Acessibilidade / Reportar erro

Cotidiano laboral docente: enfrentamentos dos professores de enfermagem na contemporaneidade* * Extraído da dissertação: “O reconhecimento e a valorização profissional do docente de enfermagem no contexto neoliberal”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2017.

Resumo

Objetivo:

Descrever a organização do trabalho do docente de enfermagem e analisar seus aspectos limitadores e facilitadores.

Método:

Pesquisa qualitativa e descritiva, composta por docentes de universidades públicas federais do Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu em por meio de entrevista semiestruturada. A técnica para o tratamento dos dados foi a análise de conteúdo.

Resultados:

Participaram 27 docentes. Os elementos facilitadores do trabalho docente foram: ambiente de trabalho; autonomia e flexibilidade; gosto pelo que faz; uso das tecnologias; e solidariedade do coletivo profissional. Os elementos dificultadores foram: alta demanda de trabalho; ritmo laboral intenso; escassez de recursos material e humano; e competitividade acadêmica.

Conclusão:

A configuração da organização laboral docente é complexa e multifacetada, apresentando alta exigência psicoafetiva, cognitiva e física, o que potencializa o adoecimento desses trabalhadores.

Descritores:
Docentes de Enfermagem; Condições de Trabalho; Modelos Econômicos; Saúde do Trabalhador

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br