Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida de pacientes pós-transplante de células-tronco hematopoéticas com doença do enxerto-hospedeiro* * Extraído da dissertação “Qualidade de vida nos 100 dias do transplante de células-tronco hematopoéticas”, Universidade Federal do Paraná, 2015.

Resumo

OBJETIVO

Avaliar a qualidade de vida de pacientes adultos com câncer hematológico nos 100 dias do transplante de células-tronco hematopoéticas e verificar se a variável doença do enxerto contra o hospedeiro é preditiva de piores resultados.

MÉTODO

Estudo observacional, correlacional e quantitativo, com 36 participantes adultos, diagnosticados com câncer hematológico que se submeteram ao transplante de células-tronco hematopoéticas de setembro de 2013 a junho de 2015.

RESULTADO

A média de idade foi 37 anos, 52,78% eram do sexo feminino, e 61,11% com diagnóstico de leucemia. Os escores de qualidade de vida demonstraram impacto significativo entre o pré-transplante e a pré-alta hospitalar e entre os 100 dias pós-transplante. A análise estatística entre os escores dos grupos com e sem doença do enxerto contra o hospedeiro evidenciou significância entre a presença desta complicação e piores resultados.

CONCLUSÃO

A qualidade de vida é alterada em decorrência do transplante de células-tronco hematopoéticas, em especial nos pacientes que apresentam doença do enxerto contra o hospedeiro.

Descritores
Qualidade de Vida; Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas; Doença Enxerto-Hospedeiro; Enfermagem Oncológica.

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br