Acessibilidade / Reportar erro

Rotinas institucionais e ocorrência de conflitos interpessoais entre idosas em instituição de longa permanência* * Extraído da tese: “Conflitos interpessoais de idosas em uma instituição de longa permanência: estudo etnográfico”, Universidade Federal de Santa Maria, 2020.

RESUMO

Objetivo:

Descrever a influência das rotinas institucionais na ocorrência de conflitos interpessoais entre idosas institucionalizadas.

Método:

Estudo qualitativo, com enfoque etnográfico, realizado com 17 idosas de uma instituição de longa permanência. A imersão no campo ocorreu no período de agosto de 2017 a maio de 2018. Os dados foram produzidos por meio da observação participante e diário de campo e analisados sob a perspectiva sociocultural, com ferramentas teóricas relacionadas às instituições totais descritas por Erving Goffman.

Resultados:

A existência de vínculos externos à instituição e as rotinas eram motivadores de conflitos na Instituição de Longa Permanência para Idosos. O descontentamento pela inexistência de vínculos externos se manifestou pela impossibilidade de sair com familiares, receber visitas, objetos, dinheiro, alimentos ou atenção. Já a padronização e coletivização das rotinas internas de atividades básicas geravam insatisfações e desafiavam a tolerância das idosas às normas. Tais situações agregavam ao ambiente institucional condições oportunas à ocorrência de conflitos interpessoais.

Conclusão:

Os conflitos ocorriam entre idosas e profissionais, e entre elas, a partir das insubordinações das idosas, alicerçadas na ideia de reafirmação de suas individualidades.

DESCRITORES
Conflito Psicológico; Idoso; Instituição de Longa Permanência para Idosos; Enfermagem Geriátrica; Antropologia Cultural

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br