Acessibilidade / Reportar erro

Aplicativos móveis como estratégia de apoio a pais no cuidado ao recém-nascido: revisão de escopo* * Extraído da tese de doutorado, com título provisório (ainda não defendida): “Desenvolvimento e validação de aplicativo para pais de recém-nascidos: cuidado, orientação e prevenção de infecção respiratória”. Universidade Estadual de Londrina, 2023.

RESUMO

Objetivo:

Mapear e descrever estudos disponíveis na literatura acerca dos aplicativos móveis para apoio aos pais no cuidado ao recém-nascido e dados de aplicativos acessíveis em lojas online.

Método:

trata-se de uma scoping review seguindo as orientações do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews. As buscas foram realizadas em bases de dados e portais de teses e dissertações, em setembro de 2021, e foram incluídos artigos, teses e dissertações. Realizou-se uma busca independente, nas lojas online de aplicativos nos sistemas operacionais Android e iOS, em outubro e dezembro de 2021, e selecionados aplicativos com conteúdo de apoio aos pais de recém-nascidos.

Resultados:

Foram identificados 5238 estudos e 757 aplicativos, e desses, compuseram a amostra 16 e 150, respectivamente. Os temas discutidos nos estudos foram: cuidados, amamentação, febre, identificação de doenças neonatais, crescimento e desenvolvimento infantil. Nos aplicativos, os temas encontrados foram: cuidados, amamentação, crescimento, imunização, desenvolvimento, sono, dicas e orientações.

Conclusão:

Os aplicativos são importantes ferramentas de apoio aos pais, pois são um meio inovador, além de estarem acessíveis a grande parte da população.

DESCRITORES
Recém-nascido; Aplicativos móveis; Pais; Acesso à informação; Smartphone

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br