Acessibilidade / Reportar erro

Determinantes sociais de saúde e o trabalho do agente comunitário* * Extraído da dissertação: “Desafios na atuação dos agentes comunitários: compreensão da determinação social da saúde e das condições de trabalho”, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017.

Resumo

Objetivo:

Compreender os determinantes sociais de saúde a partir da perspectiva do trabalho dos agentes comunitários de saúde.

Método:

Pesquisa qualitativa, realizada em uma Gerência Distrital de Saúde, no município de Porto Alegre/Rio Grande do Sul, por meio de grupos focais e entrevistas semiestruturadas junto a agentes comunitários de saúde. A análise ocorreu por meio da categorização temática, e adotaram-se os determinantes sociais de saúde como categoria analítica.

Resultados:

Participaram 25 agentes comunitários de saúde. Emergiram temas de cunho individual e coletivo que se sobrepuseram, desde a violência e o tráfico de drogas à ausência de saneamento, lixo com descarte inadequado, analfabetismo e os problemas de saúde propriamente ditos.

Conclusão:

O estudo revelou a complexa relação entre o trabalho dos agentes comunitários de saúde e os determinantes sociais de saúde, reforçando a necessidade de uma equipe de saúde coesa, com iniciativas intersetoriais para contemplar as diferentes demandas do território vivido.

Descritores:
Agentes Comunitários de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Disparidades nos Níveis de Saúde; Condições de Trabalho; Determinantes Sociais da Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br