Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento, atitude e prática de mulheres de um aglomerado subnormal sobre preservativos* * Extraído da dissertação "Mulheres solteiras e casadas e o uso do preservativo: o que sabem, pensam e praticam", Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Paraíba, 2014.

OBJETIVO

Avaliar a adequabilidade do conhecimento, da atitude e prática de mulheres acerca de preservativos masculino e feminino enquanto medida preventiva às IST/HIV.

MÉTODO

Inquérito domiciliar, avaliativo do tipo conhecimento, atitude e prática (PAC), de abordagem quantitativa, envolvendo 300 mulheres. A coleta de dados ocorreu entre junho e agosto de 2013, em um aglomerado subnormal do município de João Pessoa.

RESULTADOS

Para o preservativo masculino, a maioria das mulheres apresentou conhecimento e prática inadequados e atitude adequada. Em relação ao preservativo feminino, as variáveis conhecimento, atitude e prática foram insatisfatórias. Houve associações significativas entre conhecimento/orientação religiosa e atitude/escolaridade para o preservativo masculino.

CONCLUSÃO

A equipe multiprofissional deve estar compromissada com o desenvolvimento de práticas educativas como ferramentas de promoção do cuidado, no sentido de favorecer a adesão ao uso de preservativos.

Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Mulheres; Preservativos; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Enfermagem em Saúde Pública


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br