Acessibilidade / Reportar erro

Análise do sofrimento no trabalho em Núcleos de Apoio à Saúde da Família* * Extraído da tese "O cotidiano de trabalho no NASF: percepções de sofrimento e prazer na perspectiva da Psicodinâmica do Trabalho", Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem, Escola de Enfermagem de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2015.

Resumo

OBJETIVO

Analisar o processo de trabalho no Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

MÉTODO

Estudo de caso exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa. Grupos focais foram realizados com 20 trabalhadores do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, o material empírico foi submetido à técnica de análise de conteúdo e analisado à luz da Psicodinâmica do Trabalho.

RESULTADOS

Apresenta-se aqui a categoria sofrimento que neste estudo decorre da contradição dialética entre o trabalho real e o trabalho prescrito, da resistência à proposta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e da falta de compreensão de seu papel; da cultura imediatista e curativa do usuário e da Estratégia Saúde da Família; do perfil, sobrecarga e identificação com o trabalho.

CONCLUSÃO

A contradição dialética entre expectativas das equipes da Estratégia Saúde da Família e o trabalho no Núcleo de Apoio à Saúde da Família compromete sua efetivação e gera sofrimento aos trabalhadores.

Descritores
Estratégia Saúde da Família; Pessoal de Saúde; Trabalho; Estresse Psicológico; Qualidade de Vida

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br