Acessibilidade / Reportar erro

A baixa temperatura exerce efeitos protetores ao inibir a via de apoptose mediada por mitocôndrias após lesão por pressão no músculo de rato

RESUMO

Objetivo:

Nosso objetivo foi determinar o efeito de diferentes intervenções na faixa de baixa temperatura em diferentes pontos do tempo em um modelo de lesão por pressão (IP) de rato produzida por lesão de isquemia/reperfusão (I/R).

Métodos:

Ratos Sprague-Dawley foram aleatoriamente designados para grupos de controle em branco, controle de lesão e intervenção por temperatura. Ratos nos grupos de controle de lesão e intervenção de temperatura (envolvendo exposição a diferentes faixas de temperatura em diferentes momentos) foram submetidos a três ciclos de lesão de I/R com isquemia de 2 h e reperfusão de 0,5 h para induzir IP.

Resultados:

Os tecidos musculares exibiram alterações degenerativas após a compressão. A intervenção em baixa temperatura de 16–18°C no período de isquemia resultou no menor grau de dano ao tecido e diminuiu significativamente os níveis de proteína X associada a Bcl-2 (Bax), caspase-9 e caspase-3. Além disso, resultou no nível de expressão mais alto de linfoma de células B 2 (Bcl-2) e níveis de expressão mais baixos de Bax, caspase-9 e caspase-3 em tecidos musculares entre todos os grupos de intervenção.

Conclusão:

A intervenção em baixa temperatura de 16–18°C durante o período de isquemia mostrou efeitos ótimos nas expressões de fatores apoptóticos durante o desenvolvimento de IP com dano tecidual induzido por I/R.

DESCRITORES
Lesão por Pressão, Apoptose; Temperatura; Isquemia; Reperfusão; Mitocôndrias

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br