Acessibilidade / Reportar erro

Construção de um Vê de Gowin para análises de produções acadêmicas de Enfermagem* * Extraído da dissertação "Modelos de atenção à saúde em processos de trabalho profissional: conhecendo a realidade dos distritos sanitários III, IV e V de João Pessoa - PB", Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde da Universidade Federal da Paraíba, 2011.

Construcción de una "V" de Gowin para análisis de producciones académicas de enfermería

O artigo apresenta uma ferramenta da Aprendizagem Significativa denominada V de Gowin e a possibilidade de seu uso em um processo de desempacotamento de produções acadêmicas de Enfermagem. Objetiva construir uma proposta de alteração da ferramenta com a utilização dos elementos que compõem a trajetória processual da Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva (TIPESC) e analisar uma dissertação produzida nesta área de conhecimento. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório que apresenta o V de Gowin, propondo alterações no seu domínio metodológico. Constatou-se a possibilidade de utilização para análises de produções acadêmicas de enfermagem deste instrumento heurístico que já se mostrou útil para apoiar processos de ensino e aprendizagem e analisar produções acadêmicas na área, pela capacidade de captar e interpretar qualquer fenômeno articulado aos processos de produção e reprodução social.

Educação em enfermagem; Pesquisa em enfermagem; Aprendizagem


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br