Acessibilidade / Reportar erro

Assistência de enfermagem a mulheres com pré-eclâmpsia e/ou eclâmpsia: revisão integrativa

Resumo

OBJETIVO:

Analisar as evidências disponíveis na literatura sobre assistência de enfermagem às mulheres com pré-eclâmpsia e/ou eclâmpsia.

MÉTODO:

Revisão integrativa cuja busca dos estudos primários foi realizada nas bases de dados PubMed, CINAHL, LILACS e SciELO.

RESULTADOS:

Amostra foi composta por 17 estudos primários, publicados entre janeiro de 2000 e dezembro de 2014, agrupados em quatro categorias: padronização da técnica de mensuração da pressão arterial; treinamentos com simulação; instrumentos para padronização da assistência e qualidade da assistência As principais ações de enfermagem foram: exame físico, identificação precoce de sinais de pré-eclâmpsia/eclâmpsia, acompanhamento de exames laboratoriais, avaliação fetal, capacitação e treinamento dos profissionais. Identificou-se a necessidade de padronização do atendimento a partir de instrumentos e protocolos e da técnica de aferição da pressão arterial, identificação e tratamento precoces da crise hipertensiva mediante protocolos institucionais e revisão de casos e processos de trabalho.

CONCLUSÃO:

Mulheres com pré-eclâmpsia e/ou eclâmpsia exigem cuidados de enfermagem específicos, os quais devem ser pautados em protocolos de cuidados baseados em evidências científicas.

Descritores:
Pré-Eclâmpsia; Eclampsia; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem Obstétrica; Revisão

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br