Acessibilidade / Reportar erro

A influência da qualidade de vida na adesão ao tratamento do paciente diabético: revisão sistemática * * Extraído do Trabalho de Conclusão "A influência da qualidade de vida na adesão ao tratamento do paciente diabético: revisão sistemática", Programa de Residência em Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2014.

Resumo

OBJETIVO

Verificar a influência da qualidade de vida na adesão ao tratamento do paciente com diabetes mellitus.

MÉTODO

Revisão sistemática da literatura nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, SCOPUS, LILACS, SciELO e Web of Science de estudos publicados entre 2003 e 2014 nos idiomas inglês, português ou espanhol.

RESULTADOS

Foram incluídos seis estudos na revisão, sendo que três identificaram que melhores escores de qualidade de vida estão relacionados com melhor adesão ao tratamento do diabetes mensurada pela hemoglobina glicada ou características relacionadas à dieta, a exercícios, ao uso de medicamentos e aos cuidados com os pés. Não foi encontrada associação entre qualidade de vida e adesão em duas investigações, e um estudo encontrou associação negativa entre essas variáveis.

CONCLUSÃO

Existe relação causal entre a qualidade de vida e o cumprimento do tratamento do diabetes. Sugere-se que aspectos psicossociais dos pacientes devam ser considerados pelos profissionais de saúde na busca por melhores resultados clínicos no tratamento do diabetes.

Descritores
Diabetes Mellitus; Qualidade de Vida; Cooperação do Paciente; Adesão à Medicação; Revisão

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br