Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento e validação de instrumento para avaliar a ludicidade de jogos em saúde

Resumo

OBJETIVO

Elaborar e validar um instrumento para a avaliação da ludicidade de jogos em contextos educativos da saúde.

MÉTODO

Pesquisa metodológica, exploratória e descritiva, desenvolvida em duas etapas: 1. aplicação de questionário aberto a 50 graduandos, com análise de conteúdo das respostas e cálculo do coeficiente Kappa para fechamento dos itens; 2. procedimentos de construção de escalas, com validação de conteúdo mediante análise dos juízes e estimativa de consenso pelo Content Validity Index(CVI).

RESULTADOS

Foram validados 53 itens acerca do caráter irrequieto dos jogos nas dimensões da ludicidade, dos componentes formativos da aprendizagem e do perfil dos jogadores.

CONCLUSÃO

A ludicidade pode ser avaliada por itens validados relacionados ao grau de envolvimento, de imersão e de reinvenção dos sujeitos na partida, ao lado da dinâmica e da jogabilidade do jogo.

Descritores:
Educação em Saúde; Jogos e Brinquedos; Educação Superior; Criatividade; Autonomia Pessoal; Estudos de Validação

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br