Acessibilidade / Reportar erro

Como o instrumento Nursing Activities Score tem sido utilizado na prática clínica: revisão integrativa

RESUMO

Objetivo

Analisar como os estudos têm abordado os resultados obtidos com a aplicação do Nursing Acivities Score (NAS) na perspectiva de organização do cuidado em saúde, de acordo com o modelo de Donabedian.

Método

A pesquisa bibliográfica foi realizada a partir das bases de dados CINAHL e PubMed, no período compreendido entre 2003 e março de 2015. Os 36 artigos incluídos foram revisados e codificados duplamente por três avaliadores independentes e analisados à luz dos três elementos do modelo de qualidade de cuidados de saúde: Estrutura, Processo e Resultado.

Resultados

As variáveis relacionadas à Estrutura foram as mais frequentes, mas nem sempre foram testadas em relação ao NAS. Além do NAS variáveis relativas ao Processo foram menos utilizadas. No que concerne à etapa Resultado, as variáveis mortalidade e tempo de hospitalização foram as mais comuns.

Conclusão

Nenhum estudo testou a hipóteses sob a perspectiva de um modelo de cuidados de saúde, assim como de custos, uma abordagem que deve ser explorada em estudos posteriores.

Carga de Trabalho; Recursos Humanos de Enfermagem; Unidades de Terapia Intensiva; Qualidade da Assistência à Saúde; Revisão

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br