Acessibilidade / Reportar erro

UM ESTUDO DA RIQUEZA FINANCEIRA DO BRASIL A PARTIR DA MATRIZ DE PATRIMÔNIO FINANCEIRO DO IBGE* * Os autores desejam agradecer a boa vontade e os esclarecimentos recebidos de Carlos Sobral (IBGE) e de Maurício Botelho Ribeiro (BCB), bem como as sugestões do parecerista anônimo da REC.

FINANCIAL WEALTH IN BRAZIL: A STUDY BASED ON IBGE'S WHOM-TO-WHOM FINANCIAL BALANCE-SHEET MATRIX

RESUMO

Este texto procura extrair das contas financeiras (2005-2009), das contas de patrimônio (2004-2009) e da matriz de patrimônio financeiro (2009), publicadas pelo IBGE, um retrato tão preciso quanto possível do tamanho e da composição da riqueza financeira no Brasil. O texto inova ao calcular as posições financeiras intrassetoriais, bem como no próprio modo de apresentação da matriz de patrimônio. Outra contribuição consiste em cruzar os dados do IBGE com aqueles das Demonstrações Financeiras do Banco Central, o que permite, para alguns fins, desfazer o duvidoso agregado em que se confundem os números da autoridade monetária com aqueles das demais instituições financeiras.

PALAVRAS-CHAVE:
Contabilidade social; fluxo de fundos; riqueza financeira

Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Pasteur, 250 sala 114, Palácio Universitário, Instituto de Economia, 22290-240 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: 55 21 3938-5242 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rec@ie.ufrj.br