Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias de autocuidado apoiado para pacientes com acidente vascular cerebral: revisão integrativa

OBJETIVO

Analisar as estratégias de autocuidado apoiado para pacientes com acidente vascular cerebral, à luz da metodologia dos 5 As (avaliação, aconselhamento, acordo, assistência e acompanhamento).

MÉTODO

Revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados CINAHL, SCOPUS, PubMed, Cochrane e LILACS.

RESULTADOS

Foram selecionados 43 artigos, publicados entre 2000 e 2013, que compuseram a amostra do estudo. Todas as ações propostas na metodologia dos 5 As foram contempladas, e outras foram incluídas. Destacaram-se as relativas à Assistência e Acompanhamento, nas quais foram acrescentadas ações, especialmente no que se refere ao uso de recursos tecnológicos e trabalho conjunto de monitoramento entre pacientes, familiares e profissionais. Nenhum estudo contemplou todos os 5 As, o que sugere que as ações de autocuidado apoiado são desenvolvidas de forma fragmentada.

CONCLUSÃO

O uso da estratégia dos 5 As fornece diretrizes para uma melhor abordagem do paciente com acidente vascular cerebral com menor custo e maior efetividade.

Acidente Vascular Cerebral; Autocuidado; Atividades Cotidianas; Cuidados de Enfermagem; Revisão


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br