Acessibilidade / Reportar erro

O PROFESSOR DE ENFERMAGEM A TRANSFORMAÇÃO POSSÍVEL* * Este trabalho é parte da tese defendida na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo para obtenção do título de doutor (1992), orientada pela Dra. Djair D. Nakamae.

The nursing faculty - the possible transformation

Resumos

Tendo como referencial as teorias pedagógicas e como método o materialismo dialético, buscou-me apreender a visão de mundo e de enfermagem, bem como o ideário e a prática pedagógica dos professores de enfermagem e de um curso de graduação, procurando configurar o movimento contraditório entre conformismo e superação, bem como o potencial de transformação possível.

Professor de Enfermagem; Educação em Enfermagem


Having as a reference the pedagogical theories, andas a method the dialectical materialism, an effort was made to apprehend the vision of the world and of nursing, as well as the tenets and the pedagogical practice of an undergraduate nursing course faculty, trying to depict the contradictory movement between conformance and overcoming, as well as the possible transformation potencial.

Nursing faculty, transformation; Nursing Education


Texto disponível apenas em PDF

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • 1
    ALMEIDA, M.C.P. de; ROCHA, J.S.Y. O saber de enfermagem e sua dimensão prática. São Paulo. Cortez, 1986.
  • 2
    COELHO, E.C. A sinecura acadêmica: a ética universitária em questão. São Paulo, Vértice, 1988.
  • 3
    CUNHA, L. A. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1975.
  • 4
    GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Pedagogia: diálogo e conflito. São Paulo, Cortez, 1989.
  • 5
    GALBRAITH, J.K. A era da incerteza. 5.ed. São Paulo, Pioneira, 1983.
  • 6
    GERMANO, R.M. Educação e ideologia da enfermagem no Brasil. São Paulo, Cortez, 1983.
  • 7
    GRAMSCI, A. Maquiavel: a política e o estado moderno. 7.ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1989.
  • 8
    KRAPIVINE, V. Que é o materialismo dialético. Moscovo, Progresso, 1986.
  • 9
    LIBÂNEO, J.C. Tendências pedagógicas na prática escolar. ANDE, v.3, n.6., p.11-9, 1983.
  • 10
    LIBÂNEO, J.C. A prática pedagógica de professores da escola pública. São Paulo, 1984a, 225p. Dissertação (Mestrado)- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • 11
    LIBÂNEO, J.C. Democratização da escola pública.: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 7.ed. São Paulo, Loyola, 1984 (b).
  • 12
    LOYOLA, C.M.D. Os dóce(i)s corpos do hospital: as enfermeiras c o poder institucional na estrutura hospitalar. Rio de Janeiro, UFRJ-PROD, 1987.
  • 13
    MELO, C. Divisão social do trabalho e enfermagem. São Paulo, Cortez, 1986.
  • 14
    NAKAMAE, D.D. Novos caminhos da enfermagem. São Paulo, Cortez, 1987.
  • 15
    PIRES, D. Hegemonia médica na saúde e enfermagem. São Paulo, Cortez, 1989.
  • 16
    REZENDE, A.L.M. de. Saúde: dialética do pensar e do fazer. São Paulo, Cortez, 1986.
  • 17
    SAUPE, R. Ensinando e aprendendo enfermagem: a transformação possível. São Paulo, 1992. 200p. Tese (Doutorado) Escola de Enfermagem Universidade de São Paulo.
  • 18
    SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo, Cortez, 1983.
  • 19
    SILVA, G.B. da. Enfermagem profissional: análise crítica. São Paulo, Cortez, 1986.
  • 20
    TRIVINÕS, A.N.S. Introdução à pesquisa cm ciências sociais. São Paulo, Atlas, 1987.
  • * Este trabalho é parte da tese defendida na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo para obtenção do título de doutor (1992), orientada pela Dra. Djair D. Nakamae.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 1993
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br