Acessibilidade / Reportar erro

Contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem: triangulação de significados atribuídos por docentes* * Extraído da dissertação: “História de vida de docentes do curso técnico de enfermagem”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Piauí, 2020.

RESUMO

Objetivo:

Desvelar e discutir os significados atribuídos por docentes à relação entre professor e aluno no contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem.

Método:

Pesquisa qualitativa, apoiada na teoria representacional do significado, realizada com nove enfermeiros docentes do curso técnico em enfermagem de um colégio técnico vinculado a uma universidade federal da região nordeste do Brasil.

Resultados:

Foram desvelados os significados: perfil dos alunos; falta de preparo e de recursos financeiros; queda do rendimento e até interrupção da formação; desinteresse e resistência dos alunos; suporte acadêmico e estrutura qualificada; oportunidade de bolsas de auxílio; dedicação e olhar holístico dos docentes; respeito, ética e interatividade; preocupação com o aprendizado e desempenho do estudante, e grupo heterogêneo.

Conclusão:

Dificuldades sociais, financeiras e o desinteresse estudantil são as limitações que mais dificultam a efetividade do ensino. Por outro lado, o olhar holístico, a dedicação, o apoio dos docentes e a disponibilidade de recursos e suporte acadêmico são as principais características multidimensionais da vivência nesse cenário.

DESCRITORES
Educação em Enfermagem; Docentes de Enfermagem; Técnicos de Enfermagem; Apoio Social; Estudantes de Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br