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Educação permanente em saúde na formação de técnicos em enfermagem* * Extraído da dissertação “Intervenção pedagógica sobre educação permanente em saúde para estudantes do técnico em enfermagem”. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, 2021.

RESUMO

Objetivo:

Avaliar as compreensões de uma intervenção pedagógica sobre a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde em estudantes da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem.

Método:

Pesquisa aplicada, do tipo intervenção pedagógica, realizada com vinte e três estudantes de curso técnico de enfermagem; utilizaram-se questionários, grupo focal e análise de conteúdo temática.

Resultados:

Avalia-se que a intervenção, construída coletivamente entre gestor, professores e pesquisadores, oportunizou a problematização dos conceitos de educação e educação continuada e permanente. Da análise emergiram as categorias temáticas Conhecimento prévio dos estudantes e compreensões da intervenção em sala de aula; Relação entre educação permanente e acolhimento pedagógico nas unidades de saúde; As inquietações sobre a ética e a articulação teórico-prática no cuidado; e Processo de trabalho e as aproximações com a educação permanente em saúde.

Conclusão:

Avaliou-se que a intervenção pedagógica favoreceu a reflexão crítica pelo futuro técnico de enfermagem sobre a educação permanente e a necessidade do planejamento pedagógico colaborativo para o alinhamento do processo de trabalho da equipe de saúde.

DESCRITORES
Educação Profissionalizante; Educação Continuada; Aprendizagem; Educação em Enfermagem

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