Acessibilidade / Reportar erro

Técnicas de extração de vítimas de colisão automobilística encarceradas: revisão de escopo* * Extraído da dissertação: “Construção e validação de conteúdo de fluxograma para extração de vítimas de colisão automobilística”, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2021

RESUMO

Objetivo:

sumarizar as técnicas de extração de vítimas de colisão automobilísticas encarceradas com potencial lesão de coluna vertebral.

Método:

estudo de revisão de literatura, do tipo revisão de escopo, usando as fontes de dados MEDLINE/PubMed, CINAHL, Scopus, Science Direct, Web of Science, Cochrane Library e literatura cinzenta, sem recorte temporal, com estudos que abordaram técnicas de extração de vítimas de colisão automobilística encarceradas.

Resultados:

foram incluídos 33 estudos, que possibilitaram a identificação e sumarização dos diferentes tipos de extração e respectivos dispositivos para a extração de vítimas de colisão automobilísticas encarceradas, indicados conforme avaliação da lesão e quadro clínico da vítima. Todos apontaram para a necessidade técnica para manutenção do alinhamento neutro e prevenção de torções na coluna vertebral.

Conclusão:

este estudo indicou que a avaliação da lesão com ênfase no quadro clínico da vítima proporciona uma tomada de decisão coerente quanto à técnica e ao dispositivo a serem utilizados. Entretanto, a realização de outros estudos comparativos entre as técnicas existentes poderá auxiliar no processo de tomada de decisão de forma mais assertiva.

DESCRITORES
Acidentes de Trânsito; Traumatismos da Medula Espinal; Métodos

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br