Acessibilidade / Reportar erro

Tecnologia social de prevenção da violência conjugal: o Grupo Vid@ em ações com homens* * Extraído da tese: “Tecnologia Social para homens com vistas a prevenção da violência conjugal”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia, 2018.

Resumo

Objetivo:

Divulgar tecnologia social para homens, desenvolvida pelo grupo de estudos Violência, Saúde e Qualidade de Vida, visando à prevenção da violência conjugal.

Método:

Relato de experiência acerca de uma pesquisa-ação visando à criação de tecnologia social, fundamentada na perspectiva crítico-libertadora de Paulo Freire. O público-alvo foi composto por homens que respondiam a processos nas Varas de Justiça pela Paz em Casa, em Salvador (BA).

Resultados:

Participaram 44 homens. A tecnologia social foi organizada em oito encontros, sendo o primeiro destinado à apresentação da proposta do grupo e ao acolhimento dos participantes, o último com fins avaliativos, e os demais, de caráter temático, com o objetivo de incitar a reflexão sobre o cotidiano, visando à criação e recriação das práxis masculinas a partir dos conflitos vivenciados.

Conclusão:

Considerando a possibilidade de replicação em diferentes cenários, sobretudo em decorrência do baixo custo, o uso da tecnologia possibilitará a prevenção da violência conjugal a partir da transformação masculina.

Descritores:
Violência Contra A Mulher; Homens; Masculinidade; Educação; Mudança Social; Tecnologia

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br