Acessibilidade / Reportar erro

Uso de medicamentos associados ao risco de quedas em idosos não institucionalizados

RESUMO

Objetivo:

Determinar o número de medicamentos consumidos diariamente que influencia o risco de quedas em idosos não institucionalizados e com histórico de quedas no último ano.

Método:

Estudo descritivo mediante amostragem aleatória com a utilização dos seguintes instrumentos de medida: questionário da OMS para o estudo de quedas no idoso, escala de marcha, escala de depressão geriátrica e escala de marcha e equilíbrio. A análise univariante, bivariante, com prova não paramétrica de qui-quadrado e regressão logística binária foi realizada com o programa estatístico SPSS versão 21.0.

Resultados:

Participaram do estudo 213 pessoas. O consumo ≥ a 4 medicamentos comporta-se como um fator de risco de queda p=0,010 OR=4,034. O mesmo não acontece para pessoas com um consumo ≤ a 3 medicamentos p=0,006 OR=0,335.

Conclusão:

Um consumo a partir de quatro medicamentos diários é considerado um fator de risco para as pessoas idosas que se encontrem em risco de quedas.

DESCRITORES
Idoso; Acidentes por Quedas; Uso de Medicamentos; Marcha; Equilíbrio Postural; Enfermagem Geriátrica

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br