Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade de vida das pessoas com diabetes mellitus* * Extraído do trabalho de conclusão de projeto de iniciação científica: “Qualidade de Vida Relacionada à Saúde de pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2 nos três níveis de atenção à Saúde”, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2018.

RESUMO

Objetivo:

Analisar a qualidade de vida de pessoas com diabetes mellitus tipo 2, nos três níveis de atenção à saúde.

Método:

Estudo quantitativo, transversal e descritivo, realizado em unidades de atenção primária, secundária e terciária à saúde com pessoas em atendimento ambulatorial. Utilizou-se do instrumento validado Diabetes-39 para avaliar a qualidade de vida.

Resultados:

A amostra foi constituída por 53 pessoas. Observou-se tendência crescente no comprometimento da qualidade de vida do nível de atenção primária a terciária. Na amostra total, houve diferenças entre domínios da qualidade de vida com as variáveis sexo, uso de insulina e ocupação, maior percepção do comprometimento da qualidade de vida e gravidade da doença nas pessoas com maiores taxas de hemoglobina glicada.

Conclusão:

A qualidade de vida tende a piorar à medida que a doença se agrava. Os resultados sugerem que a qualidade de vida se relaciona com as variáveis sociodemográficas e clínicas, portanto, essas devem ser consideradas no cuidado.

DESCRITORES:
Diabetes Mellitus Tipo 2; Qualidade de Vida; Cuidados de Enfermagem; Atenção Primária à Saúde; Nível de Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br