Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados ao risco de quedas em pacientes adultos hospitalizados* * Extraído da dissertação “Fatores associados ao risco de quedas em pacientes hospitalizados”, Programa de Mestrado em Atenção Integral à Saúde, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Universidade de Cruz Alta, 2016.

Resumo

OBJETIVO

Analisar os fatores relacionados ao risco de quedas em pacientes adultos internados em um hospital.

MÉTODO

Estudo transversal, analítico e quantitativo, desenvolvido em Unidades de Internação Clínica e Cirúrgica, no período de junho a agosto 2015. Os instrumentos de coleta de dados foram formulários sociodemográfico, clínico e Escala de Morse. Os dados foram obtidos com os pacientes e nos prontuários. Na análise estatística univariada utilizou-se de frequência absoluta e relativa, e na bivariada utilizou-se do teste de qui-quadrado.

RESULTADOS

Participaram do estudo 612 pacientes. Foi encontrada associação (p<0,001) entre o elevado risco de queda e a internação clínica neurológica, a cirúrgica traumatológica e comorbidades como diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, dificuldade visual, vertigens e medo de cair.

CONCLUSÃO

Existe associação entre o risco de quedas com motivo de internação, comorbidades e fatores intrínsecos. Em relação aos fatores extrínsecos, foi encontrada associação entre tapetes e risco de quedas. Não houve associação entre o risco de quedas com outros fatores extrínsecos.

Descritores
Acidentes por Quedas; Pacientes Internados; Segurança do Paciente; Cuidados de Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br