Acessibilidade / Reportar erro

Curva de temperatura do leite humano cru submetido à aquecimento por diferentes métodos: estudo experimental

RESUMO

Objetivo:

Analisar a curva de temperatura do leite humano cru ou pasteurizado exposto a diferentes métodos de aquecimento.

Método:

Experimentos com volumes de 5 ml a 100 ml de leite humano foram realizados entre 2016 e 2021 e analisados segundo o tempo de exposição por diferentes métodos de aquecimento. A estatística descritiva incluiu o cálculo das médias, medianas, valores mínimos e máximos, medidas de dispersão e desvio padrão.

Resultados:

A curva térmica permitiu identificar o aquecimento do leite humano próximo da temperatura corporal quando submetidos a banho-maria e micro-ondas. O leite exposto à temperatura ambiente (21°C) não foi capaz de atingir tal temperatura. No aquecimento em banho-maria a 40°C, volumes menores alcançaram a temperatura corporal entre 3 e 5 minutos, enquanto em micro-ondas na potência de 50%, praticamente todos os volumes alcançaram essa temperatura.

Conclusão:

As curvas de temperatura do leite humano cru ou pasteurizado foram construídas, sendo possível verificar o seu comportamento mediante diferentes métodos de aquecimento para administração do alimento em unidade de terapia intensiva neonatal, considerando o volume, tipo e tempo de aquecimento e temperatura.

DESCRITORES
Leite humano; Bancos de leite humano; Unidade de terapia intensiva neonatal; Prematuridade

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br