Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIA DAS ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E CLÁSSICA NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ENFERMAGEM BRASILEIRA* * Este artigo é parte da Dissertação de Mestrado do mesmo nome apresentada à Escola de Enfermagem de Ribeirão Prelo - USP - Departamento de Enfermagem Geral e Especializada - 1987.

Influence of the scientific and classical schools of administration in the scientific output of brazilian nursing

Este trabalho estuda a influência de F.W. Taylor e H. Fayol na produção científica da enfermagem brasileira, desde 1930 até 1980. É estudada a produção científica da enfermagem brasileira, procurando trabalhos baseados nas Escolas de Administração Científica e Clássica. A autora faz um levantamento bibliográfico baseado em duas publicações: a Revista Brasileira de Enfermagem e a Revista Paulista de Hospitais. Foram selecionados e estudados 68 trabalhos. Os achados mostram que Taylor/Fayol tiveram e ainda tem uma influência importante na fundamentação teórica da produção científica da enfermagem. A temática principal dos trabalhos se refere a estudos sobre "A Organização do Serviço de Enfermagem Hospitalar", e "Estudos de Tempo e Movimento de Atividades de Técnicas de Enfermagem ". A preocupação central destes textos é com a produtividade e a racionalidade do trabalho. Isto não leva em conta que a organização do trabalho na saúde e na enfermagem é um trabalho humano no atendimento das necessidades de saúde.

Administração de enfermagem; Escolas de administração de enfermagem


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br