduação em Enfermagem e pode impactar negativamente a qualidade da formação na área.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: identificar características de violencia en el contexto de enseñanza aprendizaje de grado en Enfermería, bajo la perspectiva de estudiantes. Métodos: estudio cuantitativo, transversal, desarrollado con 208 estudiantes de grado en Enfermería. Datos obtenidos mediante aplicación de cuestionario tipo survey y tratados por estadística descriptiva y bivariada. Resultados: de los participantes, 69,2% (n = 144) ya vivieron alguno tipo de violencia. Actos violentos de naturaleza psicológica fueron los más frecuentes, pero también hubo relatos de violencia física, sexual y de privación o abandono. Violencia ocurrió en ambiente de aprendizaje teórico y práctico. Profesores y colegas de clase fueron los perpetradores más frecuentes. Mayoría de los estudiantes no tuvo reacción, contó para amigos, familiares y colegas o aparentó que nada pasó delante de los actos violentos. Conclusiones: la violencia está presente en diversos momentos en el grado en Enfermería y puede impactar negativamente la calidad de la formación en el área.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to identify the characteristics of violence in the context of the teaching and learning of the undergraduate Nursing course, from the perspective of students. Methods: quantitative, cross-sectional study, developed with 208 undergraduate students in Nursing. The data was obtained through the application of a survey questionnaire and processed by descriptive and bivariate statistics. Results: of the participants, 69.2% (n = 144) have experienced some kind of violence. Violent acts of a psychological nature were the most frequent, but there were also reports of physical, sexual violence and deprivation or abandonment. Violence was practiced in a theoretical and practical learning environment. Teachers and classmates were the most frequent perpetrators. Most students had no reaction, told friends, family, and colleagues, or pretended that nothing happened in the face of the violent acts. Conclusions: violence is present at various moments in the undergraduate Nursing course and can negatively impact the quality of training in the area.
  • Construção e validação de tecnologia educacional de autocuidado para cuidadores informais Artigo Original

    Soares, Ana Caroline; Rêgo, Anderson da Silva; Rodrigues, Thamires Fernandes Cardoso da Silva; Cardoso, Luana Cristina Bellini; Rossaneis, Mariana Angela; Carreira, Lígia; Radovanovic, Cremilde Aparecida Trindade

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: construir e validar uma tecnologia educacional de autocuidado para cuidadores informais. Métodos: estudo metodológico, ancorado na técnica Delphi, realizado em um município do estado do Paraná, Brasil, entre setembro de 2018 a novembro de 2019. Desenvolveu-se em três etapas: diagnóstico situacional; elaboração da tecnologia educacional; validação de conteúdo e aparência por juízes especialistas e por cuidadores informais, por meio do índice de validade de conteúdo e coeficiente de variação. Resultados: após as etapas do processo metodológico, produziu-se uma tecnologia educacional denominada “Cuidando de Quem Cuida”, como instrumento informativo que versa sobre o autocuidado de cuidadores informais, recebendo avaliação do índice de validade de conteúdo acima de 0,86 e coeficiente de variação abaixo de 20% em todos itens. Conclusões: a tecnologia educacional foi construída e avaliada com índices satisfatórios pelos especialistas e público-alvo, apresentando alta correlação de concordância, caracterizando-a como adequada e informativa a cuidadores informais.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: construir y validar una tecnología educacional de autocuidado para cuidadores informales. Métodos: estudio metodológico, ancorado en la técnica Delphi, realizado en un municipio de Paraná, Brasil, entre septiembre de 2018 a noviembre de 2019. Desarrolló en tres etapas: diagnostico situacional; elaboración de la tecnología educacional; validez de contenido y apariencia por jueces especialistas y por cuidadores informales, por medio del índice de validez de contenido y coeficiente de variación. Resultados: después de las etapas del proceso metodológico, produjo una tecnología educacional denominada “Cuidando de Quien Cuida”, como instrumento informativo que versa sobre el autocuidado de cuidadores informales, recibiendo evaluación del índice de validez de contenido arriba de 0,86 y coeficiente de variación debajo de 20% en todos ítems. Conclusiones: la tecnología educacional fue construida y evaluada con índices satisfactorios por los especialistas y público objetivo, presentando alta correlación de concordancia, la caracterizando como adecuada e informativa a cuidadores informales.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to build and validate educational self-care technology for informal caregivers. Methods: methodological study, anchored in the Delphi technique, carried out in a municipality in the state of Paraná, Brazil, between September 2018 and November 2019. It was developed in three stages: situational diagnosis; elaboration of educational technology; content and appearance validation by expert judges and informal caregivers, using the content validity index and coefficient of variation. Results: after the steps of the methodological process, an educational technology called “Taking Care of Those Who Care” was produced, as an information tool that deals with the self-care of informal caregivers, receiving a content validity index above 0.86 and a variation coefficient. below 20% on all items. Conclusions: the educational technology was built and evaluated with satisfactory rates by the specialists and target audience, showing a high correlation of agreement, characterizing it as adequate and informative to informal caregivers.
  • Concordância interexaminadores na aplicação de instrumento de avaliação da saúde bucal em idosos hospitalizados Artigo Original

    Francisco, Thais Regina; Domingos, Aline Tavares; Najas, Myrian; Guardieiro, Bruno

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: analisar a concordância entre a avaliação do enfermeiro e a do cirurgião dentista em relação à verificação da condição da saúde bucal de idosos hospitalizados. Métodos: estudo transversal realizado com idosos (n=54) internados em enfermarias do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de avaliação da cavidade oral e foram analisados por técnicas de estatística descritiva, a partir de tabelas e gráficos. Resultados: houve correlação e concordância entre as avaliações do enfermeiro e as do cirurgião dentista na aplicação do instrumento Avaliação da Saúde Bucal para Triagem Odontológica em idosos hospitalizados. Conclusões: a aplicação do instrumento Avaliação da Saúde Bucal para Triagem Odontológica, em idosos internados pelo enfermeiro, demonstrou excelente reprodutibilidade, o que pode se tornar um recurso para examinar e identificar alterações bucais, bem como auxiliar no planejamento e execução da assistência de enfermagem associada aos cuidados com a cavidade oral.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: analizar la concordancia entre la valoración del enfermero y del cirujano dentista respecto a la comprobación del estado de salud bucal de adultos mayores hospitalizados. Métodos: se trata de un estudio transversal realizado con adultos mayores (n=54) internados en la enfermería del Hospital Universitario de la Universidad Federal de São Paulo. Los datos se recogieron mediante la evaluación de la cavidad oral y se analizaron con técnicas estadísticas descriptivas, a partir de cuadros y gráficos. Resultados: fue posible observar correlación y concordancia entre las evaluaciones del enfermero y las del cirujano dental en la aplicación del instrumento de Evaluación de la Salud Oral para el Triaje Odontológico en adultos mayores hospitalizados. Conclusiones: la aplicación del instrumento Evaluación de la Salud Bucal para el Triaje Odontológico de parte del personal de enfermería en adulos mayores hospitalizados, demostró una excelente reproducibilidad, que puede llegar a convertirse en un recurso para examinar e identificar las alteraciones bucodentales, así como ayudar en la planificación y ejecución de los cuidados de enfermería asociados a la atención de la cavidad oral.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to analyze the correspondence between nurse and dental surgeon assessments in the application of an Oral Health Assessment in dental screening of elderly hospitalized patients. Methods: cross-sectional study with elderly patients (n = 54) admitted to University Hospital from the Federal University of São Paulo. Data were collected through the assessment of oral cavity. Descriptive statistical techniques were used to analyze them, using tables and graphs. Results: there was correlation and agreement between nurse and dental surgeon assessments referring to application of an Oral Health Assessment in dental screening of hospitalized elderly. Conclusions: oral Health Assessment in dental screening for hospitalized elderly by nurses demonstrated excellent reproducibility and may be a resource to identify buccal alteration, helping the planning and execution of nurse care associated to oral health.
  • Qualidade de vida de estudantes de mestrado e doutorado da área da saúde Artigo Original

    Cesar, Flaviane Cristina Rocha; Oliveira, Lizete Malagoni de Almeida Cavalcante; Ribeiro, Luana Cássia Miranda; Alves, Angela Gilda; Moraes, Katarinne Lima; Barbosa, Maria Alves

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: avaliar a qualidade de vida de estudantes de mestrado e doutorado da área da saúde. Métodos: estudo transversal, realizado com 503 mestrandos e doutorandos do Centro-Oeste brasileiro, usando o WHOQOL-BREF para analisar sua qualidade de vida. A análise incluiu o coeficiente alfa de Cronbach, análise fatorial confirmatória e análises bivariada e multivariada. Resultados: maior idade e ter filho associaram-se com maiores escores médios de qualidade de vida, enquanto diagnóstico de ansiedade/depressão, dificuldade em gerir atividades acadêmicas e pessoais e pensar em desistir do curso foram associados a menores escores médios nos domínios da qualidade de vida (p<0,05). Conclusões: estudantes de mestrado e doutorado têm redução da qualidade de vida durante todo o período de formação, principalmente na saúde psicológica e física. A gestão das atividades acadêmicas e desistir do curso são as principais variáveis associadas a diminuição da qualidade de vida desses estudantes.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: evaluar la calidad de vida de los estudiantes de maestría y doctorado en el área de la salud. Métodos: estudio transversal, realizado con 503 estudiantes de maestría y doctorado del Medio Oeste brasileño, utilizando el WHOQOL-BREF para analizar su calidad de vida. El análisis incluyó el coeficiente alfa de Cronbach, el análisis factorial confirmatorio y los análisis bivariados y multivariados. Resultados: la edad avanzada y tener un hijo se asociaron con puntuaciones medias más altas para la calidad de vida, mientras que el diagnóstico de ansiedad/depresión, la dificultad para manejar las actividades académicas y personales y la idea de abandonar el curso se asociaron con puntuaciones medias más bajas en los dominios de calidad de vida (p<0,05). Conclusiones: los estudiantes de maestría y doctorado han reducido la calidad de vida durante todo el período de formación, principalmente en salud psicológica y física. La gestión de las actividades académicas y el abandono del curso son las principales variables asociadas a la disminución de la calidad de vida de estos estudiantes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to assess the quality of life of master’s and doctoral students in health. Methods: this is a cross-sectional study carried out with 503 master’s and doctoral students from the Brazilian Center-West, using the WHOQOL-BREF to analyze their quality of life. Analysis included Cronbach’s alpha coefficient, confirmatory factor analysis and bivariate and multivariate analyzes. Results: older age and having a child were associated with higher average quality of life scores, while diagnosis of anxiety/depression, difficulty in managing academic and personal activities and thinking about dropping out of course were associated with lower average scores in quality of life domains (p <0.05). Conclusions: master’s and doctoral students have reduced quality of life during the entire training period, mainly in psychological and physical health. The management of academic activities and dropping out of course are the main variables associated with decreased students’ quality of life.
  • Treinamento para enfermagem sobre administração de medicamentos na pediatria: avaliação do comportamento observado e autorreferido Artigo Original

    Custódio, Ires Lopes; Lima, Francisca Elisângela Teixeira; Pascoal, Lívia Maia; Barbosa, Lorena Pinheiro; Pinheiro, Patricia Neyva da Costa; Barbosa, Islene Victor; Almeida, Paulo César

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: avaliar o efeito de um programa de treinamento sobre administração de medicamentos endovenosos em pacientes pediátricos no comportamento observado e autorreferido da equipe de enfermagem. Métodos: estudo avaliativo realizado com 38 profissionais em três fases: Avaliação do comportamento observado nas ações realizadas antes do treinamento; Implementação do treinamento; e Avaliação dos comportamentos observado e autorreferido (imediatamente e seis meses após treinamento). Resultados: no comportamento observado, houve melhora em seis (6/12) ações de Higienização das mãos; cinco (5/14) de Organização do ambiente, seleção e preparo de materiais; e em sete (7/10) referentes à Orientação do procedimento, administração e monitoramento das reações do paciente. No comportamento autorreferido, houve melhora em duas (2/8) ações. Conclusões: o treinamento repercutiu em melhora nas ações dos profissionais de enfermagem relacionadas à administração de medicamentos por via endovenosa, tanto no comportamento observado quanto no autorreferido.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: evaluar efecto de programa de entrenamiento sobre administración de medicamentos endovenosos en pacientes pediátricos en el comportamiento observado y autorreferencia del equipo de enfermería. Métodos: estudio evaluativo realizado con 38 profesionales en tres fases: Evaluación del comportamiento observado en las acciones realizadas antes del entrenamiento; Implementación del entrenamiento; y Evaluación de los comportamientos observado y autorreferencia (inmediatamente y seis meses después del entrenamiento). Resultados: en el comportamiento observado, hubo mejora en seis (6/12) acciones de Higienización de las manos; cinco (5/14) de Organización ambiental, selección y preparo de materiales; y en siete (7/10) referentes a la Orientación del procedimiento, administración y monitoreo de las reacciones del paciente. En el comportamiento autorreferencia, hubo mejora en dos (2/8) acciones. Conclusiones: el entrenamiento repercutió en mejora en las acciones de los profesionales de enfermería relacionadas a la administración de medicamentos por vía endovenosa, tanto en el comportamiento observado cuanto en la autorreferencia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to evaluate the effect of a training program on the administration of intravenous drugs in pediatric patients on the observed and self-reported behavior of the nursing team. Methods: evaluation study carried out with 38 professionals during three phases: Assessment of the behavior observed in the actions performed before training; Training implementation; and Assessment of observed and self-reported behaviors (immediately and six months after training). Results: in the observed behavior, there was an improvement in six (6/12) hand hygiene actions; five (5/14) pertaining to environment Organization, selection, and preparation of materials; and in seven (7/10) referring to the Orientation of the procedure, administration and monitoring of the patient’s reactions. In self-reported behavior, there was an improvement in two (2/8) actions. Conclusions: the training resulted in an improvement in the actions of nursing professionals related to the administration of intravenous medications, both in observed and in self-reported behavior.
  • Significado do envelhecimento para cuidadores de idosos senis Artigo Original

    Ferreira, Sara Ingrid de Rezende; Teston, Elen Ferraz; Marcon, Sonia Silva; Giacon-Arruda, Bianca Cristina Ciccone; Mandu, Juliete Bispo dos Santos; Werle, Josiel Elisandro; Galera, Sueli Aparecida Frari

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: compreender o significado do envelhecimento para cuidadores de idosos senis. Métodos: estudo qualitativo realizado com 12 cuidadores de idosos cadastrados no Serviço de Atenção Domiciliar, adotando-se o Modelo Explicativo de Doença de Kleinman como referencial teórico. Os dados foram coletados no período de abril a junho de 2019, mediante entrevistas semiestruturadas, audiogravadas, realizadas no domicílio e submetidas à análise de conteúdo. Resultados: cuidar de idoso senil desencadeia reflexões sobre o envelhecimento que por vezes levam à ressignificação desse processo, além de estimular o reconhecimento dos fatores que o influenciam, com destaque para a história de vida, ocupação e comportamentos deletérios adotados ao longo da vida. Considerações Finais: a experiência de cuidar influencia o significado atribuído ao envelhecimento, favorecendo: a identificação de aspectos e comportamentos modificáveis e não modificáveis que o tornam saudável; a reflexão sobre o próprio envelhecimento, com ressignificação de hábitos e comportamentos a serem adotados.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: comprender el significado del envejecimiento para cuidadores de ancianos seniles. Métodos: estudio cualitativo realizado con 12 cuidadores de ancianos registrados en Servicio de Atención Domiciliario, adoptándose el Modelo Explicativo de Enfermedad de Kleinman como referencial teórico. Datos recogidos en el período de abril a junio de 2019, mediante entrevistas semiestructuradas, audiograbadas, realizadas en el domicilio y sometidas al análisis de contenido. Resultados: cuidar de anciano senil desencadena reflexiones sobre el envejecimiento que por veces llevan a la resignificación de ese proceso, además de estimular el reconocimiento de factores que lo influencian, con destaque a la historia de vida, ocupación y comportamientos deletéreos adoptados al largo de la vida. Consideraciones Finales: experiencia de cuidar influencia el significado atribuido al envejecimiento, favoreciendo: la identificación de aspectos y comportamientos cambiables y no cambiables que lo vuelven saludable; la reflexión sobre el propio envejecimiento, con resignificación de hábitos y comportamientos a ser adoptados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to understand the meaning of aging for caregivers of senile elderly people. Methods: qualitative study carried out with 12 caregivers of elderly people registered in the Home Care Service, adopting the Explanatory Model of Kleinman’s Disease as a theoretical framework. Data were collected from April to June 2019, through semi-structured, audio-recorded interviews, carried out at home and submitted to content analysis. Results: taking care of senile elderly people triggers reflections on aging that sometimes lead to a new meaning of this process, besides stimulating the recognition of the factors that influence it, with emphasis on the life history, occupation and deleterious behaviors adopted throughout life. Final Considerations: the care experience influences the meaning attributed to aging, favoring: the identification of modifiable and non-modifiable aspects and behaviors that make it healthy; reflection on aging itself, with a new meaning of habits and behaviors to be adopted.
  • Reformas curriculares na transformação do ensino em enfermagem em uma universidade federal Artigo Original

    Petry, Stéfany; Padilha, Maria Itayra; Costa, Roberta; Mancia, Joel Rolim

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: discutir as reformas curriculares adotadas para o ensino de enfermagem no Brasil, no período de 1969 a 2019. Métodos: pesquisa histórica, de abordagem qualitativa com uso da história oral temática e pesquisa documental. Realizaram-se 13 entrevistas com docentes de graduação em Enfermagem de uma universidade federal do Sul do Brasil. As fontes documentais foram os projetos político-pedagógicos do curso e outros afins. Utilizou-se análise temática de Minayo. Resultados: o currículo de enfermagem delineia o perfil do profissional a ser formado e é revisto para adaptação às mudanças sociais e educacionais. Revela o potencial científico e profissional que se espera do enfermeiro. As reformas curriculares visam à qualidade da formação de enfermagem. Considerações Finais: a estrutura curricular e as reformas ocorridas emergiram consonantes com o contexto histórico, político, epidemiológico e social exigido da profissão para atender às demandas da sociedade e do mercado de trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: discutir las reformas curriculares adoptadas para la enseñanza de enfermería en Brasil, en el período de 1969 a 2019. Métodos: investigación histórica, de abordaje cualitativo con uso de historia oral temática e investigación documental. Realizaron 13 entrevistas con docentes graduados en Enfermería de una universidad federal del Sur de Brasil. Las fuentes documentales fueron los proyectos político-pedagógicos del curso y otros afines. Utilizó análisis temático de Minayo. Resultados: el currículo de enfermería delinea el perfil del profesional a ser formado y es revisto para adaptación a los cambios sociales y educacionales. Revela el potencial científico y profesional que se espera del enfermero. Las reformas curriculares objetivan a la calidad de la formación de enfermería. Consideraciones Finales: la estructura curricular y las reformas ocurridas emergieron consonantes al contexto histórico, político, epidemiológico y social exigido de la profesión para atender a las demandas de la sociedad y del mercado de trabajo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to discuss the curricular reforms adopted for nursing teaching in Brazil, from 1969 to 2019. Methods: historical, qualitative approach using the thematic oral history and document research. 13 interviews were carried out with graduation nursing professors from a federal university in the South of Brazil. The document sources were the political-pedagogical projects of the course and their associated documents. Minayo’s thematic analysis was used. Results: nursing curricula delineates the profile of the professional that must be formed and are reviewed in order to be adapted to social and educational changes, showing the scientific and professional potential of the nurse. Curricular reforms consider the quality of nursing formation. Final Considerations: the structure of the curriculum and the reforms that took place emerged according to the historical, political, epidemiological and social context demanded from the profession, to attend to the demands of society and to the work market.
  • Serviço de emergência psiquiátrica no Distrito Federal: interdisciplinaridade, pioneirismo e inovação Artigo Original

    Machado, Daniela Martins; Veras, Ingrid de Sousa; Frausino, Luan Henrique Ferreira Cavalcante; Silva, Jhenneffer Lorrainy da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Este estudo objetiva debater o atendimento a pessoas em crises psíquicas realizado pela equipe do Núcleo de Saúde Mental do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal - Brasil (NUSAM/SAMU/DF/BRASIL), descrevendo a dinâmica de atendimento, desde a regulação dos casos até o follow-up. Métodos: Estudo qualitativo exploratório, descritivo, com dados coletados por meio do levantamento de dados no sistema de informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), atividades de observação participante e entrevistas, no período de três meses, com profissionais do NUSAM/SAMU/DF. A análise qualitativa consistiu na análise de conteúdo de Bardin. Resultados: O NUSAM/SAMU/DF evidenciou sua capacidade de ofertar atendimento de forma humanizada e resolutiva às urgências e emergências de natureza psicossocial, considerando os recursos de que dispõe. Considerações finais: Destaca-se o pioneirismo do serviço no que se refere à abordagem pré-hospitalar a pessoas em crises psíquicas, caracterizada pelo atendimento singularizado, humanizado e resolutivo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Debatir la atención a personas en crisis psíquicas realizado por equipo del Núcleo de Salud Mental del Servicio de Atención Móvil de Urgencia del Distrito Federal - Brasil (NUSAM/SAMU/DF/BRASIL), describiendo dinámica de atención, desde la regulación de los casos hasta el follow-up. Métodos: Estudio cualitativo exploratorio, descriptivo, con datos recogidos por medio del levantamiento de datos en sistema de informaciones de la Secretaría de Salud del Distrito Federal (SES/DF), actividades de observación participante y entrevistas, en el período de tres meses, con profesionales del NUSAM/SAMU/DF. Análisis cualitativo consistió en el análisis de contenido de Bardin. Resultados: El NUSAM/SAMU/DF evidenció su capacidad de ofertar atención de forma humanizada y resolutiva a las urgencias y emergencias de naturaleza psicosocial, considerando los recursos de que dispone. Consideraciones finales: Destaca el pionerismo del servicio en que se refiere al abordaje prehospitalario a personas en crisis psíquicas, caracterizada por la atención singularizada, humanizada y resolutiva.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: This study aims to discuss the care for people in psychic crises conducted by the team of the Mental Health Center of the Mobile Emergency Care Service of the Federal District - Brazil (NUSAM/SAMU/DF/BRAZIL), describing the dynamics of care, since the regulation from cases to follow-up. Methods: Qualitative, exploratory, descriptive study, with data collected through data collection in the information system of the Health Department of the Federal District (SES/DF), participant observation activities and interviews, over a period of three months, with professionals from NUSAM/SAMU/DF. The qualitative analysis consisted of Bardin’s content analysis. Results: NUSAM/SAMU/DF showed its ability to offer care in a humanized and resolving way to urgencies and emergencies of a psychosocial nature, considering the resources it has. Final considerations: The service’s pioneering spirit regarding the prehospital approach to people in psychic crises is highlighted, characterized by the singularized, humanized and resolutive service.
  • Percepções contraditórias de docentes de enfermagem sobre o contexto neoliberal do trabalho Artigo Original

    Oliveira, Camila Arantes Ferreira Brecht D’; Lisboa, Márcia Tereza Luz; Costa, Carolina Cabral Pereira da; Farias, Sheila Nascimento Pereira de; Varella, Thereza Christina Mó y Mó Loureiro; Peres, Ellen Marcia; Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: Identificar e analisar as percepções de docentes de Enfermagem acerca das novas configurações do mundo do trabalho e as repercussões para suas atividades laborais. Métodos: Pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória, realizada em duas faculdades de enfermagem federais, no Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu com 27 docentes de Enfermagem, entre maio e junho de 2016, por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram tratados pela técnica de análise temática de conteúdo. Resultados: Os resultados apontaram contradições nas percepções dos docentes sobre o mundo do trabalho, o qual tem se pautado por preceitos neoliberais. Tais contradições se caracterizam por manifestações a favor da incorporação desses preceitos, evidenciando seus efeitos negativos sobre o trabalho docente de Enfermagem. Considerações finais: Há dissonâncias na maneira de perceber a atual configuração do mundo do trabalho, propondo-se mais e profundas reflexões sobre tal cenário laboral.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: Identificar y analizar las percepciones de docentes de Enfermería acerca de las nuevas configuraciones del mundo laboral y las repercusiones para sus actividades laborales. Métodos: Investigación cualitativa, descriptiva, exploratoria, realizada en dos facultades de Enfermería federales, en Rio de Janeiro. La recogida de datos ocurrió con 27 docentes de Enfermería, entre mayo y junio de 2016, por medio de entrevista semiestructurada. Los datos tratados por técnica de análisis temático de contenido. Resultados: Apuntaron contradicciones en las percepciones de los docentes acerca del mundo laboral, lo cual ha se pautado por preceptos neoliberales. Tales contradicciones se caracterizan por manifestaciones a favor de incorporación de eses preceptos, evidenciando sus efectos negativos acerca del trabajo docente de Enfermería. Consideraciones finales: Hay disonancias en la manera de percibir la actual configuración del mundo laboral, proponiéndose más y profundas reflexiones acerca de tal escenario laboral.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: To identify and analyze the perceptions of nursing teachers on the new configurations of the job world and the repercussions for their labor activities. Methods: Qualitative, descriptive, exploratory research, carried out at two federal nursing colleges in Rio de Janeiro. Data collection occurred with 27 nursing teachers, between May and June 2016, through semi-structured interviews. The data were treated using the thematic content analysis technique. Results: The results showed contradictions in the teachers’ perceptions about the job world, which has been guided by neoliberal precepts. Such contradictions are characterized by manifestations in favor of incorporating these precepts, highlighting their negative effects on nursing teaching work. Final considerations: There are incongruities in the way of perceiving the current configuration of the job world, proposing more and profound reflections on such a work scenario.
  • A história do ensino de enfermagem psiquiátrica na Universidade Federal de Alagoas (1976-1981) Artigo Original

    Chamchaum, Laila Frota Ibrahim; Nascimento, Yanna Cristina Moraes Lira; Santos, Regina Maria dos; Costa, Laís de Miranda Crispim; Albuquerque, Maria Cicera dos Santos de; Cassimiro, Adnez Regina Tertuliano da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Analisar historicamente o ensino de enfermagem psiquiátrica da Universidade Federal de Alagoas de 1976-1981. Métodos: Estudo qualitativo; abordagem histórico-social com o auxílio da História Oral Temática com base em fontes documentais e depoimento de enfermeiros, discentes, docentes e profissionais do hospital psiquiátrico em que práticas ocorriam. Para a compreensão da história, utilizaram-se pesquisas sobre história mundial, do Brasil, de Alagoas e Diretrizes Curriculares da Enfermagem, além dos conceitos de Erving Goffman como referencial teórico. Resultados: Revelaram-se as condições estruturais da universidade em 1976, a contribuição estadunidense no corpo docente da disciplina, a preparação psicológica das estudantes nas aulas teórico-práticas, o cenário precário da assistência psiquiátrica em Alagoas e o cuidado minimizador de estigmas mediante a empatia e escuta sensível. Conclusão: Com o surgimento da disciplina, estudantes e professores ampliaram olhares sobre o adoecimento mental e evidenciaram a necessidade de manter uma formação acadêmica pautada em princípios reformadores da assistência.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Analizar históricamente la enseñanza de enfermería psiquiátrica en la Universidad Federal de Alagoas de 1976-1981. Métodos: Estudio cualitativo; abordaje histórico-social con auxilio de Historia Oral Temática basada en fuentes documentales y deposición de enfermeros, discentes, docentes y profesionales del hospital psiquiátrico en que prácticas ocurrían. Para comprensión de la historia, utilizaron investigaciones sobre historia mundial, de Brasil, de Alagoas y Directrices Curriculares de Enfermería, además de conceptos de Erving Goffman como referencial teórico. Resultados: Revelaron condiciones estructurales de la universidad en 1976, contribución estadunidense al cuerpo docente de la disciplina, preparación psicológica de estudiantes en clases teórico-prácticas, escenario precario de la asistencia psiquiátrica en Alagoas y el cuidado reductor de estigmas mediante la empatía y escucha sensible. Conclusión: Con el surgimiento de la disciplina, estudiantes y profesores ampliaron miradas acerca de enfermedad mental y evidenciaron la necesidad de mantener una formación académica pautada en principios reformadores de la asistencia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: To historically analyze psychiatric nursing teaching at the Universidade Federal de Alagoas from 1976 to 1981. Methods: Qualitative study; social-historical approach employing Thematic Oral History based on the documentary sources and testimonials from nurses, students, professors, and professionals at the psychiatric hospital where these practices occurred. The study researched World, Brazil, and Alagoas history and the Curricular Guidelines for Nursing for the history comprehension and used Erving Goffman’s concepts as a theoretical reference. Results: They revealed the structural conditions of the university in 1976, the American contribution to the teaching staff, the students’ psychological preparation in theoretical and practical classes, the precarious scenario of psychiatric care in Alagoas, and the care that minimizes stigmas through empathy and sensitive listening. Conclusion: With the emergence of that discipline, students and professors expanded their views on mental illness and emphasized their need for academic training based on reforming care principles.
  • Complicações, manifestações clínicas da sífilis congênita e aspectos relacionados à prevenção: revisão integrativa Revisão

    Rocha, Ana Fátima Braga; Araújo, Maria Alix Leite; Barros, Valéria Lima de; Américo, Camila Félix; Silva Júnior, Geraldo Bezerra da

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: identificar as evidências científicas acerca das complicações e manifestações clínicas da sífilis congênita e aspectos relacionados à prevenção. Métodos: revisão integrativa, mediante busca nas bases de dados LILACS e MEDLINE, realizada em março de 2018, utilizando os descritores “syphilis, congenital”, “complications”, “signs and symptoms”, resultando em 27 pesquisas selecionadas. Resultados: encontraram-se publicações entre os anos de 1966 e 2017, na maioria oriundas da América Latina e África. O desfecho desfavorável, a alteração laboratorial e as manifestações clínicas da sífilis congênita precoce e tardia mais evidenciados foram, respectivamente, baixo peso ao nascer, anemia, hepatoesplenomegalia e alterações odontológicas. Observou-se que a falta de tratamento da gestante no pré-natal foi a principal oportunidade perdida de prevenção das complicações da sífilis congênita. Conclusões: as evidências científicas analisadas apresentam graves complicações da sífilis congênita que seriam evitadas desde que oportunidades precoces de diagnóstico e tratamento da gestante não fossem perdidas durante o pré-natal.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: identificar evidencias científicas sobre las complicaciones y manifestaciones clínicas de la sífilis congénita y aspectos relacionados a prevención. Métodos: revisión integrativa, mediante búsqueda en bases de datos LILACS y MEDLINE, realizada en marzo de 2018, utilizando los descriptores “syphilis, congenital”, “complications”, “signs and symptoms”, resultando en 27 investigaciones seleccionadas. Resultados: encontraron publicaciones entre 1966 y 2017, la mayoría oriundas de Latinoamérica y África. Desfecho desfavorable, la alteración laboratorial y manifestaciones clínicas de la sífilis congénita precoz y tardía más evidenciados fueron, respectivamente, bajo peso al nacer, anemia, hepatoesplenomegalia y alteraciones odontológicas. Observó que la falta de tratamiento de la embarazada en el prenatal fue la principal oportunidad perdida de prevención de las complicaciones de la sífilis congénita. Conclusiones: las evidencias científicas analizadas presentan graves complicaciones de la sífilis congénita que serían evitadas desde que oportunidades precoces de diagnóstico y tratamiento de la embarazada no fueran perdidas durante el prenatal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to identify the scientific evidence about the clinical complications and manifestations of congenital syphilis and aspects related to its prevention. Methods: integrative review after a search in the databases LILACS and MEDLINE, carried out in March 2018, using the descriptors “syphilis, congenital”, “complications”, and “signs and symptoms”, leading to the selection of 27 researches. Results: the publications found were published from 1966 to 2017, and most of them were from Latin America and Africa. Negative outcomes, laboratory changes, and the clinical manifestations in congenital syphilis, whether early or delayed, were, respectively: low weight at birth, anemia, hepatosplenomegaly, and dental alterations. The lack of treatment of the pregnant women in the prenatal was the most common occasion in which the opportunity to prevent the complications of congenital syphilis was lost. Conclusions: the scientific evidences analyzed showed serious complications of congenital syphilis that could be avoided if early opportunities of diagnosing and treating the pregnant women are not lost during the prenatal.
  • Nível de estresse experimentado por participantes em simulação realística: uma revisão sistemática Revisão

    Brasil, Guilherme da Costa; Lima, Lucas Tomaz Benigno; Cunha, Elaine Carvalho; Cruz, Flávia Oliveira de Almeida Marques da; Ribeiro, Laiane Medeiros

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivos: identificar as evidências disponíveis sobre o nível de estresse experimentado por participantes em educação baseada em simulação. Métodos: revisão sistemática que incluiu ensaios clínicos randomizados nas bases eletrônicas: Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Cochrane Library, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, LIVIVO, PubMed, Scopus e Web of Science. A busca adicional foi realizada no Google Scholar e OpenGrey. Todas as buscas ocorreram no dia 24 de setembro de 2020. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada pelo Cochrane Collaboration Risk of Bias Tool. Resultados: foram incluídos 18 estudos, os quais avaliaram o estresse dos participantes por meio de medidas fisiológicas, autorreferidas ou combinação de ambas. O estresse foi experimentado em nível elevado em cenários simulados. Conclusões: as evidências dos estudos incluídos nesta revisão sistemática sugerem que o estresse é experimentado em nível elevado em cenários simulados.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivos: identificar evidencias disponibles sobre el nivel de estrés experimentado por participantes en educación basada en simulación. Métodos: revisión sistemática que incluyó ensayos clínicos randomizados en las bases electrónicas: Cumulative Index to Nursing and Lallied Health Literature, Cochrane Library, Literatura Latinoamericana y de Caribe en Ciencias de la Salud, LIVIVO, PubMed, Scopus y Web of Science. Búsqueda adicional fue realizada en el Google Scholar y OpenGrey. Todas las búsquedas ocurrieron en el día 24 de septiembre de 2020. La calidad metodológica de los estudios fue evaluada por el Cochrane Collaboration Risk of Bias Tool. Resultados: fueron incluidos 18 estudios, los cuales evaluaran el estrés de los participantes por medio de medidas fisiológicas, autoinformados o combinación de ambos. El estrés fue experimentado en nivel elevado en escenarios simulados. Conclusiones: las evidencias de los estudios incluidos en esta revisión sistemática sugieren que el estrés es experimentado en nivel elevado en escenarios simulados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objectives: to identify the available evidence regarding stress levels experienced by participants in education based on a realistic simulation. Methods: systematic review that included randomized clinic trials on electronic databases: Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Cochrane Library, Latin-American and Caribbean Literature in Health Sciences, LIVIVO, PubMed, Scopus, and Web of Science. The additional search was performed on Google Scholar and OpenGrey. All searches occurred on September 24, 2020. The methodologic quality of the results was evaluated by the Cochrane Collaboration Risk of Bias Tool. Results: eighteen studies were included, which evaluated the participants’ stress using physiologic, self-reported measures, or the combination of both. Stress as experienced in a high level in simulated scenarios. Conclusions: evidence of the study included in this systematic review suggest that stress is experienced in a high level in simulated scenarios.
  • Perfusão tissular periférica ineficaz em pacientes com pé diabético: uma teoria de médio alcance Revisão

    Silva, Lorrany Fontenele Moraes da; Pascoal, Livia Maia; Lima, Francisca Elisângela Teixeira; Santos, Floriacy Stabnow; Santos Neto, Marcelino; Brito, Paula dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: desenvolver uma teoria de médio alcance para o diagnóstico de enfermagem perfusão tissular periférica ineficaz em pacientes com pé diabético. Método: a construção da teoria foi realizada em seis etapas: definição da abordagem; definição do modelo teórico-conceitual; definição dos conceitos principais; desenvolvimento de pictograma; construção das proposições e estabelecimento das relações de causalidade evidências para a prática. Resultados: foram incluídos na teoria 12 fatores etiológicos e 22 indicadores clínicos, alguns destes não estavam listados na NANDA Internacional (Inc.) e outros foram adaptados para melhor caracterização dos pacientes com pé diabético. Construiu-se um pictograma e foram estabelecidas oito proposições para verificar as relações causais e evidências para a prática. Conclusão: a teoria de médio alcance possibilitou ampliar os conceitos e demonstrar as relações causais entre os elementos do diagnóstico perfusão tissular periférica ineficaz, fornecendo subsídios para minimizar as lacunas no conhecimento e auxiliar a prática clínica da enfermagem.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: desarrollar una teoría de rango medio para el diagnóstico de enfermería de la perfusión tisular periférica ineficaz en pacientes con pie diabético. Método: la construcción de la teoría se realizó en seis etapas: definición del enfoque; definición del modelo teórico-conceptual; definición de los principales conceptos; desarrollo de pictogramas; construcción de proposiciones y establecimiento de relaciones causales basadas en evidencia para la práctica. Resultados: se incluyeron en la teoría 12 factores etiológicos y 22 indicadores clínicos, algunos de los cuales no estaban incluidos en NANDA International (Inc.) y otros se adaptaron para caracterizar mejor a los pacientes con pie diabético. Se construyó un pictograma y se establecieron ocho proposiciones para verificar las relaciones causales y la evidencia de la práctica. Conclusión: la teoría de rango medio permitió ampliar los conceptos y demostrar las relaciones causales entre los elementos del diagnóstico de perfusión tisular periférica ineficaz, brindando subsidios para minimizar las brechas en el conocimiento y ayudar a la práctica clínica de la enfermería.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: to develop a mid-range theory for nursing diagnosis ineffective peripheral tissue perfusion in patients with diabetic foot. Method: the theory construction was carried out in six stages: approach definition; theoretical-conceptual model definition; definition of the main concepts; pictogram development; construction of propositions and establishment of causal relationships evidence for practice. Results: twelve etiological factors and 22 clinical indicators were included in the theory, some of which were not listed in NANDA International (Inc.) and others were adapted to better characterize patients with diabetic foot. A pictogram was constructed and eight propositions were established to verify causal relationships and evidence for practice. Conclusion: medium-range theory made it possible to broaden the concepts and demonstrate the causal relationships between the elements of ineffective peripheral tissue perfusion, providing subsidies to minimize gaps in knowledge and assist clinical nursing practice.
  • O cuidar em enfermagem pediátrica na perspectiva das emoções: de Nightingale à atualidade Reflexão

    Diogo, Paula Manuela Jorge; Freitas, Bruna Hinnah Borges Martins de; Costa, Ana Inês Lourenço da; Gaíva, Maria Aparecida Munhoz

    Resumo em Português:

    RESUMO Objetivo: Refletir sobre a evolução do cuidar em enfermagem pediátrica na perspectiva das emoções, desde as concepções de Florence Nightingale até a atualidade. Método: Estudo reflexivo fundamentado em aspectos teóricos e experienciais do cuidado emocional em enfermagem pediátrica. Resultados: Desde Nightingale, muitas foram as definições sobre o cuidar em enfermagem numa lógica integradora e humanista; e com alguma ligação à dimensão emocional. Naquele tempo, o cuidado de enfermagem se assentava nas concepções religiosas de caridade e amor ao próximo e, apesar da conceituação que molda a ciência de enfermagem na atualidade, tais concepções não deixaram de ser seu atributo, principalmente na assistência dos enfermeiros pediatras. Considerações finais: Em enfermagem pediátrica, nutrir os cuidados com afeto e facilitar a gestão das emoções em cada interação enfermeiro-criança-família é crucial para o cuidar. Esse cuidado emocional deverá evoluir para uma competência, que reconheça a perícia e o mérito do agir profissional.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Objetivo: Reflejar sobre la evolución del cuidar en enfermería pediátrica en la perspectiva de las emociones, desde las concepciones de Florence Nightingale hasta la actualidad. Método: Estudio reflexivo fundamentado en aspectos teóricos y experiencias del cuidado emocional en enfermería pediátrica. Resultados: Desde Nightingale, muchas son las definiciones sobre el cuidar en enfermería en una lógica integradora y humanista; y con alguna relación a la dimensión emocional. El cuidado de enfermería se basaba en concepciones religiosas y amor al próximo y, aunque la conceptuación que molda la ciencia de enfermería en la actualidad, tales concepciones no dejaron de ser su atributo, principalmente en la asistencia de enfermeros pediatras. Consideraciones finales: En enfermería pediátrica, nutrir los cuidados con afecto y facilitar la gestión de emociones en cada interacción enfermero-niño-familia es crucial para el cuidar. Ese cuidado deberá evolucionar para una competencia, que reconozca la pericia y el mérito del actuar profesional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Objective: Reflect on the evolution of pediatric nursing care from the perspective of emotions, from the conceptions of Florence Nightingale to the present. Method: Reflective study based on theoretical and experiential aspects of emotional care in pediatric nursing. Results: From Nightingale, there were many definitions regarding the nursing care in an integrative and humanist logic; and with certain bond to emotional dimension. That time, nursing care was based on the religious conceptions of charity and love of our neighbor and, despite the conceptualization that shapes nursing science today, such conceptions have not ceased to be its attribute, mainly in the care of pediatric nurses. Final considerations: In pediatric nursing, nurture care with affection and facilitate emotions management in each interaction nurse-child-family is crucial for caring. This emotional care should evolve into a competence that recognizes the expertise and merit of professional action.
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