Acessibilidade / Reportar erro

Facilitadores do processo de transição para o autocuidado da pessoa com estoma: subsídios para Enfermagem* * Extraído da dissertação "Processo de transição da pessoa estomizada da dependência de cuidado ao autocuidado: subsídios à enfermagem", Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, 2014

OBJETIVO

Conhecer os fatores facilitadores do processo de transição da dependência para o autocuidado da pessoa com um estoma.

MÉTODO

Pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, incluindo 27 pessoas com estomas definitivos por câncer. Os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo utilizando como referencial teórico a Teoria das Transições.

RESULTADOS

Verificaram-se como facilitadores do autocuidado relacionados à pessoa, a significação positiva da estomização; o preparo para essa experiência ainda no pré-operatório; a estabilidade emocional; a fé; a religiosidade; e a sensação de normalidade adquirida a partir de uma imagem próxima da anterior. Como facilitadores relacionados à comunidade, foram encontrados: receber equipamentos pelo Governo de forma gratuita; apoio da família e da equipe multiprofissional, em especial do enfermeiro; e contato com outras pessoas com estomas.

CONCLUSÃO

Esses resultados permitem que o enfermeiro desenvolva estratégias para auxiliar a pessoa com estoma a retomar seu autocuidado.

Estomia; Autocuidado; Teoria de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br