Acessibilidade / Reportar erro

Perspectiva dos gestores de uma região do estado de São Paulo sobre educação permanente em saúde

OBJETIVO

Analisar os conceitos de Educação Permanente em Saúde - EPS, operados pelos gestores municipais e traduzidos nos documentos oficiais.

MÉTODO

Pesquisa qualitativa, com a utilização de documentos oficiais e entrevistas semiestruturadas com os Secretários Municipais de Saúde ou Coordenadores da Atenção Básica de uma Região de Saúde do Nordeste do Estado de São Paulo e análise temática do material empírico.

RESULTADOS

Os resultados apontam dificuldades nos municípios em problematizar suas práticas de gestão, dos serviços e da atenção à saúde; as ferramentas da EPS são apresentadas de forma insuficiente e insatisfatória para a alteração do quadro de problemas levantado e ainda distantes do cotidiano dos serviços da Atenção Básica.

CONCLUSÃO

Apesar dos esforços para implementação de ações de EPS para o fortalecimento da Atenção Básica, o processo mostra-se incipiente.

Educação Continuada; Capacitação em Serviço; Sistema Único de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Trabalho


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br