Acessibilidade / Reportar erro

Acidente de trabalho com material biológico: fatores associados ao abandono do acompanhamento clínico-laboratorial* * Extraído da dissertação: “Fatores associados ao abandono do acompanhamento clínico-laboratorial após acidente de trabalho com material biológico”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás, 2018.

Accidente laboral con material biológico: factores asociados con el abandono del seguimiento clínico y de laboratorio

RESUMO

Objetivo:

Analisar a epidemiologia do abandono do acompanhamento clínico-laboratorial entre os trabalhadores da área da saúde que sofreram acidente com material biológico.

Método:

Estudo de coorte realizado a partir dos acidentes de trabalho com material biológico notificados em Goiânia/Goiás. Os dados foram analisados no Stata com estatística descritiva e analítica.

Resultados:

Dos 8.596 acidentes notificados, foram analisadas 2.104 exposições, a maioria no sexo feminino, com ensino médio completo e pertencente à equipe de enfermagem. Os acidentes ocorreram, predominantemente, por lesão percutânea, envolvendo agulha com lúmen, durante administração de medicamentos ou acesso vascular. A taxa de abandono do acompanhamento foi de 41,5%. Os fatores preditores para a interrupção do seguimento clínico-laboratorial foram idade, ocupação, uso de equipamento de proteção individual (avental), objeto envolvido no acidente, situação no mercado de trabalho, circunstância da exposição e condutas profiláticas recomendadas.

Conclusão:

Frente à elevada taxa de abandono encontrada, sugere-se a implementação de estratégias para garantir o seguimento e reduzir os riscos para o trabalhador.

DESCRITORES
Acidentes de Trabalho; Exposição Ocupacional; Profilaxia Pós-Exposição; Pessoal de Saúde; Perda de Seguimento

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br