Acessibilidade / Reportar erro

Representações sociais do cuidado em saúde de pessoas em situação de rua* * Extraído da dissertação “Práticas de cuidados em saúde de pessoas em situação de rua: um estudo em representações sociais”, Escola de Enfermagem, Universidade Federal da Bahia, 2017.

Representaciones sociales del cuidado sanitario de personas en situación de calle

RESUMO

Objetivo

Identificar e analisar a estrutura e o conteúdo das representações sociais de pessoas em situação de rua sobre cuidados em saúde.

Método

Pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem estrutural da Teoria das Representações Sociais, com pessoas em situação de rua, vinculadas a duas unidades de acolhimento institucional. Para a produção dos dados, foi utilizado o teste de associação livre de palavras, cujos dados foram processados por dois software e analisados à luz da referida teoria.

Resultados

Participara da pesquisa 72 pessoas. O conjunto de evocações do quadro de quatro casas remete a ações individuais, sociais e culturais. Os termos médico, cuidar de si e alimentação compuseram o núcleo central da representação, sinalizando dimensões imagética e funcional do objeto investigado. A nuvem de palavras confirmou a centralidade dos termos.

Conclusão

O grupo investigado representa o cuidado em saúde como uma ação dinâmica, vinculado à pessoa e ao contexto e ancorado em elementos da concepção higienista.

DESCRITORES
Pessoas em Situação de Rua; Assistência à Saúde; Autocuidado; Enfermagem em Saúde Pública; Enfermagem de Atenção Primária

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br