Acessibilidade / Reportar erro

Efetividade das intervenções de enfermagem na prevenção e tratamento dos efeitos colaterais da radioterapia no paciente com câncer: uma revisão sistemática

RESUMO

Objetivo:

Sintetizar as melhores evidências disponíveis sobre a efetividade de intervenções de enfermagem no cuidado do paciente de radioterapia e sumarizar as evidências das experiências e aceitabilidade das intervenções reportadas pelos profissionais da saúde envolvidos na prevenção e tratamento dos efeitos colaterais.

Método:

Revisão sistemática de métodos mistos. São apresentadas pesquisas quantitativas e qualitativas.

Resultados:

12 estudos publicados nos últimos cinco anos foram incluídos. A maioria das intervenções encontradas focaram em cuidados com a pele, cuidados orais, náuseas e vômitos relacionados às consultas de enfermagem. De acordo com um alto nível de evidência e grau de recomendação dos estudos, o uso da Calendula officinalis e mel de tomilho foram considerados eficientes na prevenção e no tratamento da radiodermatite e da mucosite, respectivamente.

Conclusão:

A qualidade das evidências de intervenções de enfermagem é fraca. Mesmo que existam estudos com um desenvolvimento forte e um alto grau de evidência, as publicações sobre intervenções de enfermagem não são suficientes e com alta qualidade para dar suporte ao planejamento de cuidado centrado no paciente de forma eficaz.

DESCRITORES
Neoplasias; Radioterapia; Enfermagem Oncológica; Assistência Centrada no Paciente; Revisão

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br