Acessibilidade / Reportar erro

Efeitos da simulação etletrocardiográfica en ambiente web sobre as estratégias e estilos de aprendizagem

OBJETIVO

Identificar associações entre o uso da simulação eletrocardiográfica na internet e os estilos e estratégias de aprendizagem dos estudantes de graduação em enfermagem.

MÉTODO

Desenho descritivo-correlacional com avaliação pré e pós-teste num único grupo. A amostra do estudo incluiu 246 estudantes que frequentavam a disciplina de Suporte Básico e Avançado de Vida.

RESULTADOS

Não foram encontradas diferenças significativas entre gêneros em qualquer das dimensões dos estilos e estratégias de aprendizagem. Após introdução da simulação eletrocardiográfica recorrendo à internet, encontraram-se diferenças estatisticamente significativas em algumas das pontuações dos itens dos estilos de aprendizagem teórico (p <0,040), pragmático (p <0,010) e das estratégias de aprendizagem.

CONCLUSÃO

O uso da simulação eletrocardiográfica em ambiente web está associado ao desenvolvimento de estilos de aprendizagem ativos e reflexivos, à melhoria da motivação e da abordagem profunda em estudantes de enfermagem.

Simulação; Eletrocardiografia; Internet; Instrução por Computador; Educação em Enfermagem; Aprendizagem


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br