Acessibilidade / Reportar erro

Análise do desempenho dos estudantes de enfermagem no ensino por competências e no ensino para compreensão* * Extraído da tese de doutorado “Análise do desempenho dos estudantes de enfermagem no ensino por competências e no ensino para compreensão”, Programa de Pós-Graduação de Gerenciamento em Enfermagem, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, 2014.

Análisis de desarrollo de los estudiantes de enfermería enla enseñanza por competencias y en la enseñanza para la comprensión

RESUMO

Objetivo

Analisar o desempenho dos estudantes da disciplina Estágio Curricular Supervisionado do projeto pedagógico baseado em Competências (currículo A) e dos estudantes do projeto pedagógico na perspectiva do Ensino para Compreensão (currículo B).

Método

Estudo exploratório descritivo, quantitativo e documental. O local da pesquisa foi uma universidade privada do município de São Paulo e para a coleta de dados foram utilizados 312 instrumentos de avaliação de desempenho dos estudantes da disciplina em questão.

Resultados

A avaliação do desempenho dos estudantes do currículo A não teve diferença em relação à média geral dos estudantes do currículo B. Os estudantes do A mostraram melhor desempenho em relação ao B na unidade de terapia intensiva e no tópico práticas pedagógicas, e os do B nos tópicos bases comportamentais e atitudinais e gestão. Os estudantes que são técnicos de enfermagem têm desempenho melhor e os que trabalham à tarde têm melhores notas.

Conclusão

Não foi comprovada a hipótese de que os estudantes da disciplina Estágio Curricular Supervisionado do currículo por compreensão (B) tem melhor desempenho que os estudantes do currículo por competências (A). A formação como técnico de enfermagem e turno de trabalho foram variáveis que interferiram no desempenho dos alunos independentemente do tipo de currículo. Durante o estudo houve a possibilidade de analisar os instrumentos de avaliação de desempenho dos estudantes, bem como o preenchimento pelos docentes, constatando-se que há necessidade de melhor estruturação na avaliação de desempenho do estudante e, principalmente, um processo de capacitação dos professores para a execução dessa atividade.

Educação em Enfermagem; Currículo; Educação Baseada em Competência; Avaliação Educacional; Estudantes de Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br