Acessibilidade / Reportar erro

Tecnologias digitais no cuidado a pessoas com diabetes durante a pandemia de COVID-19: revisão de escopo

RESUMO

Objetivo:

Mapear as evidências sobre a utilização de tecnologias digitais no cuidado a pessoas com diabetes durante a pandemia de COVID-19.

Método:

Revisão de escopo, fundamentada no manual do JBI, que incluiu artigos científicos e literatura cinza oriunda de nove bancos de dados primários e sete secundários. Os artigos foram avaliados de forma independente por dois revisores. Utilizou-se o Rayyan® para seleção dos estudos. A descrição da caracterização dos estudos se encontra apresentada em tabela e quadros, findando em síntese narrativa.

Resultados:

Identificaram-se 1.964 estudos e, após seleção, restaram 23 publicações para análise. Revelou-se que a telemedicina foi utilizada em todos os estudos e as tecnologias de apoio à consulta remotas incluíam dispositivos de monitoramento de glicose contínuo, software de análise de dados de glicose, sistemas de aplicação de insulina, aplicativos, aparelhos de comunicação áudio e/ou voz, que facilitaram o acompanhamento e o gerenciamento remoto do diabetes mellitus.

Conclusão:

Telessaúde, tecnologias de monitoramento, sistemas de aplicação de insulina e aparelhos de comunicação foram ferramentas utilizadas para o acompanhamento dos pacientes com diabetes durante a pandemia.

DESCRITORES
Tecnologia; Tecnologia Educacional; Aplicativos Móveis; Infecções por Coronavírus; Síndrome Respiratória Aguda Grave; Diabetes Mellitus

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br