Acessibilidade / Reportar erro

Experiência dos profissionais de saúde no cuidado da pessoa com tuberculose em situação de rua* * Extraído da dissertação "A rua que acolhe, a rua que cura: equipe de consultório na rua como estratégia para atenção à pessoa com tuberculose", Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos, 2015.

Resumo

OBJETIVO

Analisar os discursos dos profissionais de saúde do Consultório na Rua em relação ao cuidado à pessoa em situação de rua com tuberculose.

MÉTODO

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada na região central do município de São Paulo, em três Unidades Básicas de Saúde, no período de novembro a dezembro de 2014. Utilizou-se de um roteiro de entrevista semiestruturada para a coleta de dados e todas as entrevistas foram gravadas com recurso a um gravador digital.

RESULTADOS

Foram entrevistados seis profissionais de saúde. Segundo a perspectiva da Análise de Discurso, emergiram três blocos discursivos: experiência sobre o cuidar na rua; fragilidades inerentes ao processo de tratamento e incentivos como meio para a permanência do sujeito doente no tratamento.

CONCLUSÃO

Cuidar da pessoa com tuberculose e em situação de rua constitui uma experiência nova e desafiadora, implica dificuldades em lidar com a realidade de um contexto social miserável, falta e inadequação de serviços, bem como limitações do cuidado para a cura e abandono do tratamento, podendo reforçar a multirresistência. Contudo, as equipes de Consultório na Rua investigadas buscam ampliar o acesso aos serviços de saúde e assistência social a essa população.

Descritores
Pessoas em Situação de Rua; Tuberculose; Pessoal de Saúde; Enfermagem em Saúde Pública; Pesquisa Qualitativa

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br