Acessibilidade / Reportar erro

IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS DE ENFERMAGEM EM PACIENTES NEFROPATAS, NOS SEUS ASPECTOS FÍSICOS

Physical aspects of nursing problem identification, in renal patients

A enfermagem, em seus esforços para fundamentar-se em princípios rigorosamente científicos, vem se valendo da técnica de levantamento prévio dos problemas (incluindo coleta, análise e interpretação de informações sobre as necessidades básicas do paciente), para, a seguir, traçar um plano de tratamento em bases objetivas.

No presente trabalho, a autora procura identificar os problemas físicos dos pacientes nefropatas hospitalizados valendo-se para tanto de um roteiro próprio, devidamente testado e corrigido. O estudo objetiva também estabelecer as bases para, num futuro trabalho, determinar os tratamentos de enfermagem mais adequados aos problemas específicos dessa área.

Na elaboração da pesquisa tomou-se amostra de trinta pacientes de Unidade de Clínica Médica de um hospital geral da Capital paulista, de janeiro a abril de 1975, segundo critérios apropriados. Na amostra considerada foram encontrados 1.129 problemas de enfermagem, resultando uma média de 37,6 problemas por indivíduo. Estes foram distribuídos em oito áreas correspondendo a necessidades básicas, verificando-se que entre as mais comprometidas (onde se registrou o maior número de problemas) podem ser citadas as seguintes: Condições de Pele, Mucosa e Fâneros; de Eliminação; de Nutrição e Hidratação e de Hábitos de Saúde. Tais áreas predominantes somam 71% dos problemas encontrados.


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br