Acessibilidade / Reportar erro

Comunidade de prática docente: estratégia de formação permanente para a docência na educação técnica em enfermagem* * Extraído da tese: “Formação para a docência em enfermagem nas Escolas Técnicas do SUS: possibilidades em Comunidade de Prática”, Universidade Federal da Bahia, 2021.

RESUMO

Objetivo:

Identificar possibilidades para o desenvolvimento de Comunidade de Prática docente como estratégia de formação permanente para a docência na educação técnica em enfermagem.

Método:

Pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação, realizada com professores do curso técnico em enfermagem e coordenação pedagógica de uma Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Ceará. Os dados foram coletados por grupos focais e submetidos à análise de conteúdo de Bardin, com suporte do Qualitative Data Analysis Software.

Resultados:

Possibilidades para o desenvolvimento de comunidade de prática docente foram identificadas mediante a percepção da necessidade de formação docente, dificuldade de conciliar trabalho e estudo e viabilidade de promover esta formação em grupo.

Conclusão:

A comunidade de prática docente, além de ser uma estratégia viável para a formação docente em enfermagem, é premente, pois a formação de trabalhadores de nível médio é determinante para a qualidade do cuidado e consolidação do Sistema Único de Saúde.

DESCRITORES
Docentes de Enfermagem; Capacitação de Professores; Docentes; Educação Técnica em Enfermagem; Enfermagem; Sistema Único de Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br