Acessibilidade / Reportar erro

Assistência a pacientes elegíveis para cuidados paliativos: visão de profissionais de uma Unidade de Terapia Intensiva

RESUMO

Objetivo:

compreender a percepção da equipe multiprofissional sobre a qualidade da assistência à saúde prestada a pacientes em cuidados paliativos em Unidade de Terapia Intensiva.

Método:

estudo qualitativo, ancorado no referencial teórico de Donabedian, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com 35 profissionais que atuam em Unidade de Terapia Intensiva. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo.

Resultados:

foram pré-estabelecidas três categorias: estrutura, processo e resultado, das quais emergiram cinco subcategorias: Déficit no quantitativo e na qualificação profissional; Ambiência e cuidados paliativos; (In)existência de uma assistência pautada nos princípios dos cuidados paliativos; Falhas na comunicação e na abordagem interdisciplinar; e Repercussões da (des)assistência.

Conclusão:

o estudo permitiu compreender as fragilidades institucionais para a operacionalização da assistência dispensada aos pacientes elegíveis para cuidados paliativos no cenário da Unidade de Terapia Intensiva. Dessa forma, para que essa filosofia de cuidado seja propagada, necessita-se da coparticipação dos gestores, profissionais, pacientes e familiares, uma vez que essas lacunas não conseguem ser supridas sem que haja um envolvimento coletivo.

DESCRITORES
Cuidados paliativos; Indicadores de qualidade em assistência à saúde; Unidade de terapia intensiva; Equipe de Assistência ao Paciente; Gestor de saúde; Segurança do paciente

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br