Acessibilidade / Reportar erro

Intervenções empreendedoras de Enfermagem para a emancipação social de mulheres recicladoras

RESUMO

Objetivo:

Implementar e significar intervenções empreendedoras de Enfermagem, com vistas à emancipação social de mulheres trabalhadoras de uma Associação de Materiais Recicláveis.

Método:

Pesquisa-ação, cujo processo de intervenção teve como cenário uma ação alusiva ao Dia das Mães, em período pandêmico, com a participação de 28 mulheres de uma Associação Recicláveis.

Resultados:

Da análise temática do tipo Reflexive, que possibilitou o registro sistemático de ideias, insights e a significação da intervenção realizada, resultaram duas categorias: Do aparente isolamento à reinvenção profissional e Da invisibilidade à dignidade e à sensação de igualdade social.

Conclusão:

O significado das intervenções realizadas em uma Associação de Materiais Recicláveis em período pandêmico significou, para as mulheres/Mães trabalhadoras, sentido de vida, sobrevivência, dignidade e empoderamento, quando pouco ou nada esperavam. Possibilitar uma identidade social às mulheres de uma Associação de Reciclagem implica, em suma, superar intervenções lineares e assistencialistas.

DESCRITORES
Pandemias; COVID-19; Enfermagem em Saúde Comunitária; Empreendedorismo; Responsabilidade Social

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br