Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência e fatores associados aos distúrbios psíquicos menores em trabalhadores do serviço hospitalar de limpeza*

Resumo

OBJETIVO

Investigar a prevalência e os fatores associados aos Distúrbios Psíquicos Menores (DPMs) em trabalhadores do Serviço Hospitalar de Limpeza.

MÉTODO

Estudo transversal, realizado em 2013, com trabalhadores do serviço de limpeza de um hospital universitário público do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados por meio de um formulário contendo variáveis sociodemográficas, laborais, hábitos e saúde. Para avaliação dos DPMs utilizou-se do Self-Reporting Questionnaire-20.

RESULTADOS

A população do estudo foi composta pelos 161 trabalhadores. A prevalência global para suspeição de DPM foi de 29,3%. As chances de suspeição de DPMs foram maiores nos trabalhadores em Desequilíbrio Esforço-Recompensa, nos que não tinham ou às vezes tinham tempo para o lazer e naqueles que faziam uso de medicação.

CONCLUSÃO

A prevalência de DPMs assemelhou-se à encontrada na literatura em trabalhadores da área saúde. Portanto, considera-se importante a inclusão desses trabalhadores em programas institucionais de educação permanente em saúde.

Descritores
Serviço Hospitalar de Limpeza; Trabalhadores; Estresse Psicológico; Saúde do Trabalhador; Riscos Ocupacionais

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br